bz_indiaJuliana Paula – Índia

Uma das perguntas que meus conhecidos e amigos brasileiros mais fazem é:

“E como você está se virando na Índia  sem o nosso churrasco?”

Os veganos que me perdoem, mas eu não resisto a uma picanha. Mas, a verdade é que não levei em consideração este fato ao me mudar para a Índia. Porém, ao chegar aqui, meu esposo me apresentou a carne de búfalo, a qual eu nunca tinha provado antes e, a verdade é que é bem saborosa, se bem cozida e temperada. Então, aquilo ali servia para substituir a carne de vaca sempre que a vontade batia. Até strogonoff já fiz aqui em casa!

Entretanto, desde meados deste ano, a carne de búfalo passou a ser banida no estado onde eu moro e, em outros estados, também. Em alguns, caso alguém seja pego consumindo ou estocando carne de vaca, búfalo ou qualquer outro animal da família, o indivíduo pode pegar até cerca de 10 anos de cadeia ou ter que pagar uma alta fiança. Muitos protestos aconteceram e a proibição da carne de búfalo ainda não está sendo bem digerida por muitas pessoas, sobretudo cristãos e muçulmanos, sendo estes últimos, os principais criadores e exportadores do animal aqui na Índia. Já outros, mesmo hindus, criticaram a decisão do governo, alegando que se a Índia se gaba em ser a maior democracia do mundo, não deveria se importar tanto com o que cada um come, mas sim, com outros assuntos mais importantes, como corrupção, saneamento básico, etc.

cantouchthis

Mas, a verdade é que de uma semana para a outra, todas os restaurantes que serviam carne de búfalo, passaram a não servir mais. Os estrangeiros também reclamaram bastante, já que agora as opções ficaram ainda mais escassas.

Muitos amigos meus do Brasil, me disseram que jamais teriam coragem de viver em um lugar onde não pudessem fazer ou degustar aquele churrasquinho no fim de semana. Bem, o churrasquinho até existe (kebab), mas tem que ser de frango ou carne de carneiro. Vaca e búfalo estão fora de questão. Afinal, ninguém quer ir ver o sol nascer quadrado por causa de um bife, não é mesmo?

A verdade é que  a culinária indiana é riquíssima e dá muito para comer muito bem sem depender da carne. O problema é que nós, que estamos acostumados a ela, sentimos falta e acabamos querendo comer uma vez ou outra. Nestas horas, como fazer? Bom, no meu caso, o melhor substituto que encontrei para a carne de vaca, foi a carne de carneiro, conhecida aqui como gosht ou mutton.

mutton

Caso você tenha planos de visitar a Índia ou morar aqui, a questão da alimentação é algo que pesa bastante no nosso dia-a-dia. Talvez você nem seja chegado a um bife, mas goste de uma cervejinha. Porém, dependendo do estado onde for morar, aquele choppinho de sexta-feira pode não estar a tão fácil alcance assim, já que em alguns estados, as bebibas alcoólicas são banidas e é necessário obter uma licença para consumo. Mesmo assim, consumo limitado.

BLOG Vaca

Em relação a carne de vaca, búfalo e outros, a lei varia conforme o estado. Porém, hoje, podemos dizer que apenas Kerala, West Bengal e algumas regiões do Noroeste da Índia (Arunachal, Mizoram, Sikkim, etc.) não aboliram até o presente momento o abate e consumo da carne bovina. Nos outros estados, até o transporte de carne bovina pode dar cadeia. Em outros, para que o animal possa ser abatido, é preciso provar através de documentos, que o mesmo já não tem mais utilidade, está doente ou deficiente.

Portanto, nem pense em trazer de Brasil algum produto que possa conter carne bovina, também. Tinha pensado em trazer algumas daquelas comidas prontas, como carne com mandioquinha, mas depois, acabei desistindo. Melhor prevenir do que remediar.

lamendecarne

Para se ter uma ideia de como a questão da carne é complicada por aqui, semana passada um senhor muçulmano foi morto por vizinhos hindus por terem suspeitado de que ele estivesse estocando carne em carne. A carne mesmo, ninguém achou. Mas acharam o corpo dele, com sinais de violência.

Como podem ver, um simples bife pode causar muitos, muitos problemas. Então, fique atento e enquanto estiver na Índia, esqueça a picanha!

——————————-

Juliana Paula já morou e trabalhou no Japão. Atualmente mora na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui. Sigam a nossa página no Facebook acessando: http://www.facebook.com/blogbrasilcomz e dêm uma curtida ! Temos também uma conta no Instagram e no Twitter. Divirtam-se !