México não é um país tão “queridinho” pelos turistas. E não vou criticar isso porque eu fazia parte da grande maioria que só tinha ouvido falar em Cancun e em Acapulco ( esse último pelo famoso episódio das férias da turma do Chaves em um hotel de lá…).

Mas depois de 1 ano e 7 meses vivendo em terras dos astecas e maias, já posso enxergar muito além disso, e aqui, vou listar 5 motivos pelos quais vocês poderão dar uma chance a esse país tão rico em atrações pra todos os gostos.

Vamos lá?

1 – A ALEGRIA do povo mexicano, aliado a simpatia, conquista a gente de cara. São festeiros, hospitaleiros, e tem aquele famoso calor humano que tanto buscamos! Não foi a toa que dia desses, os mexicanos ganharam a posição de “povo mais feliz do mundo!”. Tudo aqui é motivo pra festas, seja por motivos históricos, seja por ser a primeira comunhão de alguém da família. E se você conseguir a confiança total deles, está feito. Terá uma daquelas amizades sinceras mesmo. É o povo mais solícito que eu já conheci!

DSC06574

2 – A GASTRONOMIA mexicana é digna de todos os prêmios que recebe. Em 16 de novembro de 2010 ,foi reconhecida como “Patrimonio Inmaterial de la Humanidad por la Unesco”. A cozinha foi influenciada por diversos países como Espanha, África, Oriente Médio e Asiática. A comida mexicana representa também a cultura desse país, seus pratos típicos tem história, e são muuuitos, com suas texturas, cores, sabores, que fazem do país uma meca da gastronomia internacional. Além de que a quantidade de restaurantezinhos pitorescos é infinita.

10408918_10205937293769924_5279676173719481235_n

Enchiladas.

DSC08730

Restaurante Los Dorados.

3 – A DIVERSIDADE DE PAISAGENS: Não se limitem a Cancun!!! Procurem outros lugares…. Há tantas praias maravilhosas…O azul de Cancun é maravilhosamente lindo! Mas aqui tem mais! É um país cheio de riquezas, de praias, bosques, vulcões, neve, sol, …. Um infinito leque de opções. Os 10 lugares mais visitados do ano passado foram:

Lugares:

LUGAR 10: CHICHEN ITZÁ

LUGAR 9: TEOTIHUACÁN

LUGAR 8: ESTADIO AZTECA

LUGAR 7: ACUARIO INBURSA

LUGAR 6: ZOOLÓGICO DE GUADALAJARA

LUGAR 5: AUDITORIO NACIONAL

LUGAR 4: ZÓCALO DE LA CIUDAD DE MÉXICO

LUGAR 3: PARQUE FUNDIDORA MONTERREY

LUGAR 2: XCARET MÉXICO

LUGAR 1: CENTRO HISTÓRICO DE LA CIUDAD DE MÉXICO

DSC08698

Zacatecas

DSC09214

Nuevo Vallarta

4 – A CULTURA mexicana é linda, rica… E aqui eles tem orgulho dela. São infinidades de museus incríveis pelo país (lembrando que a Cidade do México é a Cidade com maior número de museus do mundo…dentre eles o de Antropologia, que ganhou o prêmio de 2. Melhor do mundo ano passado, perdendo apenas para um de Chicago…). O passado se faz muito presente através dos próprios mexicanos, que fazem questão de manter viva, sua raiz. O governo também incentiva muito o acesso a isso! São cursos super acessíveis , “talleres”, aulas gratuitas nos próprios museus.

DSC06898

Murais de Rivera no Palácio Nacional da Cidade do México.

DSC07209

Museu Nacional de Antropologia – Pedra do Sol.

5 – CORES. Não tenho dúvida alguma. Tudo isso que citei anteriormente é emoldurado pelas cores tão intensas desse país e que conquistam a gente . É o lugar mais colorido que já vi da vida. O “azul Frida Kahlo”, junto as flores que aqui são tão presentes, pintam pra mim essa paisagem! Artesanatos lindíssimos, todos ali, oferecidos por povos indígenas, nada de China, HECHO EN MÉXICO mesmo. Mesmo que você tenha seu lado nude, vai se render a essa paleta de cores tão encantadora.

DSC08794

Árvore da Vida – San Miguel de Allende

DSC08900

San Miguel de Allende.

E não pensem que é só isso. Essa são apenas algumas razões, pra vocês darem uma chance a esse País, que conquistou minha alma!

Saludos desde México.