Skip to content

O café da manhã inglês

21/01/2016

bz_inglaterraRogério Silva – Inglaterra

Se você leitor (a), vier passear na Inglaterra ou qualquer outro país do Reino Unido, não pode deixar de provar o famoso café da manhã inglês. Uma verdadeira instituição gastronômica da cultura inglesa !

Mas já vou avisando:  é muita comida!  Vai ficar cheio e provavelmente só irá sentir fome bem depois do almoço, lá pro final da tarde. É um super café da manhã, bem calórico, mas ideal para quem está viajando, caminhando ou tem uma jornada de trabalho pela frente. Eu não como sempre, e pra dizer a verdade, pelo menos com o pessoal que conheço no trabalho, não é sempre que todo mundo come.  Mas pelo menos 1 vez na semana, de uma forma ou outra os ingleses comem esse grande café da manhã.

BLOG The sun

Via: thesun.co.uk

Os itens básicos do café da manhã são bacon, salsichas e ovos, e claro, pra quem acha que só brasileiros comem feijão, acho que os ingleses comem tanto quanto nós.  Porém um feijão diferente, enlatado, em formato pequeno, branco, com um molho adocicado com tomate, parece um ketchup ralo e doce. Virou moda no século XIX e é parte do cardápio do café da manhã até os dias de hoje -e  acho impossível desaparecer algum dia. A primeira vez que vi, confesso que fiz cara feia, agora, não ficamos sem em casa. O prato é sempre acompanhado de uma bebida quente, café (com leite) ou chá (café preto com leite). É popular no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e países com influência inglesa, incluindo Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e África do Sul.

Alguns chamam de “English breakfast” outros de “full english breakfast”. Abreviam-se por “full English” ou “fry-up”. O que é completamente diferente do café continental que talvez esteja acostumado a ver em hotéis do Brasil e muitos outros países, inclusive na Europa que consiste de um mix de chá, café, leite, suco de frutas, cereal, pão, frutas, croissants, frios e outros mais. É mesmo algo típico inglês e irlandês, algo que levam até terem lugares específicos que servem predominantemente o café da manhã inglês. Muitos lugares chegam a servir o prato o dia todo, chamados de “all-day breakfast”.

Outros nomes, dependendo o país que estiver visitando dentro do Reino Unido é:

– Escócia – Full Scotish

– País de Gales – Full Welsh

– Irlanda do Norte ou Irlanda do Sul – Full Irish

– E alguns lugares – Ulster fry (pra ser sincero, não é comum esse último)

BLOG HP 2BLOG A brwonBLOG HP

Brown sauce

Um café da manhã inglês pode variar de lugar para lugar, mas a essência é a mesma, o café da manhã inglês tradicional ou full English breakfast como chamam por aqui em Leeds é oferecido também um ketchup ou brown sauce (um molho que parece ketchup e é super tradicional aqui, consiste de vinagre, tomate, tâmara, extrato de tamarindo, açúcar e temperos) a marca mais vendida aqui é a HP sauce.

BLOG bkf

Via:  vichist.blogspot.com

O bacon é um pouco diferente do Brasil, acho ele mais magro e menos enjoativo, se estiver por aqui o ideal é comprar um que seja maturado seco inglês “dry-cure”, solta menos água. Dai pode escolher defumado, não defumado, pedaço das costas, ou da barriga do porco.

A salsicha é importante, por conta do sabor, encontrar uma que contenha o maior grau de carne. É bem parecida com salsichas de hot dog.

Um dos condimentos que é tradicional é o black pudding, que confesso não ser tão tradicional pra mim vindo de Goiânia, talvez porque meus familiares não tinham o costume de fazer, mas já ouvi dizer que é comum no sul do Brasil e chamam de “chouriço” ou “morcela”, formato de salsicha feito com o sangue do porco. Eu fiquei meio assim quando comi a primeira vez, agora, quando como English breakfast  peço o tal do black pudding.

Bom, é isso pessoal. Espero ter descrito bem a todos os leitores o que é  esse tal de ” English breakfast” !

_________

Rogério da Silva é analista de testes em tempo integral e blogueiro em horários de folga. Veja o site dele de receitas: http://www.spicymalagueta.com/ Para saber mais sobre o Rogério  clique aqui.  Sigam-nos no Facebook para dicas de viagem e turismo. 

3 Comentários leave one →
  1. 29/09/2015 11:52

    Até entendo que possa rolar um café-da-manhã mais substancioso no inverno, uma vez na semana. Mas pessoalmente eu dispensaria o black pudding e o feijão…

  2. 05/10/2015 13:33

    Eu dispenso o feijão, o black pudding e o bacon, dependendo do lugar rs 🙂

  3. 06/10/2015 20:10

    that’s why my husband says: “Why do you think we won the war?” LOL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: