Skip to content

Dicas sobre Sarajevo, Bósnia

04/11/2015

flag bosnia André Fernandes – Bósnia

 

Sarajevo (pronuncia-se Saraievo), a capital da Bósnia, é um ponto obrigatório para visita de quem quer que esteja passando pelo Leste Europeu. É uma bela cidade com uma rica história, cercada por montanhas, acolhedora, e é muito barata! Foi marcante ver cristãos e muçulmanos convivendo em paz e com mútuo respeito.

A língua oficial é o Bósnio, que é parecido com o Sérvio, que é parecido com o Croata, que é parecido com o Monte-Negrino, que é parecido com o Macedônio. A diferença entre estas línguas é menor que o Português falado no Brasil e em Portugal.

Com forte influência turco-otomana, vê-se por Sarajevo através das mesquitas e minaretes a presença da religião muçulmana, além de mulheres usando o véu (hijab). O islamismo praticado em Sarajevo é das linhas tolerantes, nada com que se preocupar! Muitas pessoas costumam associar o islamismo a atos de terrorismo e intolerância, o que não reflete a realidade comum dos países onde a religião predomina. No caso de Sarajevo, por exemplo, é normal ver muçulmanos e cristãos casados, e juntos nos cafés da cidade. Muita coisa me fez lembrar o Egito, país onde estava vivendo meses antes de pisar na Bósnia: as ruas do antigo centro, as mesquitas, os cafés, a receptividade dos locais.

A população local é bem receptiva e amigável, em nada lembra os tristes episódios vividos durante as guerras dos anos 1990. Ainda é possível ver marcas de tiro ao andar pela cidade, e para mim, foi uma grande lição ao ver como os locais tocam a vida adiante depois de tudo que aconteceu. Em função dos conflitos, os Bósnios, assim como os Sérvios, ainda não são propriamente compreendidos. Por ser um fato traumático para muita gente, além de recente, jamais toquei no assunto da guerra com Bósnios e com Sérvios.

Contudo, pude notar uma certa divisão na cidade, talvez por marca dos conflitos. Cheguei a Sarajevo partindo de ônibus de Belgrado (Sérvia), 8 horas de viagem. Os ônibus saindo de Belgrado costumam parar na Ist Sarajevo (lado leste), que é o “lado sérvio” da cidade, vamos assim dizer, forma um contraste com o centro que tem uma atmosfera miscigenada.

Para você ter contato com a essência de Sarajevo, eu aconselho os seguintes locais:

Visitar a parte antiga de Sarajevo: é onde se concentram mesquitas, igrejas, sinagoga, lojas, cafés – ou seja, todos os lugares que transmitem a história e as particularidades arquitetônicas da cidade.

Sebilj (Sebili), Sarajevo

O Sebilj (Sebili), fonte de madeira e pedra, um dos cartões postais de Sarajevo

Sarajevo marcas de tiro

Marcas de tiro das guerras durante os anos 1990 num prédio local, Sarajevo

Comer cevap: em Bósnio (ou no sérvio/croata), se diz tchevap. Comida originária de Sarajevo, é uma espécie de hambúrguer assado na grelha, acompanhado com pão e cebola. É na Bósnia melhor cevap, sem mais comentários!

Cevap

Olha o cevap que comi em Sarajevo!

Café turco: é uma das tantas influências turco-otomanas na Bósnia. O café turco costuma ser mais forte, é servido em pequenas doses, como se fosse um shot, carregado com borra ao fundo. Vale experimentar nos cafés locais, que costumam estar cheios ao longo do dia.

Sarajevo café turco

Café turco também é popular em Sarajevo

Burek: diz-se “búrek” (“re” de pererê). É um folheado de carne com espinafre, outra comida típica dos Bálcãs. E o melhor burek, você também vai comer na Bósnia!

Burek

Esse é o tal do burek!

Cerveja Sarajevsko: como de costume, eu sempre experimento as cervejas locais. Recomendo a cerveja Sarajevsko, disponível em qualquer mercado local.

Cerveja Sarajevsko

Cerveja Sarajevsko

Ver Sarajevo do alto: a vista de cima da cidade é sensacional! E opções para isto, não faltam!

Sarajevo, vista do alto

Umas das tantas opções de ver Sarajevo do alto

Comer numa pekara: uma pekara é um misto de padaria e lanchonete, típico dos Bálcãs, com lanches locais. Excelente opção para quem viajar com orçamento apertado, comida boa e barata!

*André Fernandes, nascido em Santa Catarina para ser um nômade pelo mundo. Voltou ao Brasil e já está pensando nas próximas aventuras! Saiba mais sobre ele clicando aqui. Sigam-nos no Facebook clicando aqui. 

3 Comentários leave one →
  1. 05/11/2015 1:21

    Adorei seu post, André! Não conheço Sarajevo, mas gostaria muito. Quem sabe no futuro… Abraços.

    • André Fernandes permalink
      05/11/2015 17:44

      Oi Sheila, vale a pena visitar Sarajevo! Além de bonita, é uma cidade bem barata!

  2. 13/10/2016 17:33

    Boa tarde André!

    Estarei saindo de intercâmbio para Sarajevo em Janeiro e ficarei até Julho, gostaria de mais dicas sobre a região, ainda não conheço nada pois essa é minha primeira viagem internacional.

    Se possível, me adicione no Facebook ou no e-mail para trocarmos uma ideia.
    https://www.facebook.com/victorhugo.fernandes.180
    fernandesvhs@gmail.com

    Obrigado,
    Att.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: