Holanda

SAIL Amsterdam: Emocionante, Gratuito E Imperdível!

De hoje até domingo (19 – 23 de agosto) temos novamente o maior evento náutico do mundo: a SAIL Amsterdam. A cada cinco anos a cidade mais importante da Holanda recebe milhares de barcos e navios. E todos são bem vindos nas águas do mar interior Het Ij: desde os menores barquinhos, passando pelos barcos históricos, réplicas de navios famosos da época colonial europeia, barcos da marinha holandesa, até os “tall ships”.

 Foto acima e embaixo: via https://www.sail.nl

Os números do SAIL Amsterdam impressionam: são quase dois milhões de visitantes, centenas de barcos da marinha, 31 tall ships de varios continentes, 75 barquinhos “alternativos”…. Um total de estimados 600 barcos que entram nas águas do Ij.

Foto via depositphotos.com

Santa Maria Manuela, tall ship de Portugal.

Foto: via Fifteen.nl

Acima, o maior orgulho da organização do evento SAIL Amsterdam: Nao Victoria, uma réplica do navio impressionante que Fernão de Magalhães utilizou para dar a primeira volta ao mundo, em busca da “Ilha das Especiarias”(as atuais Molukkas, na Indonésia). 

E porque holandês é maluco por água e adora zoar, os barcos “alternativos” também têm seu espaço e participam de uma competição ferrenha com prêmios a serem muito disputados nas categorias “mais original “, “com mais azar” e “o  mais sustentável”.

Foto via: dagboekvaneenfotogek.nl

Foto via: 925.nl 

 Foto via: nufoto.nl

Foto: Ana Fonseca, arquivo pessoal. Esse participante aí de cima já é figura folclórica em Amsterdam, e toca um instrumento enquanto rodopia pelas águas. 

Fazendo referencia a Era de Ouro do passado maritimo holandês, o tema de 2015 é:  “De um passado de ouro a um futuro dourado”. E glorioso é algo que com certeza pode descrever o evento, que se torna cada vez maior a cada edição.  Muitos restaurantes participam com menus especiais durante os dias do SAIL, com opções mais restritas e preços mais acessíveis (como e o caso do Fifteen, do Jamie Oliver).

Acima e abaixo: atividades gratuitas para crianças durante a Sail 2010, fotos Ana Fonseca

Há muitas atividades para crianças organizadas pelos navios (especialmente o tall ship da Suécia, o Gotheburg) e pela marinha holandesa, concertos e  shows de música.

Colírio sueco. Abaixo, o Gotheburg. Fotos Ana Fonseca.

Sobretudo, muita comida de rua (e de qualidade) para todos os bolsos. Queijinhos holandeses, croquetes, sanduiches, churrasquinho, panquecas, comida indonésia… Tudo pode ser aquirido nas ruas mesmo, e tudo de ótima procedência. Tambem é um evento com estrutura: bem policiado, com fartura de caçambas de lixo e os paramédicos estão de prontidão.

A área de Amsterdam Norte (separada de Amsterdam pelas águas do IJ) é uma área muito vasta e que tem se tornado “hype”nos últimos anos e portanto deve obrigatoriamente ser visitada durante o SAIL. Para mais detalhes sobre a programação visite o site oficial do evento.

E como se não bastasse, na chuvosa Holanda de quarta até domingo as temperaturas aumentam até 27°C !!!

Abaixo, um filminho oficial sobre o evento: