Skip to content

Mudar de país não é difícil quando o destino é Madrid !

03/11/2015

bz_espanhaManaira Araújo – Madrid

Para muitas pessoas, mudar de país não é nada fácil… Algumas partes realmente são chatas, como ficar longe da família e dos amigos, começar de zero no mercado profissional e se acostumar com outros costumes e procedimentos. No entanto, se deixamos isso de lado e focamos na oportunidade aprender um novo idioma e uma nova cultura, conhecer outra gastronomia e produtos locais, e fazer novas amizades, dá mais vontade de viver esta experiência.

Há dois anos, por mais que eu não pensasse nesta possibilidade, quando meu marido disse que queria voltar para o seu país – a Espanha – eu gostei da ideia. Viajei quase meio mundo, mas nunca tinha morado fora do Brasil. Durante as viagens por cidades espanholas, eu já me sentia como se já estivesse em casa. Acho que da Europa, os espanhóis são os mais parecidos com os brasileiros. O que facilita muito a adaptação com a nova realidade.

BLOG Madrid Rastro

El Rastro, mercado de rua em Madrid. Funciona todos os domingos e feriados na Plaza de Cascorro e Ribera de Curtidores

Eu sou de Belo Horizonte e em Madri me senti ainda mais em casa. Os mesmos costumes que temos de ir para um bar tomar uma cervejinha, os madrilenhos também têm, só que aqui eles vão tomar uma “caña”. Fazer amizade aqui não é tão fácil e natural como em Minas, mas ao fazer um amigo de verdade aqui, você sabe que pode contar com ele para o que der e vier.

BLOG Madrid Parque Retiro

Parque El Retiro

Na capital espanhola, você encontra pratos e ingredientes de todo o mundo, sem falar que a gastronomia do país já é muito variada e gostosa. Rapidamente me adaptei ao “bocadillo de jamón” ou mesmo o de “calamares”, ao “chuletón de buey gallego” e ao “gazpacho”, que é para tomar no verão, porém eu gosto até no inverno. Sinto muito falta na nossa variedade de sucos naturais, mas em algunas lojas de produtos latinos costumo encontrar polpa de frutas, assim como polvilho para fazer o nosso divino pão de queijo. A frase é clichê, mas resume bem: “Saímos do Brasil, mas o Brasil não sai da gente”.

Em relação ao trabalho, ainda estou me adaptando. Com 10 anos de experiência no mercado de comunicação e eventos, tive que começar do zero outra vez. Como demorei a resolver a papelada – aqui também te burocracia – voltei a estudar. Escolhi estudar Marketing Digital. Estou aberta a novos projetos e possibilidades, e estou gostando dessa nova fase.

Estou longe dos meus pais e irmão, mas fui muito bem recebida pelos pais, tios e avós do meu marido, o que conforta e ajuda muito. Sobre amizades, principalmente nos cursos – no trabalho nem tanto – conheci muitos espanhóis bem legais. Alguns posso dizer que se tornaram meus amigos de verdade. E claro, conheci muito brasileiros, e todos são meus amigos. Acho que tive sorte, já que quase todos são da minha área, sonhadores e trabalhadores. É impressionante como nos juntamos e nos apoiamos, não só para fazer uma feijoada e escutar samba; mas também em termos de indicação de trabalho, dicas de procedimentos e por aí vai….

BLOG Madrid Orso

O urso e o madronho, símbolo da autonomia de Madrid diante do clero

De tudo, o que mais gosto em Madri é o ambiente multicultural e turístico. Andar pelas suas ruas sem escutar outros idiomas e sem respirar cultura e história é algo impossível. Os turistas e – principalmente – os imigrantes estão por todas as partes. E o melhor de tudo: sempre tem algum amigo passeando por aqui ou algum amigo de um amigo. Além de ser moradora, acho que nunca vou deixar de viver Madri como uma turista. São muitas atividades, atrações e histórias… Mesmo fazendo a mesma rota, a cada passeio descubro algo novo… Mesmo assim tenho várias fotos com o Urso e o Madronho na Puerta del Sol.

(Todas as três fotos desse post: arquivo pessoal da própria autora)

__________

Manaira Araújo é mineira e atualmente mora em Madrid. Para saber mais sobre ela clique aqui. Siga a nossa página no Facebook para saber mais sobre dicas de turismo e viagens clicando aqui

10 Comentários leave one →
  1. 03/11/2015 15:48

    Bem-vinda ao blog Manaira ! Depois do Edu Justo (de A Corunha) ficamos um tempo sem notícias da Espanha, um país super importante para o blog. Queremos saber tudinho de Madrid !

    • Manaira Araújo permalink
      03/11/2015 18:23

      Obrigada, Ana! Agora vocês terão sempre notícias e novidades dos lados de cá!

  2. edvanfleury permalink
    03/11/2015 17:43

    Que texto delicioso de ler ❤

    • Manaira Araújo permalink
      03/11/2015 18:22

      Obrigada Edvan, fico muito feliz com seu comentário!

  3. 03/11/2015 17:46

    Ola, Manaira!! Ainda nao conheco a Espanha, mas tenho vontade. Ainda mais depois de ter feito amizade com uma espanhola muito gente boa, aqui em Mumbai, que sempre me conta varias estorias de sua terra. Um abraco e parabens pelo post!!

    • Manaira Araújo permalink
      03/11/2015 18:21

      Oi Banjara, obrigada! Planeje-se e venha conehecer a Espanha! 😉

  4. Jorge Andrade permalink
    03/11/2015 19:26

    Parabens pelo texto, sou de Manaus Amazonas. Moro na espanha a quase 3 anos vivo em Bilbao. Aqui alem de espanhol se fala tambem euskera, sou formado em turismo pela Universidade do estado do Amazonas e aqui comecei do zero aprendi espanhol e ja falo Euskera (Idioma oficial do País Basco).

    • Manaira Araújo permalink
      03/11/2015 19:31

      Oi, Jorge! Aprender 2 idiomas de uma vez não deve ter sido fácil… Parabéns!

  5. Maicon permalink
    20/11/2015 20:48

    Estou na mesma!!!!! Hj por exemplo vou sair sozinho! O segredos é nos brasileiros nos unirmos! Jajjajaja

    • Manaira Araújo permalink
      20/11/2015 20:51

      Que legal Maicon! E isso mesmo! Ótima sexta para você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: