Skip to content

SAIL Amsterdam: Emocionante, gratuito e imperdivel !

19/08/2015

bz_holanda Ana Fonseca – Holanda

De hoje até domingo (19 – 23 de agosto) temos novamente o maior evento náutico do mundo: a SAIL Amsterdam. A cada cinco anos a cidade mais importante da Holanda recebe milhares de barcos e navios. E todos são bem vindos nas águas do mar interior Het Ij: desde os menores barquinhos, passando pelos barcos históricos, réplicas de navios famosos da época colonial europeia, barcos da marinha holandesa, até os “tall ships”.

matrozen

 Foto acima e embaixo: via http://www.sail.nl

sail panorama

Os números do SAIL Amsterdam impressionam: são quase dois milhões de visitantes, centenas de barcos da marinha, 31 tall ships de varios continentes, 75 barquinhos “alternativos”…. Um total de estimados 600 barcos que entram nas águas do Ij.

AMSTERDAM, AUGUST 19, 2010: Parade of boats at Sail 2010 in Amsterdam, Holland on august 19, 2010

Foto via depositphotos.com

SANYO DIGITAL CAMERA

Santa Maria Manuela, tall ship de Portugal.

sail jamie

Foto: via Fifteen.nl

nao

Acima, o maior orgulho da organização do evento SAIL Amsterdam: Nao Victoria, uma réplica do navio impressionante que Fernão de Magalhães utilizou para dar a primeira volta ao mundo, em busca da “Ilha das Especiarias”(as atuais Molukkas, na Indonésia). 

E porque holandês é maluco por água e adora zoar, os barcos “alternativos” também têm seu espaço e participam de uma competição ferrenha com prêmios a serem muito disputados nas categorias “mais original “, “com mais azar” e “o  mais sustentável”.

piere

Foto via: dagboekvaneenfotogek.nl

925

Foto via: 925.nl 
nufoto

 Foto via: nufoto.nl

BZ Notendop

Foto: Ana Fonseca, arquivo pessoal. Esse participante aí de cima já é figura folclórica em Amsterdam, e toca um instrumento enquanto rodopia pelas águas. 

Fazendo referencia a Era de Ouro do passado maritimo holandês, o tema de 2015 é:  “De um passado de ouro a um futuro dourado”. E glorioso é algo que com certeza pode descrever o evento, que se torna cada vez maior a cada edição.  Muitos restaurantes participam com menus especiais durante os dias do SAIL, com opções mais restritas e preços mais acessíveis (como e o caso do Fifteen, do Jamie Oliver).

Sail Kids1

Acima e abaixo: atividades gratuitas para crianças durante a Sail 2010, fotos Ana Fonseca

Sail kids2

Há muitas atividades para crianças organizadas pelos navios (especialmente o tall ship da Suécia, o Gotheburg) e pela marinha holandesa, concertos e  shows de música.

Sail Brad

Colírio sueco. Abaixo, o Gotheburg. Fotos Ana Fonseca.

Sail Gotheburg

Sobretudo, muita comida de rua (e de qualidade) para todos os bolsos. Queijinhos holandeses, croquetes, sanduiches, churrasquinho, panquecas, comida indonésia… Tudo pode ser aquirido nas ruas mesmo, e tudo de ótima procedência. Tambem é um evento com estrutura: bem policiado, com fartura de caçambas de lixo e os paramédicos estão de prontidão.

sail food

A área de Amsterdam Norte (separada de Amsterdam pelas águas do IJ) é uma área muito vasta e que tem se tornado “hype”nos últimos anos e portanto deve obrigatoriamente ser visitada durante o SAIL.  Para mais detalhes sobre a programação visite (em inglês) o site oficial do evento:  https://www.sail.nl/EN-2015

E como se não bastasse, na chuvosa Holanda de quarta até domingo as temperaturas aumentam até 27°C !!!

Abaixo, um filminho oficial sobre o evento:

——

Ana Fonseca vive desde 1999 na Holanda. Veja fotos dela e de outros autores do blog Brasil com Z no Instagram: http://www.instagram.com/blogbrasilcomz 

2 Comentários leave one →
  1. Arlete Dotta permalink
    19/08/2015 13:19

    Que legal! Parece super divertido e interessante.

  2. 20/08/2015 10:16

    oi Ana,

    excelente post, adorei. Pena que não temos como ir a Amsterdam durante estes dias!
    quem sabe em 2016…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: