Skip to content

Como curtir o Halloween nos Estados Unidos

30/10/2015

EUARenata Kotscho Velloso – San Francisco, EUA

 

O Halloween é uma das festas mais populares dos Estados Unidos e também uma das mais conhecidas no Brasil. Muita gente torce um pouco o nariz para esse fato já que nao gostam da ideia de comemorar algo que nao tem a ver com a cultura brasileira. Teve até quem propusesse criar o dia do Saci Pererê para substituir o Halloween.

Polêmicas à parte, a verdade é que a gente conhece pouco sobre o Halloween, ou seja, a gente conhece a parte que as crianças saem a noite visitando as casas fantasiadas para ganhar doces, mas o Halloween é bem mais do que essa noite, que é apenas o auge da festa.

Os americanos investem muito nessa data, só para vocês terem uma ideia o total gasto só com fantasias para os animais de estimação no Halloween fica em torno de 350 milhões de dólares, já o total gasto em balas e doces é de incríveis cerca de 2.2 bilhões de dólares!

A origem do Halloween também não está totalmente esclarecida. Apesar da popularidade da festa aqui nos EUA a ideia mais aceita e que o Halloween tem uma origem bem antiga na Europa há mais de 2.000 anos com os celtas e que marcava o final do verão. A parte mais famosa da festa, porém o “trick or treat” (doces ou travessuras) só começou nos EUA depois da segunda guerra mundial.

Os preparativos para o Halloween começam no início de outubro. É nessa época que você pode encontrar as pumpkins patchs. Sao as fazendas de abóboras onde as famílias vão escolher as que gostam mais para enfeitar as suas casas. Tem aquela redonda no formato tradicional, mas tem uma quantidade enorme de outros tipos de abóboras. Ir nessas fazendas é um passeio muito legal. Lembra um pouco uma festa junina. Tem barraquinhas de doces e salgados, passeio de charrete e trator e claro, sempre um casa mal assombrada improvisada. Algumas dessas fazendas chegam a organizar excursões noturnas de “terror” que são diversão na certa para a criançada.

Ao contrário do que eu pensava as abóboras ficam intactas até o dia do Halloween quanto então as pessoas fazem as esculturas e colocam velas dentro. No meu primeiro ano aqui eu dei a maior gafe e cortei a minha abóbora antes, fiquei super orgulhosa do meu trabalho artístico, só que no dia do Halloween ela já estava toda estragada e desintegrando.

No dia do Halloween a maioria das escolas primárias organizam uma parada, onde as crianças desfilam a suas fantasias e participam de jogos que mais uma vez lembram as nossas festas juninas. O interessante é que a maioria das fantasias não são  assustadoras. A ideia é que no Halloween você possa ser o que quiser e tem fantasias muito criativas de doces, vídeo games, redes sociais e até menino de princesa. O que vale é se divertir!

Vale tudo para fantasia de Halloween, o importante é se divertir. Aqui temos um milkshake com batatas fritas. Só assustam que está de dieta. Fonte: http://ohhappyday.com/

Vale tudo para fantasia de Halloween, o importante é se divertir. Aqui temos um milkshake com batatas fritas. Só assustam quem está de dieta. Fonte: http://ohhappyday.com/

Na noite de Halloween como vocês já  sabem tem o famoso “trick or treat” em que as crianças vão de casa em casa pedindo doces ou fazendo travessuras. O mais legal para os adultos, além de ver a excitação das crianças é apreciar a decoração das casas, tem algumas com produções cinematográficas. Algumas pessoas levam a decoração de Halloween muito a sério e investem grana pesada em efeitos especias, são mais de 2 bilhões de dólares gastos no país só em decoração para o Halloween.

Depois do passeio nas casas a tradição é se reunir com alguns amigos, tomar um chocolate quente (já que doce nunca é demais) contar e trocar os doces recebidos. Para os adolescente o programa noturno preferido é ir ao cinema assistir um filme de terror, claro que sempre tem uma estréia esperada desse tipo de filme nessa data. Já para a moçada sempre rolam umas festas animadas com máscaras e fantasias.

No final nos divertimos sempre e ficamos com doces que duram ate o natal, quando a balas então dao lugar aos biscoitos!

*Renata Velloso é médica e autora do Bulle de Beauté e também é responsável pelo projeto Doctors on the Cloud . Para saber mais sobre ela  clique aqui. E sigam nossa página no Facebook clicando aqui

One Comment leave one →
  1. 30/10/2015 21:46

    Muito bom, Renata!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: