Skip to content

Trens Verdes Dos Países Baixos

08/09/2015

bz_holandaAna Fonseca – Holanda

A preocupação com questões do meio-ambiente é um item de destaque na Holanda, tanto para os políticos quanto para a população em geral. O país é pequeno e populoso, o solo fino, e o equilíbrio ecológico frágil. Por isso crianças no ensino fundamental já começam a aprender sobre a importância de reciclar, não desperdiçar e não sujar o meio-ambiente. Aprendem isso de forma prática, cuidando por exemplo de hortas que pertencem às escolas (trabalho duro e muito prazeroso – que se come e desfruta no final) ou limpando a escola depois de um evento (Páscoa, show de talentos, etc.).  Está quase no DNA de cada holandês procurar ter um estilo de vida que privilegie sempre que possível o transporte público ou de bicicleta, usar produtos de limpeza menos agressivos, diminuir o uso de pesticidas, comer menos proteína animal…

Eu pessoalmente acho o ar holandês bem agradável (tirando a época de pólen no ar que me dá uma insuportável alergia, rs rs), mas já ouvi muita gente reclamando da “poluição típica da Randstad”. Conversas como: “Fomos de férias à Suíça / Áustria / Croácia e lá sim, o ar era limpo ! A pele do rosto chegava ao fim do dia bem macia e com pouca sujeira. O cabelo cheirava a shampoo durante uma semana. Aqui (na Holanda) é insuportável” etc.. Ou seja: mesmo na limpa Holanda o ar pode e deve ser bem menos poluído. Consenso geral.

E o povo luta mesmo por isso. Debate, assiste programas a respeito, lê e discute. Afinal esse é o país onde o povo processou (e ganhou na Corte de Justiça!) o governo num item de mudança climática. Um grupo de 800 indivíduos num grupo chamado Urgenda Foundation entrou na justiça exigindo que o governo holandês tenha suas emissões de gases em 2020 25% menor do que o atual. (Fonte aqui. )

windmill

Energia eólia, sua linda ! Foto via renewablesourcesenergy.wordpress.com

Nessa onda de pedir e lutar por menos poluição, uma ótima notícia que vem sendo bem badalada ultimamente na imprensa, tanto holandesa como internacional, é o uso de trens (TODOS os tres) verdes até 2018. Isso significa cortar todo o CO2  emitido por trens carregando 1,2 milhoes de passageiros por dia ! Atualmente, ano 2015, já a metade dos trens funciona à base de energia eólia. Essa energia é gerada a partir de parque eólios, localizados tanto na Holanda quanto na Bélgica e países escandinavos. Os moinhos modernos holandeses são figura facinha na paisagem por todo o país.

Isso é fruto de uma parceria da NS (Nederlandse Spoorwegen – a ferrovia holandesa) e da Eneco, que ambas divulgam com muito orgulho. No site http://groenetrein.ns.nl/ lê-se:

“O trem é na verdade o maior carro elétrico dos Países Baixos. Quando você viaja de trem, elimina cerca de 70% menos CO2 do que quando viaja de carro.  (…) Desde 2005 o gasto de energia já é 30% menor. Com o trem de hoje você já viaja limpo. Mas sempre pode ser mais limpo ainda. Graças à Eneco o uso de trens fica dentro em breve totalmente neutro. Isso significa 0 grama de eliminação de CO2.”

Em suma: um país verde, inovativo e ambicioso em termos de tecnologia. E eu com uma miopia alta e cada vez mais insegura para dirigir à noite, não posso esperar pelo “carro sem motorista”. Ele já existe, a Holanda quer pôr em prática e já está preparando as estradas para ele. Tecnologia do bem melhora a qualidade de vida de todos ! Um exemplo a ser copiado por outros países, tanto da parte dos governos quanto da população.

___________

Ana Fonseca vive desde 1999 na Holanda. Veja fotos dela e de outros autores do blog Brasil com Z no Instagram: http://www.instagram.com/blogbrasilcomz 

3 Comentários leave one →
  1. 08/09/2015 10:40

    É isso aí, Ana! consciência que se forma na infância, adultos que se unem em torno da construção de um mundo mais verde e com melhor qualidade de vida para todos.

    gostei muito de ler.
    obrigada.

    • 08/09/2015 12:12

      Pois é… se o governo pune e multa quem não recicla e limpa tudo direitinho, porque ele desperdiça em energia e polui tanto ? Muito em boa hora essa ação da Fundação Urgenda. E é ótimo viajar de trem sabendo que ele tem emissão zero de poluentes! Não sei porque o Brasil de dimensões continentais não privilegia o transporte de trens.

  2. ANA CECÍLIA permalink
    08/09/2015 14:36

    TREM VERDE,que beleza isso. Ótimo saber! bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: