Skip to content

Casamento arranjado na Índia – como funciona?

23/07/2015

bz_india

Juliana Paula – Índia

– “Casamento arranjado? Como assim? Isso é coisa da época da minha bisavó!”- devem estar pensando nossos leitores. No ocidente, talvez, mas aqui no oriente, esta práticatica ainda é muito comum e (pasmem!) preferida pela maioria dos jovens.

Aqui na Ìndia, por exemplo, uma pesquisa feita recentemente pelo canal jornalístico India Today, revelou o que já sabíamos: 75% dos indianos preferem esta prática quando o assunto é juntar as escovas de dentes.

Muitos amigos do Brasil me perguntam como é que funciona este lance de casamento arranjado. E, é isto que eu vou explicar para vocês neste post!

Abordando uma outra família 

wecametopropose

Está prática, ainda é a mais comum. A opinião das famílias tem um peso enorme no casamento e, geralmente, são eles que escolhem uma pretendente para o rapaz quando acham que ele já está em uma idade adequada para casar. No geral (pelo menos na minha família), eles escolhem uma moça e levam a proposta até a família. Nesta proposta, há diversas coisas a serem discutidas. Primeiramente, não se discute a casta ou religião, porque as famílias só procuram casar seus filhos com pessoas da mesma casta e religião. Então, o que discutem? O currículo da moça, os bens da família, o quanto a família vai pagar de dote pela menina. Sim, você leu certo: DOTE. Esta prática, muio criticada, ainda é amplamente praticada aqui na Índia. Ah, sim! E não podemos esquecer de algo muito importante: o mapa astrológico dos noivos. Os indianos são muito superticiosos e acreditam que os signos de ambos devem combinar e que a data do casamento deve ser marcada também, baseada na posição das estrelas, etc. Se tudo bater, pronto! O casório está marcado!

Anúncios em jornais

matrimonials

Uma das coisas que mais me chamou a atenção quando cheguei na Índia foi o fato de ter classificados para casamento. Sim. Anúncios nos quais os pais descrevem as diversas qualidades de seus filhotes e do tipo de pretendente querem para eles. Vejam alguns exemplos:

bride bride2

No jornal, o mais interessante é que você pode escolher o seu noivo(a) pela casta, religião, grupo étnico, profissão, cargo, documento(se tem passaporte americano ou canadense, etc). E, tem também a seção de divorciados e a dos que abominam as castas. Para o estrangeiro, uma leitura, no mínimo, interessante!

Sites de casamento

bharat

A cada dia surge mais um no mercado. Na TV, eles também são anunciados sem nenhuma reserva. Outro dia no trem, vi uma menina muçulmana do meu lado acessando um site de casamento bem famoso, só que apenas para muçulmanos e logo depois ligando para a mãe dela, dizendo que tinha achado alguém interessante e que ia mandar o perfil para o celular da mãe. Super moderna, não ?

asrological

Casamento por amor

f297621fc1e26c010b2483a3873e247b

O casamento por amor, é o tipo mais raro de casamento que já vi aqui na Índia. Conheço raríssimos casos e, que claro, começaram quase com uma tragédia, como um primo nosso e sua noiva, que foram jurados de morte pelo pai e irmão da noiva e acabaram fugindo da cidade. A família da moça queria que ela se casasse com outro, mais rico. Ela nao quis e hoje, ela não tem nenhuma relação com a família. Conheço claro, casais de indianos e estrangeiras e, a maioria, claro, se apaixonou ou aqui na Índia, ou no exterior. Em quase todos os casos houve desaprovação das famílias indianas. O casamento por amor é mais raro até do que eu mesma imaginava antes de vir à Índia. Porém, ao chegar aqui, a pergunta que mais me faziam era: – “Voce é casada? Foi por amor? “Quando dizia que sim, os olhos deles brilhavam de curiosidade, como se estivessem assisstindo a um filme de Bollywood!

kuchkuch

Concluindo, o casamento arranjado ainda é algo que choca o ocidente, mas é motivo de grande orgulho para os indianos, já que eles dizem que aqui não temos tantos divórcios como no ocidente, uma vez que quando as pessoas se casam, elas estão em sua mais completa “sanidade mental”, sem “paixonites” e sabendo que terão que enfrentar as lutas da vida juntas, até que a morte os separe. Realmente o modo como os indianos encaram o casamento, como um dever de todo cidadão, é no mínimo, curioso, mas não deixa de ter seu lado positivo, também.

Os adolescentes e jovens indianos mais moderninhos, até sonham com um relacionamento nos moldes como eles vêem nos filmes, mas sabem que ainda hoje é uma grande luta do seu próprio querer contra a tradição e a vontade da família. E no final, querendo ou não, é a vontade da família que sempre fala mais alto.

Um abraço e até a próxima!

Juliana Paula mora na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui.

18 Comentários leave one →
  1. André Fernandes permalink
    23/07/2015 12:26

    Eles estão muito acostumados com o casamento arranjado a ponto de nem saberem dar um approach para um relacionamento, se não for a família para escolher, até um beijinho rola em 5 minutos indianos (que pode significar uma eternidade ou nunca)….Por não haver abertura para falar de relacionamento, sexo e pelos tabus no contato entre homens e mulheres, muitos chegam à idade adulta como crianções.

    De tão apegados à família, não é de esperar que muitos tenham a coragem de ir contra, é algo muito traumático para eles.

    Sobre sanidade mental, é outro tabu… Homens estrangeiros costumam ser assediados por mulheres casadas por falta de atenção…Nenhum julgamento, claro, como há tantos tabus, coisas simples se tornam sujeira debaixo do tapete com facilidade

  2. André Fernandes permalink
    23/07/2015 12:51

    Outro ponto que me chamou a atenção foi que na empresa onde trabalhava, alguns colegas tiravam fotos bem arrumados na frente da empresa ou num carro para mostrar algo como “hey, estou empregado, sou sério…” e tratavam as fotos no photoshop para postar em algum site de casamento.

    Achava estranho tirar as fotos e botar no photoshop, até que um dia o chefe chegou e perguntou a um deles: “ah, se preparando para o matrimônio?” Coisas que veem na Índia!

    • 23/07/2015 12:57

      Oi, Andre!Obrigada pelos comentarios! Exatamente como voce disse! Eles estao tao acostumados com a ideia do casamento arranjado que nao sabem como agir caso nao fosse assim. Sim..sem contar que eles tambem acham que casar contra a vontade dos pais vai trazer maldicao pro casamento e tal. Em relacao as fotos e selfies…sim!!Eles amam fazer isso! Realmente mostrar que tem um trabalho em uma empresa dah um status muito grande e serve para “contar pontos” na hora de “discutir” o casamento com a familia da noiva. Ai….coisas da India, ne???

  3. 23/07/2015 19:15

    Parabéns pelo post, muito bem escrito e informativo. Novamente os olhos dos brasileiros se voltam para a Índia com a reprise da novela Caminho das Índias….

    • 24/07/2015 1:57

      Obrigada pelo comentario, Jorge!Sim, eh verdade!Agora, com a reprise da novela, teremos mais e mais noticias na India!

  4. 24/07/2015 17:17

    oi Juliana (ou você prefere Banjara?)

    puxa…cultura é algo muito especial mesmo! a gente precisa aprender a aceitar mais e julgar menos, né?

    de qualquer forma, uma coisa eu sei de mim: eu não ia dar certo na Índia!
    parabéns pelo post:

    • 25/07/2015 1:28

      Oi, Touche! Pode me chamar de Juliana mesmo. Banjara eh so o nome do meu blog. Hehehee…Sim… a coisa do casamento aqui eh bem complicada mesmo. Ainda nao temos filhos, mas ja discutimos a respeito e nao queremos o tal do casamento arranjado e muito menos o dote para eles. Beijos

      • 25/07/2015 6:55

        oi Juliana, me diga: e tem como vocês resolverem isso sem criar problemas familiares e sociais?

        olha, eu não sei bem se esta questão é ‘complicada’, visto que a sociedade aceita sem conflitos. Na verdade, acho que o ‘complicado’ vem do fato de que nossos hábitos e tradições são tão diferentes. Creio que a dificuldade existe a partir de nossa percepção e valores, entende?

        posso bem imaginar que para você e teu marido, que vivem entre duas culturas tão diversas, assimilar valores assim deve ser mesmo muito difícil. Nem sempre se pode ‘compromise’. Desejo que você encontre sempre a melhor forma de viver em paz. Anywhere.

        bise

      • 25/07/2015 11:31

        OI, Touche!!Obrigada pelo comentario. Bem, nao creio que optar por um casamento nao arranjado e renegar o dote causariam algum problema na minha familia, ja que eles tambem sao contra o dote. Bom..a coisa so vai complicar se meus filhos preferirem um casamento arranjado nos mais perfeitos moldes indianos. Hehheee…Um abraco!

  5. Andressa permalink
    24/02/2016 0:05

    Amei o post, sou fascinada pela Índia e sua rica cultura.

    • 24/02/2016 13:17

      Oi, Andressa!!Sim…entendo a razao do seu fascinio. A India eh mesmo bela e cheia de diversidade cultural. Eu tambem gosto muito!! Fique de olho no blog, pois esta semana teremos mais India por aqui!!Um abraco!

  6. rodrigo permalink
    28/02/2016 17:11

    sou neto de indianos e moro no brasil e sigo as tradiçoes. e procuro um casamento indiano.

    • 29/02/2016 18:27

      Que interessante, Rodrigo! Espero que voce encontre uma pessoa que tambem valorize as tradicoes, assim como voce. Um abraco.

    • Eliane Oliveira permalink
      04/12/2016 18:18

      Por favor gostaria de mais informações sobre a Índia. Eliane

  7. Meiryene permalink
    24/08/2016 17:15

    Interessante saber das diferenças !!
    Estou aprensentando um trabalho teatral sobre a Índia, e esta sendo de muita valia esses posts.

    Fiquei muito curiosa pra saber do Rodrigo comentários de como o indiano enxerga e se adapta ao Brasil.

    Acho que as duas perspectivas podem ser enriquecedoras.

  8. Priscila permalink
    22/09/2016 1:00

    Nossa eu achava que fosse coisa de novela, até conhecer um……😢 Não pensei mesmo que isso era real.. agora ele vai se casar, de acordo com a família, fiquei triste eles realmente não se casam com estrangeiros até tentamos uma aproximação mais foi impossível aquela estória da Duda e do Raj e vdd, minha estória

    • 22/09/2016 14:52

      Sim, Priscilla…Lamento que tenha sido assim, mas talvez tenha sido ate melhor, pois entrar para uma familia que nao te aceita, ainda mais indiana, seria muita dor de cabeca para voces! Um abraco e fique firme!

  9. Jucyane Alves permalink
    24/02/2017 13:46

    Interessante a matéria, não conheço nada do universo Indiano, o fato é que a cerca de 2 meses venho me corresponde com um jovem indiano, bem mais novo que eu. Essa matéria de casamento arrumado me faz entender um pouco porque ele enfatiza o desejo do casamento comigo e porque diz tanto que me ama. Não levo nada a sério, como eu uma ocidental entenderia costumes tão diferentes. Esse jovem é muito romântico, até me espanto, já que se é um.brasileiro só quer levar a conversa para o âmbito sexual e esse jovem só mensagens de romântico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: