bz_colaborador

 Já vimos os costumes no café-da-manhã na Europa, México e agora vamos conhecer como é o desjejum no Egito pelo nosso autor André Fernandes.

Em muitos dos países onde estive até agora (vivi em 3 e desbravei 11), os cafés da manhã não são tão diferentes do que se vê no Brasil, costuma ser encarado como apenas a primeira refeição do dia para descontrair o estômago e entrar no ritmo do dia. Abaixo, apresento aspectos que me chamaram atenção no Egito.

Egito

Nas ruas, muitos egípcios comem pela manhã – assim como em outras partes do dia – o foul: uma mistura de “sheme“, que é exatamente igual ao pão sírio, com feijão, azeite e salada. É uma comida ideal para matar a fome pela manhã. Da mesma forma, iguarias como a tammeya (que é como se chama a falafel no Egito) são consumidas.

Outra coisa comum pelas manhãs no Egito, em caso de tempo disponível, é tomar um chá ou um café turco num café ou numa ahwa, que é um local restrito a homens. E também fumar uma shisha (que eu adoro!), o narguilé que chamamos no Brasil.

egito foul

Foul: sheme, feijão e salada. Imagem retirada do Wikipedia

Ahwa em Cairo, Egito

Ahwa, um boteco no estilo egípcio dominado por homens, sem álcool, com chá, café e shisha. O pessoal fumando shisha logo de manhã.

*André Fernandes, nascido em Santa Catarina para ser um nômade pelo mundo. Voltou ao Brasil e já está pensando nas próximas aventuras! Saiba mais sobre ele clicando aqui.