Skip to content

Quando fui morar do outro lado do mundo…

11/01/2016

BZ_Cingap Juliana Cristine Silva – Cingapura 

Sempre soube que um dia eu viajaria pelo mundo, conhecendo todos os lugares que sempre gostei de ver em filmes e que imaginava ao ler livros. Em 2006 tinha o sonho de ir conhecer os Estados Unidos trabalhando como ‘au pair’ (babá) e estudar inglês, mas na época não era nada fácil conseguir o visto, e o meu pedido foi negado. Por 5 anos não quis nem pensar em viajar para o exterior, não queria mostrar meu passaporte com aquele carimbo gigante escrito “negado”.

Quando achamos que tudo está perdido, a vida deu um empurrãozinho, e a tempestade virou um lindo arco-íris! Em dezembro de 2010 a empresa em que trabalhei por alguns bons anos dispensou meus serviços… Lembro como se fosse hoje, faltavam poucos dias para o Natal, fiquei chateada mas decidi aproveitar os dias de festas. Em 2011 saí  do Brasil pela primeira vez! Parti para uma experiência incrível, fui trabalhar e morar em um navio transatlântico por 7 meses.

Loucura, loucura, loucura! Costumo dizer que esta foi a pior e a melhor experiência de vida que já tive. Aprendi muito, cresci e me desenvolvi como pessoa e profissional. Visitei cidades/países que sonhava, pois a rota do navio de cruzeiros que trabalhei era no Mediterrâneo (Espanha, Itália, França e Tunísia).

Depois de desembarcar e por fim chegar em casa (Curitiba), os primeiros dias foram ótimos, revendo família e amigos. Mas, semanas depois eu sabia que eu não queria morar no Brasil naquele momento, queria me aventurar mais pelo mundo. Foi quando uma grande amiga me indicou para um trabalho em Cingapura. Simmm, Cingapura! Um pontinho lá no sudeste asiático, entre a Indonésia e a Malásia. Sem saber muito sobre a empresa e a vaga de emprego, enviei meu currículo. Para minha surpresa, eles agendaram uma entrevista via Skype dias depois e lá fui eu toda despreocupada e sem nenhuma expectativa. A entrevista aconteceu as 7h da manhã de uma sexta-feira em dezembro de 2011. Correu tudo bem, o gestor que me entrevistou pareceu satisfeito com a conversa e meu currículo. Eu também gostei muito, e depois de encerrada a entrevista fui pesquisar sobre a empresa, sobre Cingapura e fiquei super animada. Exatos 3 dias depois da entrevista recebi um e-mail me parabenizando por ter conseguido o emprego, eles logo me enviaram o contrato e a lista de documentos que precisava enviar, enviei tudo no dia seguinte (meus documentos de viagem estão sempre em dia, afinal nunca sabemos quando uma chance dessas pode ‘bater’ a nossa porta).

Dias depois estava eu com meu visto aprovado e passagem aérea em mãos. E no dia 03 de janeiro de 2012 eu partia rumo ao outro lado do mundo, a Ásia. Meu coração batia acelerado, mal acreditava no que estava acontecendo, afinal não conhecia nada, nem ninguém. Fui com dinheiro suficiente para sobreviver o primeiro mês – USD 1500 – até receber meu primeiro salário. Foram 32 horas de viagens desde Curitiba até chegar em Cingapura, passando por São Paulo e Dubai onde o voo fazia conexões. Viajei de Emirates Airlines, na época uma das melhores do mundo.

Juju em Singapura

Lembro do dia em que pisei no Aeroporto de Changi em Cingapura, uma mistura de emoções. Eu havia reservado um hostel para a minha primeira semana, tempo que julguei suficiente para descolar um lugar para morar, cheguei 5 dias antes do meu primeiro dia de trabalho, para poder me ambientar com o lugar, aprender a usar o transporte público e claro me adequar com o fuso horário. No hostel as recepcionistas me indicaram usar o EasyRoommates para alugar um quarto. Foi o que fiz, e já no meu quarto dia por lá consegui um lugar para morar com uma família local.

E isso era só o começo do que foi a maior experiência de vida que já tive até o momento….

BLOG Sing

Acompanhe meus próximos textos aqui no blog que vou contar mais detalhes desta grande aventura que foi morar na Ásia !

BLOG via cnn dto com

Cingapura do alto do Hotel Marina Sands, foto via cnn.com

A vida conspira a nosso favor sempre, basta prestarmos atenção aos pequenos detalhes e oportunidades que aparecem em nosso caminho.

_________________

Juliana Silva vive em Curitiba e fará uma colaboração breve no BZ. Saiba mais sobre ela acessando aqui. Siga nosso Instagram para ver fotos da Juju e de outros autores do BZ. Acesse e siga nossa fanpage no Facebook clicando aqui

2 Comentários leave one →
  1. Renata permalink
    07/07/2017 4:23

    Boa noite Juliana,
    Gostaria de conversar um pouco com você a respeito da sua experiência em Cingapura. Meu noivo recebeu uma proposta de emprego lá e queria tirar uma dúvidas de quem já morou ou mora lá, se você puder, agradeço muito!

    Obrigada.
    Renata

    • AnaFonseca permalink*
      07/07/2017 8:10

      Olá! A autora não faz mais parte da equipe desse blog. Por favor, procure o blog pessoal dela, se ainda estiver ativo. Agradecemos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: