Chegando na Itália, uma das maiores preocupações é conseugir um trabalho. A corrida por emprego é uma luta diária em um país em crise, ainda mais sendo um imigrante. Mas é possível.

Um jeito de começar é através dos centros de emprego. Cada comuna tem o seu. Cada centro tem seu site onde dá para procurar endereços e assim saber horário de atendimento.

Assista e Ouça Nosso Podcast >> Como Se Preparar Para Procurar Emprego <<

Normalmente o centro de emprego conta com uma assistente social, esta que orienta, ajuda na elaboração do currículo, etc.

É necessário levar a carteira de identidade e permesso di soggiorno para a inscrição.

Inicialmente umi migrante não pode ter muito “poder de escolha”, tem que estar aberto para a oportunidade que vier. E uma coisa eu digo: sem falar italiano bem o serviço é: limpeza, faxina. Vale sempre a experiência e aqui, todo serviço é valorizado e não tem essa de ter vergonha de se fazer um tipo de trabalho. Para muitos empregos há a necessidade também do inglês, principalmente em indústria assim como também em bares e restaurantes em cidades turísticas.

Resumindo, não é fácil quando não se tem qualificação, nem experiência, mas é assim também no Brasil não é mesmo? Se não fala a língua direito, não legalizou os estudos, vai trabalhar do que lá?

O site dos centros de emprego tem um banco de trabalho, onde é possível procurar a vaga pela comuna e se candidatar.

Outro modo é pelas clássicas agências de emprego. A maioria exige cadastro online, mas vale a pena ir pessoalmente depois para consultar vagas específicas de uma região ou só mesmo pra mostrar interesse e passar uma confiança pro selecionador.

emprego na italia blog brasil com z @blogbrasilcomz

Cero Lavoro (Estou Procurando um Emprego)

Algumas agências conhecidas:

Adecco

Obiettivo lavoro

Quanta

Start People

Open Job

Gi Group

 

Neste site é possível procurar agências de emprego por cidade, mas a lista não é completa.

E outra, agências de emprego também não fazem milagre. É preciso “ficar em cima”, e também procurar outras alternativas como através de conhecidos, entregar currículo diretamente na empresa ou loja, etc.

É importante também ter um bom currículo no formato europeu oficial. Ressantando qualidades e experiências de acordo com o perfil da vaga no qual será entregue o currículo. Quer saber como montar um currículo no modelo europeu? No site do Cerco Lavoro tem o modelo, a explicação e muito mais sobre como procurar emprego!

In bocca al lupo!!