Hoje temos o segundo post de uma colaboradora dos Estados Unidos, a Hadidje. Ela vive no norte da Flórida e nos conta particularidades sobre a cultura americana, dicas de turismo e viagens.

O café da manhã, ou breakfast nos Estados-Unidos – break (interromper) fast (jejum) – é uma refeição tão popularmente amada que até tem sua extensão, formando mais uma refeição cheia de charme: o brunch (breakfast + lunch).

O brunch geralmente é a opção para os encontros sociais, formais ou informais e começa lá pelas 10h da manhã – a meu ver, pra que todo mundo tenha tempo de chegar sem correr! Simples assim. Mas é uma refeição com uma aura tão chic, que há até programas de chefs-celebridade exclusivamente dedicados aos menus de brunch.

A variedade de itens que são tipicamente consumidos no café da manhã de cada dia é imensa!

Aqui no Sul dos Estados Unidos, e posso dizer que em todas as regiões em que estive, o breakfast é rico e generoso. Os itens mais substanciais (aqueles que eu cresci comendo como parte do que seria mesmo o almoço) são os preferidos na terrinha:

* Bacon, omeletes diversos, ovos simples (mexidos ou fritos), carnes, linguiças e queijos. Pode-se até unir todos esses ingredientes em um único prato e formar o egg sandwich. O bom e velho “pão com ovo”. Segundo o renomado chef Boby Flay, esse é o item mais pedido nos cafés da manhã na sua cadeia de restaurantes em NY.

Os itens tipo pastelaria também entram na lista, como os:

* Doghnuts e massas folhadas. Muito comum também, é comer muffins no café ou brunch, que são versões pequenas (mas nem tão pequenas) de bolos com frutas e grãos integrais. Como o público americano está  sempre no corre-corre, esses mini cakes são práticos e servidos em toda parte.

* Biscuits: definitivamente um item muito consumido na culinária da região sul. Um pãozinho bem versátil para ser consumido com geleias ou gravy (uma espécie de caldo bem cremoso), ou até só mesmo manteiga.

Biscuits and gravy, foto via www.butteryum.org

Biscuits and gravy, foto via www.butteryum.org

* Grits: milho moído, preparado cozido com água ou leite, em que se pode acrescentar só manteiga, ou sal e ovos, tipicamente. Grits e também um prato típico do café da manha na culinária da região sul dos Estados Unidos. Eu digo que grits é “um primo” do cuscuz de milho.

Grits (polenta) com linguiça e ovo, via chow.com

Grits (polenta) com linguiça e ovo, via chow.com

* English muffins – apesar de serem chamados muffin, são pãezinhos bem aerados, geralmente consumidos com manteiga e geleia. Já a os bagels são pães, ao contrario, bem densos com formato de rosca. O bagel também é uma estrela `a parte, e pode ser salgado ou doce. Bagel é degustado, assim, “unha e carne” com queijos cremosos.

Como não falar das panquecas e waffles? As panquecas americanas são fofas, de massa adocicada, consumidas com uma generosa quantidade de manteiga e cobertura frutas ou de xaropes derivados da seiva da árvore chamada maple tree.

Pancakes Imagem via: bbcgoodfood.com

Pancakes Imagem via: bbcgoodfood.com

Tudo no breakfast é geralmente acompanhado de muito, muito café. Chá preto ou chás diversos são opções menos consumidas. Nos restaurantes, o refil do café é quase unânime e o tamanho da porção é muito maior que a da xícara de café brasileira nossa de cada dia. Haja café! Pode ser consumido cafeinado e des-cafeinado. Mas há os que prefiram tomar café cujos grãos já tenham um leve sabor de baunilha ou de avelãs. Há os que juram de pés juntos que se tomarem café estão fadados `a uma insônia profunda, por isso só podem, religiosamente, consumir o café descafeinado.

Sigamos…

* Batatas, gente! O hash brown é um item feito de batata picada – grelhada ou frita ate dourar, temperada com sal e manteiga.  Mas batatas também são servidas como acompanhamento de omeletes e carnes. Sim, é comum consumir filés de carne bovina no café da manhã.

Hash brown, imagem via kianlawley.tumblr.com

Hash brown, imagem via kianlawley.tumblr.com

* Aveia em flocos, e cereais matinais diversos também são presentes, no breakfast americano.

Muitos preferem não preparar o café da manhã em casa, sob a desculpa de não ter tempo, então as filas de drive thru estão bem longas, já cedo. Os restaurantes recebem um numero imenso de comensais nos horários de café-da-manhã e alguns ate servem breakfast menu o dia todo.

Haja appetite! Breakfast, anyone?

Nota: Pra quem quiser conhecer mais sobre pratos das refeições típicas americanas é só dar uma olhada no site ‘addapinch.com e sua pagina no Facebook: “Add a pinch”.