Skip to content

A esposa indiana e seus apetrechos

08/01/2016

bz_indiaJuliana Paula – Índia

Olá, amigos do Brasil com Z! Hoje, venho apresentar para vocês, mais uma curiosidade da cultura indiana. Primeiro, gostaria de começar, lançando uma pergunta aos nossos leitores: – Como vocês reconhecem que uma mulher indiana é casada?

No Brasil, geralmente reconhecemos uma mulher casada pelo fato de ela estar usando a aliança na mão esquerda. Porém, e na Índia? Como será que funciona? Será que tem aliança?

Bem, no caso das indianas hindus, não há um, mas vários objetos para enfatizar seu estado de mulher casada. (enquanto os homens não usam nada. Que coisa, não?) Mas, sem discussões feministas a parte, hoje venho apresentar os objetos usados pelas esposas indianas e os seus significados.

Se você já teve a oportunidade de passar uns dias em uma casa indiana tradicional, você verá que assim que acorda, a mulher já coloca suas pulseiras (bangles), seu sindoor, bindi, etc. É quase como um ritual. Estes nomes todos soam como grego para você? Então, continue lendo que você entenderá e sairá daqui um verdadeiro expert em cultura indiana!

O sindoor

sindoor

O sindoor é aquela ” tinta” vermelha que o noivo passa no começo da testa da noiva, no dia do casamento. Na cerimônia de casamento, é uma parte muito importante e bonita. Até hoje me emociono vendo minhas fotos deste momento.  Mas, depois, espera-se que a esposa hindu use isso todos os dias.

Casamento da estrela Aishwarya Rai

Casamento da estrela Aishwarya Rai

O sindoor pode ser feito em casa ou comprado em lojas. O meu é comprado em loja, estilo gloss, mas quase não uso porque esqueço mesmo e porque não tenho paciência e nem tempo de ficar me embelezando meia-hora na frente do espelho antes de ir trabalhar. Mas, quando vou faço um cosplay de indiana ou vou a algum evento com trajes tradicionais, eu sempre aplico o sindoor, porque dá um ” tchan” no visual. Mas, quando uso roupas ocidentais, não uso porque acho que não combina nada.

O sindoor moderno vem em formato de gloss.

O sindoor moderno vem em formato de gloss.

Em relação a seu significado dentro da cultura hindu, acredita-se que o sindoor ativa o desejo sexual da esposa, pois contém mercúrio.

Mangalsutra

Um tipo comum de mangalsutra

Um tipo comum de mangalsutra

O mangalsutra é aquele cordão usado pelas casadas e o qual a noiva recebe de sua sogra no dia do casamento. Assim como o sindoor, a esposa só deve retirá-lo caso o esposo venha a falecer. Viúvas hindus não usam sindoor, braceletes, bindi….nenhum acessório. Existe vários modelos de mangalsutra e isto pode variar dependendo da região, também. Há mangalsutras mais curtos, outros mais longos. Alguns com mais ouro e pérolas, outros com menos….O cordão do mangalsutra sempre contém pedrinhas negras, pois acredita-se que elas afastam o mau olhado. No sul da Índia, tem-se o Thali, que é a versão deles do mangalsutra.

thali-designs-2012-2-23-5-25-28 thali2

Bichiya

toering

Bichiya é o nome dado para os anéis que são colocados no dedo do pé. É usado apenas casadas na Índia, mas no Ocidente, virou um acessório fashion. Bichiya é um dos acessórios que eu mais gosto e desde que minha sogra colocou em mim, nunca mais tirei. Apesar de as indianas adorarem ouro, o bichiya é o único acessório que não pode ser de ouro. Tem que ser de prata. O motivo? Usar ouro abaixo da cintura traz azar.

Toe-Rings

O bichiya é um dos mais antigos símbolos hindus e é mencionado até no clássico Ramayana. Mas, não pensem que os anéis do pé são apenas para mostrar aos outros marmanjos que a mulher já tem “dono”. Há ciência por trás disso. Aliás, o que eu mais gosto no hinduísmo e que para quase tudo há uma explicação científica. Segundo os Vedas, o bichiya é usado no dedo indicador de cada pé porque ali se encontraria uma “ponto” que ao ser pressionado, deixaria o ciclo menstrual regulado, o que ajudaria na concepção. E a prata, metal usado no anel, também teria um papel relevante nisso tudo. Verdade ou não, desde que comecei a usar este anel ” mágico”, tenho sentido a eficácia na pele.

Braceletes e pulseiras (bangles)


bangles4bangles3

Após o casamento, dizem que uma mulher não deve jamais deixar seus braços “nus”, sem adorno algum. Para isso, existem os famosos bangles. Muitas mulheres usam 6 bangles em cada braço, de cor verde ou vermelha. O tipo de bangle varia conforme a região. Porém, não podemos negar que estas pulseiras são lindas de morrer e que qualquer mulher, casada ou não adoraria usa-las, não? Eu uso direto e não me canso de comprar pulseiras. A cada região nova que eu visito, faço questão de comprar uma pulseirinha ou bracelete de lá.

bangles2 bangles

A mulherada pira com os bangles ! 

No meu caso, eu uso como acessório e dependendo do estilo da pulseira, até combino com roupas ocidentais. Mas, não uso dentro de casa, como muitas esposas indianas o fazem. Acredita-se também, que os bangles são para a mulher ficar mais atraente para o esposo. Não é à toa que um dia vi minha cunhada correr para o quarto, pentear o cabelo e colocar vários bangles bem na hora que meu cunhado estava para chegar. A-ha!!!

Outro dia, estava em uma reunião como intérprete e um dos indianos, um senhor gujarati, ao saber que eu era casada com um hindu, me questionou:

” – Ei, menina…cadê os seus bangles, cadê o seu sindoor, cadê o seu bindi?? Não dá nem para saber se você é casada ou solteira!!”

choquei

Eu dei risada e mostrei meus anéis do pé. Mas, não satisfeito, ele continuou dizendo que eu deveria usar todos aqueles apetrechos como uma boa esposa de hindu. Eu ouvi, sorri e deixei ele falar o que quisesse. Afinal, era um senhor de quase 70 anos e eu não ia discutir com ele, né ? E, também não me dei ao trabalho de responder, porque tem vezes que não vale a pena tentar argumentar alguma coisa. Esses senhores hindus tradicionais são muito teimosos e cabeça-dura. Então, o melhor é sorrir, acatar o que ele falou e deixa entrar por um ouvido e sair pelo outro!! Hehehee…

Mas, simbolismos à parte, há toda uma discussão sobre o porquê de só as muheres casadas terem que usar acessórios para mostrar seu status de ” possuída” e os homens poderem andar por aí como solteiros.

Sim!Se você não sabe, aqui não se usa aliança. Alguns casais até usam, mas pela tradição hindu, a aliança são os anéis dos pés, usados pela noiva, somente. E jamais pelo noivo. Fazer o quê, né ?

revoltada

Porém, gostando ou não, na prática, aqui na Índia, eu posso garantir para vocês que ter um símbolo desses no corpo, impõe muito respeito, sim! Afinal, não estamos falando de Brasil. Estamos falando da Índia. Pode parecer machista sim, mas estou falando da prática. A mulher casada é muito respeitada aqui na Índia. Falo por experiência própria: quando entro em algum táxi e o motorista percebe que eu sou estrangeira, muitas vezes ele vêm se engraçar pro meu lado. Quando eu digo que sou casada (e com um compatriota dele!), a situação muda totalmente de figura!Até o jeito de o cara falar muda! Começa a usar hindi de forma polida, fica dócil, humilde…Se ele for do mesmo estado que meu marido, então…nem se fala! Às vezes nem querem me deixar pagar a corrida. Mas, eu sempre pago, porque já aprendi que aceitar favores aqui na Índia custa muito caro depois !(falo sobre isso em um futuro post!)

Brincadeiras à parte, minha intenção com o artigo foi apenas apresentar a simbologia por trás da esposa hindu e como estes símbolos ainda têm um papel importante na sociedade indiana ainda hoje.

E você, nosso leitor? Você concorda com os simbolismos? Acha bonito? Usaria se estivesse na Índia?

Compartilhe sua opinião conosco!

Um abraço e até a próxima!

—————–

Juliana Paula já morou e trabalhou no Japão. Atualmente mora na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui. Sigam a nossa página no Facebook acessando: http://www.facebook.com/blogbrasilcomz e dêm uma curtida ! Temos também uma conta no Instagram e no Twitter. Divirtam-se ! 

15 Comentários leave one →
  1. 08/01/2016 17:19

    Ju, me diverti lendo esse texto sobre mais um aspecto do “planeta India” ! Agora, me esclareça uma coisa por favor: pensava que o cabelo estar solto ou preso numa trança unica fossem também simbolo da mulher ser solteira ou casada. Tem isso ? Ou não ? Ou se a mulher for career woman e independente(como você) não da bola para isso ?

    • 09/01/2016 4:05

      Oi, Ana!!!”Planeta India” foi otimo!! Eh bem assim mesmo! Olha, voce fez uma otima observacao. Nao sei se na tradicao eles fazem esta distincao entre cabelo solto e preso, mas aqui eh muito comum ver mocas solteiras com trancas, mas acho que eh mais pela praticidade, ja que aqui em Mumbai eh muito quente!! Aqui em Mumbai, como tem gente de tudo que eh parte da India (e do mundo!), a gente ve de tudo: mulheres casadas que seguem estes rituais do texto, mulheres que seguem so alguns deles (tipo eu), mulheres que nao seguem nenhum deles (algumas indianas mais modernas e independentes). Eu ate gosto dos simbolismos, acho que deixa a mulher bem bonita, mas nao gosto de nada que seja forcado. E, gracas a Deus, hoje minha familia indiana esta bem mais maleavel e ja nem reclama mais do “jeans”. Opa!! Acho que falarei do “jeans” no proximo artigo. Um abraco!

  2. 10/01/2016 5:39

    Eu sempre me fascinando com a descoberta de coisas incríveis das outras culturas. Participar do BZ, é muito bom.
    Mas, me esclareça também, soube que as esposas indianas, muitas vezes, quando viúvas, são deleixadas em lugares tipo “asilo de viúvas”, ou algum lugar similar, deixando de participar das famílias de seus falecidos maridos. É isso mesmo?

    • 10/01/2016 12:24

      Oi, Anderson!Sim, ha ainda este costume como voce mencionou. Alias, o tema “viuvas” por si so ainda eh um tabu aqui na India. Porem, as coisas vem mudando a passos lentos.

  3. Yasmin permalink
    07/01/2017 19:18

    Você é brasileira?
    Gostaria de saber também se esposas de indianos, mas que não seguem o hinduísmo, usam os mesmo apetrechos??
    Obrigada!!!

    • 14/01/2017 11:23

      Ola, Yasmin! Sim, eu sou brasileira. O uso desses apetrechos pela esposa estrangeira eh totalmente opcional, a nao ser que a familia do marido tente impor ou seja meio tirana. Mas, nao eh o caso da minha. No meu dia-a-dia, eu uso roupas ocidentais para trabalhar e o unico apetrecho que nao tiro mesmo sao os aneis nos dedos. O resto, eu so uso quando vou em algo mais tradicional ou quando estou com roupas indianas. Um abraco.

  4. iâni ribeiro permalink
    23/01/2017 15:35

    JU Amei suas explicações.Tenho um amigo no facebook que é indiano e um dia briguei com ele.Exatamente por que ele falou que gostaria de tocar meus pés,não entendi e xinguei ele demais.Mas nós continuamos e ele tem um jeito de falar que já sou sua irmã mais velha e que mim ama.Mas se não respondo as mensagens ele fica bravo.Agora entendi um pouco.Obrigada

    • 24/01/2017 16:46

      Oi, Iani!! Pois eh…aqui so se toca os pes de quem se respeita muito, tipo deuses, pais, avos, gurus…Continue conversando com ele para conhecer mais da cultura. Eh bem interessante e diferente da nossa. Um abraco!

  5. maria rosa silva permalink
    20/02/2017 3:33

    Eu conheço um indiano, ele diz que me ama, isso já vai fz 3anos que repete a mesma coisa, lógico que é um absurdo! Ele é jovem, ah! Nos falamos quase que constante,mais não gosto muito de falar com ele porque ele fica repetindo o tempo todo que me ama, que realmente é louco por mim, e qdo que vou pra índia. Nunca!

  6. Clelia permalink
    19/08/2017 3:30

    Um indiano vai me enviar um Bangles estou muito feliz

  7. Valéria permalink
    06/10/2017 13:52

    Obrigado pelas dicas!
    Estou aqui na Índia e não sabia dos anéis dos dedos do pé! Vou tentar comprar amanhã em Khimsar!

  8. Claudete Chagas Carvalho permalink
    10/10/2017 0:48

    Olá, boa noite
    Adoro suas postagens, seus vídeos confesso que sua fã. Você consegue de um modo, simples e objetivo nos esclarecerl qualquer possível dúvida, sobre esse país encantador Você está de parabéns. Bom … como sempre achei muito interessa e a cada dia que passa me apaixono mais pela Índia e meu sonho é um dia poder conhecer, esse país tão encantador. E seus vídeo aguçam mais ainda essa contade. Eu usaria sim, acho muito chique rsrs . Estou pra visitar uma feira aqui no Rio chama-se expor Índia. Com certeza ficarei enloqueicia e irei adquirir muitos itens. Bjs

    • 10/10/2017 16:51

      Oi, Claudete!! Obrigada pela mensagem. Fico muito feliz ao saber que os videos tem ajudado a despertar a vontade de conhecer a India e, ajudado a derrubar alguns pre-conceitos que as pessoas tem com o pais. Um abraco e aproveite bem a Expor India!!

Trackbacks

  1. Dias dos Namorados… com sotaque estrangeiro! | Brasil com Z
  2. Especial Taiwan e Índia – Tabibito Soul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: