Skip to content

A Índia e suas superstições

26/08/2015

bz_indiaJuliana Paula – Índia

Atualmente, de férias no Brasil, estou podendo acompanhar um pouco da tão falada novela “Caminho das Índias”, a qual está sendo reprisada. Na novela, apesar de alguns personagens serem bem caricatos, algo fica nítido para o telespectador: Os indianos são supersticiosos.

Nesses dois anos e meio de Índia, já me deparei com algumas situações e gostaria de compartilhar com vocês:

  1. Ouro– Que os indianos amam o ouro, todos sabem. Mas, o que muita gente não sabe é que eles jamais usam um acessório de ouro abaixo da cintura. Você jamais verá uma indiana com uma tornozeleira de ouro, mas sim, de prata. As casadas, por exemplo, usam anéis nos dedos dos pés, mas sempre….de prata! De ouro, jamais, pois eles acreditam que abaixo da cintura é impuro e portanto, usar o ouro nestes locais não traria boa sorte.
    gold
  2. Relógios – Os relógios devem estar sempre funcionando. Eles acreditam que relógios parados trazem atraso para sua vida.
  3. Cortar cabelos– Deve ser sempre feito antes do anoitecer. Isso também serve para unhas e depilação em geral.
    cuthair
  4. O sábado– Sábado não é um dia auspicioso para fechar negócios, sobretudo se tem algum metal envolvido. Comprar carros, por exemplo, e preferível no domingo ou outro dia, mas no sábado é sempre evitado.
  5. Amarrar um cordão preto na cintura das crianças– O cordão é geralmente benzido nos templos e evita o mau-olhado. Aquele lápis de olho que muitos passam nas crianças (Kohl) também tem a mesma função.
  6. Leite– Os indianos adoram leite. Mas, ao ferver o leite, tome muito cuidado para não entorná-lo, pois isso traz muito azar, segundo a crença de muitos deles.
    milk
  7. Varrer a casa- Varrer e limpar a casa não deve ser feito após o anoitecer, pois eles acreditam que é nesta hora que Laxmi, a deusa da prosperidade visita os lares.
    meenak_1423050861

Além dessas, claro, há muitas outras superstições que variam conforme a região e religião de cada um. Se eu acredito e sigo estas coisas? Não, mas é sempre bom saber antes de colocar os pés na Incredible India para não cometer nenhuma gafe!!

Um abraço e até a próxima!

Juliana Paula mora na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui.

9 Comentários leave one →
  1. Arlete permalink
    26/08/2015 8:35

    Oi Juliana, já tava com saudade dos seus posts. 🙂
    Sobre as superstições: algumas coisas que vc mencionou identifiquei com as crenças brasileiras. Exemplos: minha mãe tb não gosta de relógio parado em casa, conheço muita gente que é totalmente dependente das fases da lua pra cortar o cabelo, muitos tem receio de fechar negócios na sexta-feira 13 e tem uma galera que é meio receosa com o mês de agosto conhecido como “mês do cachorro louco”.
    Sobre a novela: vc acha que os personagens, mesmo sendo caricatos, mostram pelo menos um pouco do que acontece de verdade na ´India?
    Abração

    • 26/08/2015 14:12

      Oi, Arlete!!!Obrigada pelo comentario! Sim…muito boa observacao. Ha muita gente supersticiosa no nosso pais, tambem, ne? Em relacao a novela, eu nao estou acompanhando direto, mas pelo o pouco que vi, ela mostra sim, varios aspectos ainda presentes na cultura indiana, sobretudo no norte da India, onde a novela se passa. Um abraco e em 10 dias estou voltando para a India!!!

  2. 26/08/2015 11:50

    Olá Juliana, é bem verdade que os hindus são bastantes supersticiosos, quando estive na Índia um guia local nos falou destas e de outras superstição. Mas, a que mais me chamou a atenção foi a da vaca, a sorte que acreditam atrair por receber a visita de uma em casa, alimentá-la, tomar o leite ou purificar-se bebendo a sua urina é impressionante. Na zona rural vi umas casas feitas de fezes de vaca e em Delhi, numa das avenidas mais movimentadas, o trânsito parou para que uma pudesse atravessar calmamente a rua. Eu sabia que a vaca era considerada um animal sagrado, mas desconhecia tamanha devoção. E os macacos então? :0 bjs

    • 26/08/2015 14:15

      OI, Edijane!!!Obrigada pelo comentario! Eh verdade…os hindus tem uma devocao enorme pela figura da vaca e um colega meu ainda disse que se ele visse alguem maltratando a vaca, ele mataria tal pessoa! Ainda bem que nunca o convidei para nenhum churrasco! (rs) Dependendo da familia e do deus ao qual eles sao devotos, muitos tambem tem o mesmo sentimento pelos macacos e ate ratos. Quando comecei a reclamar dos ratos que apareciam no antigo predio que eu morava, um vizinho me disse que aquilo ali era sinal de sorte, de que Ganesha poderia estar nos protegendo, ja que os ratos estao proximos a Ganesha, na mitologia hindu. Enfim…a India eh um outro planeta dentro da terra e por isso mesmo ela eh tao interessante!!!Um abraco!

  3. André Fernandes permalink
    26/08/2015 19:44

    lembro do susto que minha landlord levou quando uma vez varria o quarto de noite…
    não sabia da do relógio, mas cá entre nós, pontualidade é algo que não existe na Índia, 5 minutos que podem significar uma eternidade ou nunca

  4. 06/09/2015 23:31

    Gostei muito do texto. Parabéns!! Tudo sobre a Índia me interessa. Poste com mais frequência, por favor. Abraço!

    • 07/09/2015 22:22

      Oi, Jorge!!!Muito obrigada pela visita e pelo comentario!!Sim, minhas ferias acabam hoje e ja tenho muitos posts preparados para as proximas semanas! Um abraco!

  5. Werlanda1 Aparecida Nora permalink
    11/12/2016 7:25

    Adorei. Mas gostaria de saber o significado de um cordão na cintura de jovem indiano (23 anos) se puder mandar no meu e-mail. Obg…

    • 11/12/2016 12:42

      Olá, Werlanda! Tentei achar seu e-mail, mas não encontre aqui no blog. Portanto, vou responder a sua pergunta por aqui: O cordão que muitos jovens indianos usam é para afastar o mau-olhado e a maioria usa desde pequeno.Porém, se o cordão ao qua você se refere for um cordão branco, igual a um barbante, que vem desde o ombro até a cintura, então, se refere ao cordão usado por alguns rapazes da casta brâmine (brahmin). Um abraço e espero que tenha matado sua dúvida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: