Skip to content

Café da manhã no Egito

14/08/2015

bz_colaborador

 Já vimos os costumes no café-da-manhã na Europa, México e agora vamos conhecer como é o desjejum no Egito pelo nosso autor André Fernandes.

Em muitos dos países onde estive até agora (vivi em 3 e desbravei 11), os cafés da manhã não são tão diferentes do que se vê no Brasil, costuma ser encarado como apenas a primeira refeição do dia para descontrair o estômago e entrar no ritmo do dia. Abaixo, apresento aspectos que me chamaram atenção no Egito.

Egito

Nas ruas, muitos egípcios comem pela manhã – assim como em outras partes do dia – o foul: uma mistura de “sheme“, que é exatamente igual ao pão sírio, com feijão, azeite e salada. É uma comida ideal para matar a fome pela manhã. Da mesma forma, iguarias como a tammeya (que é como se chama a falafel no Egito) são consumidas.

Outra coisa comum pelas manhãs no Egito, em caso de tempo disponível, é tomar um chá ou um café turco num café ou numa ahwa, que é um local restrito a homens. E também fumar uma shisha (que eu adoro!), o narguilé que chamamos no Brasil.

egito foul

Foul: sheme, feijão e salada. Imagem retirada do Wikipedia

Ahwa em Cairo, Egito

Ahwa, um boteco no estilo egípcio dominado por homens, sem álcool, com chá, café e shisha. O pessoal fumando shisha logo de manhã.

*André Fernandes, nascido em Santa Catarina para ser um nômade pelo mundo. Voltou ao Brasil e já está pensando nas próximas aventuras! Saiba mais sobre ele clicando aqui.

5 Comentários leave one →
  1. 18/08/2015 9:11

    André, voce chegou a ter a oportunidade de ver os que as pessoas comem em casa no Egito ? As vezes pode ser muito diferente da “street- food”….

    • André Fernandes permalink
      18/08/2015 12:17

      Oi Ana, tive a chance de tomar café e outras refeições na casa de um amigo local. Não foi tão diferente, foi um chá, sanduíche e biscoitos.
      É algo que depende muito da classe social, pois cada classe tem sua cultura e estilo de vida, as classes mais altas costumam adotar um estilo de vida ocidental no clássico complexo de colonizado.

      • 19/08/2015 8:08

        As altas classes egípcias devem comer croissant & cappuccino pela manhã, néam ? 😉

      • André Fernandes permalink
        19/08/2015 13:28

        Sim, é bem nessa de croissant e cappuccino, ou qualquer coisa parecida. Eles não costumam comer as comidas populares no Egito, como koshary.

        E fora de casa, lugares como Starbucks e McDonald’s são sinônimo de status ou qualquer porcaria com nome francês e italiano, a preços que muitos locais nem poderiam pagar

Trackbacks

  1. O Café-da-manhã na Costa Rica | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: