Skip to content

10 Bizarrices Holandesas

03/07/2015

bz_holanda Ana Fonseca – Holanda

1) Mergulho de biquíni e sunga no mar gelado de Scheveningen durante o Ano Novo (Nieuwjaarsduik). Milhares e milhares de pessoas participam. Atuamente é um evento patrocinado pelo fabricante de sopas Unox, que sempre elege a garota mais bonita de cada ano. O pessoal vai sorrindo e alegre, correndo mesmo pro mar gelado. Bizarro.

duik nu dot nlduik plazilla dot nlduik unox dot nl

(Via: nufoto.nl, plazilla.nl e unox.nl)

2) Parabenizar o aniversariante bem como todos os presentes na ocasião da festa. Deve-se buscar o aniversariante e dizer olhando para os olhos dele(a): “Gefeliciteerd !” (parabéns) e entregar o presente ou envelope com dinheiro. Caso o aniversariante não esteja presente claro que o convidado começa uma ronda entre outros convidados e familiares dando a mão e dizendo “gefeliciteerd” para cada um. Parece estranho que cada convidado saia parabeninzando cada presente mas procure não ver uma tradução literal do gefeliciteerd como “parabéns” e sim como votos de felicidades.

3) Celebrar os 50 anos de idade como um grande marco na vida. As mulheres são chamadas de “Sarah” quando completam 50 anos. E os homens são chamados de “Abraham”. A frente da casa é decorada de modo bem chamativo com bonecos infláveis gigantes, esculturas ou espantalhos, ou fotos do aniversariante em diversas fases da vida. Zoação bizarra.

           Sarah Sarah en Ab

4) Comer arenque cru (o famoso sushi holandês). Ele é servido limpo e sem cabeça, salpicado de cebolas cruas e às vezes pickles.

5) Leilão Holandês, onde os preços são oferecidos “para baixo” e durante um tempo determinado (alguns segundos). É um leilão muito esperto que obriga o comprador a tomar decisões de oferta de modo muito rápido. Muito utilizado na venda de flores.

6) Pontes que abrem ao meio e as “draaibrugen” (que se abrem pros lados). A Touché já fez um post a respeito, por sinal;

P1000168P1000169P1000171

(Vai abaixar, abaixando, abaixa só mais um pouquinho… abaixou ! Fotos: Ana Fonseca)

7) Os controversos Sinterklaas & o Pedro Negro. As três fotos abaixo são minhas.

BZ Zwarte Piet SinterklaasBZ Zwarte pietBZ sinterklaas e zwarte piet

8) Agendar data e horário para quase tudo (een afspraak maken), desde para encontrar amigos ou para sair com aquele alguém especial que você não pode mais esperar para finalmente ter o primeiro encontro. Vai que o tamanquinho do seu sonho de consumo não tenha mais um tempo vago no próximo fim-de-semana… nem no outro… mas só daqui a dois meses. É de tirar o tesão de qualquer um, não? Planejamento: 10, espontaneidade: 0.

9) Gedoog beleid/politiek. É a atitude de “fechar um olho”para pequenas transgressões. Muitas coisas que são proibidas por lei na Holanda são toleradas, desde que fiquem dentro de uma margem de bom senso. Por exemplo: um cidadão que decida plantar flores num canteiro público não necessariamente sofrerá repreensão da lei. Só não dá para ir começar uma horta para consumo pessoal, infelizmente.

10)  Drop, uma bala escura e muito temperada, com gosto de remédio. Tem em vários formatos. No vídeo abaixo, você pode ver a reação de alguém que prova um drop holandês. O drop pode ser “zoet” (doce) ou “zout” (salgado) e em inglês se chama “liquorice”. Bizarroooo!

*Ana Fonseca vive desde 1999 abaixo do nível do mar. Mini bio aqui. Fotos dela e de outros autores do BZ no Instagram: @blogbrasilcomz  Twitter: @AnnaGFH

10 Comentários leave one →
  1. J. Eduardo Caamaño permalink
    03/07/2015 9:52

    Gostei da comemoração de cinquenta anos. Vou adota-la !

  2. 03/07/2015 10:04

    oi Ana,

    só de pensar no frio desta água já me dá arrepios! realmente, cultura também cola na pele… literalmente. Estas pessoas tem outro sentido vivencial para a palavra ‘frio’!

    e se plantar flores num canteiro público significa transgredir a lei…que haja muitos transgressores floristas no mundo! mas, claro, o sentido do ‘bem público’ sempre precisa ser respeitado, como você ressaltou.

    sempre aprendemos, que bom.
    abraço,

    • 03/07/2015 18:50

      Eles não devem entrar no mar à frio e à seco. Devem encher a cara de cerveja, jenever e salsichão.

  3. André Fernandes permalink
    03/07/2015 18:38

    me fez lembrar do drop, tem gosto de remédio mesmo!

    • 03/07/2015 18:51

      Acho que o licorice é apreciado também em outros países (Alemanha ? Países escandinavos ?) Tem gosto de coentro misturado com plástico. Salgado-doce-amargo-azedo.

  4. 06/07/2015 17:54

    Me lembrou o tempo de criança no interior de Minas.Esperávamos( minha família) ao regresso do amigo \Sr Dick e sua esposa D. Josefina (aportuguesado).Uma vez por ano ao regressarem da Holanda ,onde iam de férias traziam esses drop`s que agradecíamos mas na verdade não gostávamos.Então esses eu conheço e confesso que não gosto.

  5. Arlete Dotta permalink
    07/07/2015 8:55

    Os itens 1 e 2 sâo mto bizarros. Aqui tem algo parecido em um lago perto de casa que se chama “Blaueierschwimmen” (Nado dos ovos azuis) que é realizado na segunda-feira de Páscoa. Mesmo sendo já em abril a água é hipergelada, mas em janeiro acho piração total, deve ser de matar um sulamericano.
    7) Aqui quem acompanha o Papai Noel (Sami Klaus) é o Schmutzli (Sujinho) também conhecido na Alemanha como “Knecht Ruprecht”. A diferença é que ele não é negro, mas todo sujo e carrega um saco com cinzas para bater nas crianças que fizeram travessuras durante o ano. Já o Sami Klaus distribui mexerica (uma coisa que todo suíço adora), amendoim e chocolate pra quem foi bonzinho. Na essência não me parece muito diferente do que vc citou. Muito legal as pessoas estarem se sensibilizando a respeito do tema.
    8) Os suíços também agendam horário pra tuuuudo nessa vida.

  6. W. Anderson permalink
    23/10/2015 17:02

    Adorei a parte do agendamento. Mas, como todo bom brasileiro, deixaria sempre a preferência de cancelar por algo mais interessante e, se for um encontro com aquela gatinha que tanto queria sair…., adeus agendamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: