Skip to content

Setembro, mês Pátrio Mexicano

03/09/2015

bz_mexico Melissa Lima – México

México é um país de gente muito festeira.

Tudo é motivo de comemoração, desde que mudamos pra cá já fui convidada desde festa ed primeira comunhão, até festa de aposentadoria. Uma das grandes festas reconhecidas mundialmente do país é o Dia de los Muertos (comemorado em novembro.) . Mas antes dela temos uma festa incrível, bonita de se ver, que quando eu conheci, aumentei o amor por esse país.

É a Festa do Grito.

Sim, o grito da Independência do país. Ninguém sabe ao certo o que Miguel Hidalgo gritou ao certo no tal dia, há algumas frases ditas por aí, como essas versões:

Juan Aldama, general Insurgente (1811):

“¡Viva Fernando VII!, ¡viva América!, ¡viva la religión y muera el mal gobierno!”

Manuel Abad y Queipo, obispo (1810):

“¡Viva nuestra madre santísima de Guadalupe!, ¡viva Fernando VII y muera el mal gobierno!”

Lucas Alamán, político e historiador (1840):

“¡Viva la religión!, ¡viva nuestra madre santísima de Guadalupe!, ¡viva Fernando VII!, ¡viva la América y muera el mal gobierno!”

 Fiquei de queixo caído de como o país se veste com as cores da bandeira, de como é enfeitado. Mesmo em época de Copa do Mundo, não tinha nada disso. E os convites começam a chegar, pro “Dia do Grito”. É um evento! Tem festa! Eles se reunem como nas festas de fim de ano! As crianças, nas escolas, tendo intensivões sobre o amor a pátria e a bandeira. E isso é desde o kinder! Criancinhas pequeninicas, marchando, com bandeirinhas, coisinhas mais fofa.

O país de veste de verde, branco e vermelho. As praças principais estão todas enfeitadas, fantasias são vendidas dos heróis da independência. Me deu uma certa vergonhazinha, pois sempre me perguntavam de como comemorávamos a independência do Brasil e eu, dava meu melhor sorriso amarelo (e pensava…. indo pra praia com os amigos!).

Portanto, o mês de setembro, dia 15 do histórico grito ( que é reproduzido pelos governadores em suas cidade e o presidente da República, no Palácio do Governo da Cidade do México – Zócalo) e dia 16 de setembro, é festividade pátria MÁXIMA do México. Além da independência se comemora:

  • A defesa do Castillo de Chapultepec (13 de setembro de 1847).
  • A entrada triunfal no México do exército Trigarante liderado por Iturbide, marcando o fim da Guerra da Independencia (27 de setembro de 1821).
  • O nascimento de José María Moleros y Pavón (30 de setembro de 1765).

Ninguém trabalha, nem a bolsa de valores, em todas as cidade são feitas celebrações cívicas e honras a bandeira. Sempre com desfiles e representações sobre os feitos ocorridos nesse dia. Depois das honras, pratos típicos , danças folclóricas e mariachis.

E foi depois desses dias de festividades que minha admiração pelo amor do mexicano a Pátria e a Bandeira, surgiu!

Besitos a todos. E viva México!

DSC06451 DSC06464 DSC06102 DSC06109 DSC06005 DSC06334

Todas as fotos desse post: arquivo pessoal da própria autora. 

———–

Melissa Lima, 34 anos, mora com a família em San Luis Potosí/MEX desde final de 2013, sem prazo pra voltar pro Brasil (se voltar!). Para saber mais sobre ela clique aqui. Veja fotos da Melissa e dos nossos outros autores no Instagram acessando aqui. Sigam-nos no Facebook para atualizações clicando aqui.  Twitter? Acesse @blogbrasilcomz

2 Comentários leave one →
  1. Junior permalink
    06/09/2015 18:07

    Parece que os Mexicanos são bem mais patriotas que os brasileiros !

  2. 07/09/2015 18:12

    ô Melissa, me desculpe a inguinorança, mas quem é José María Moleros y Pavón? (claro, eu poderia ver na wikipedia, mas com certeza tua explicação vai ser mais gostosa de ler).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: