Skip to content

Querétaro

10/11/2015


bz_mexicoMelissa Lima  – San Luis Potosí/México.

Algumas pessoas , brasileiros amigos que moram por aqui, reclamam que o México é igual, em todos seus estados. Eu não posso discordar 100%. Arquitetônicamente falando é sim, bem parecido. As praças, os prédios, os centros históricos…. Óbvio que cada um adquire sua personalidade, mas o básico mesmo, é igual.

Eu não me importo, porque o estilo me conquistou.

Mas uma cidade que eu posso falar que foge um pouco dessa regra é Querétaro. E minha impressão foi confirmada quando levei recentemente duas amigas pra lá, que fizeram a mesma observação. Querétaro apresenta um lado moderno muito forte, uma cidade ampla, bem planejada. Mas mesmo assim, com um centro histórico (daqueles padrões…) bem bonito e bem cuidado.

DSC01571

Se tornou famosa para o mundo recentemente, principalmente para o Brasil, quando o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, aterrizou por aqui. Prometendo mundos e fundos ao futebol local, não durou nem um ano e , sem atingir as expectativas, voltou pra casa.

Santiago de Querétaro, ou simplesmente Queretáro é a capital do estado de mesmo nome e fica a uns 200 km da Cidade do México,e daqui de SLP também. Junto ao seu crescente índice de desenvolvimento industrial e empresarial, destaca-se vários sítios declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1996. Incrível como o México tá presente nessa lista né?

O padrão de vida em Querétaro é considerado mais alto do México e da América Latina, principalmente devido à baixa criminalidade, e baixa taxa de desemprego. Mas é caro pra se viver. Além disso é a cidade mais limpa de todo o país. Todos esses dados positivos devido as ótimas gestões governamentais.

Querétaro significa “lugar de pedras grandes” e cerca de 15 mil astecas viviam na região, antes de ser tomada pelos espanhóis. A data de fundação é 25/07/1531 , que é quando o espanhol Hernán Pérez y Bocanegra Córdoba chegou com o índigena otomí chefe Xilotepeque conhecido Conín, mais tarde ele seria batizado com o nome Fernando de Tapia.

Poucos dos edifícios do século XVI sobreviveram, devido à violência durante o desenvolvimento inicial da cidade, que atingiu o seu auge no século XVII. Como resultado, a maioria das estruturas mais antigas da cidade são de estilo barroco. Querétaro é considerada um dos berços da Independência do México.

E o que tem pra fazer em Querétaro? MUITA COISA. Um aqueduto lindo, um centro histórico cheio de história, conventos (muitos!), museus… Além do mais, você pode se aventurar em um tour nas vinícolas (o México gente, não produz só tequila!) e dar uma chegadinha em Peña de Bernal, um Pueblo Mágico pertinho de lá, que é muito, muito fofo! (vou fazer um post só dele!). Uma vez no centro da cidade, foto com o índio é obrigatória! Uma escultura linda, em homenagem a danza conchera, dos índios, que através deste ritual, preservaram sua identidade. Com um penacho gigante na cabeça o índio dança, com os cascos de tatu como instrumentos musicais (por isso o nome conchera, conchas de armadillo…). Tem até a possibilidade de tirar foto com o letreiro “Querétaro”, a la “IAmsterdam”, e de quebra visitar um convento na frente, e conhecer a lenda da árvore das cruzes.

DSC01522  DSC01590

Eu como já fui algumas vezes posso dar dicas do que NÃO fazer na cidade….rs

– Turibus! Uma furada, não vale a pena. Não acrescentou nada na minha vida. Fiz a linha que passava pelo Aqueduto.

DSC01609

Museu de Arte de Querétaro: De legal só o prédio em estilo barroco churrigueresco, lindo pra tirar foto. Mas obra de arte que é bom, nada! Super enganação.

DSC01556

Vale demais, numa possível viagem ao México, passar um final de semana por Querétaro. A vida noturna boêmia é bem agitada, cheia de jovens de toda parte do mundo!

(Todas as fotos dessa postagem: arquivo pessoal de Melissa Lima)

_______________________________

Melissa Lima, 34 anos, mora com a família em San Luis Potosí/MEX desde final de 2013, sem prazo pra voltar pro Brasil (se voltar!). Para saber mais sobre ela clique aqui. Veja fotos da Melissa e dos nossos outros autores no Instagram acessando aqui. Sigam-nos no Facebook para atualizações clicando aqui.  Twitter? Acesse @blogbrasilcomz

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: