bz_indiaJuliana Paula – Índia

Atualmente, de férias no Brasil, estou podendo acompanhar um pouco da tão falada novela “Caminho das Índias”, a qual está sendo reprisada. Na novela, apesar de alguns personagens serem bem caricatos, algo fica nítido para o telespectador: Os indianos são supersticiosos.

Nesses dois anos e meio de Índia, já me deparei com algumas situações e gostaria de compartilhar com vocês:

  1. Ouro– Que os indianos amam o ouro, todos sabem. Mas, o que muita gente não sabe é que eles jamais usam um acessório de ouro abaixo da cintura. Você jamais verá uma indiana com uma tornozeleira de ouro, mas sim, de prata. As casadas, por exemplo, usam anéis nos dedos dos pés, mas sempre….de prata! De ouro, jamais, pois eles acreditam que abaixo da cintura é impuro e portanto, usar o ouro nestes locais não traria boa sorte.
    gold
  2. Relógios – Os relógios devem estar sempre funcionando. Eles acreditam que relógios parados trazem atraso para sua vida.
  3. Cortar cabelos– Deve ser sempre feito antes do anoitecer. Isso também serve para unhas e depilação em geral.
    cuthair
  4. O sábado– Sábado não é um dia auspicioso para fechar negócios, sobretudo se tem algum metal envolvido. Comprar carros, por exemplo, e preferível no domingo ou outro dia, mas no sábado é sempre evitado.
  5. Amarrar um cordão preto na cintura das crianças– O cordão é geralmente benzido nos templos e evita o mau-olhado. Aquele lápis de olho que muitos passam nas crianças (Kohl) também tem a mesma função.
  6. Leite– Os indianos adoram leite. Mas, ao ferver o leite, tome muito cuidado para não entorná-lo, pois isso traz muito azar, segundo a crença de muitos deles.
    milk
  7. Varrer a casa- Varrer e limpar a casa não deve ser feito após o anoitecer, pois eles acreditam que é nesta hora que Laxmi, a deusa da prosperidade visita os lares.
    meenak_1423050861

Além dessas, claro, há muitas outras superstições que variam conforme a região e religião de cada um. Se eu acredito e sigo estas coisas? Não, mas é sempre bom saber antes de colocar os pés na Incredible India para não cometer nenhuma gafe!!

Um abraço e até a próxima!

Juliana Paula mora na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui.