Skip to content

O Carnaval na Itália

03/02/2016

Carla Guanais – Itália

 

O carnaval atual é uma tradição do cristianismo. Porém, algo parecido já acontecia nos tempos dionisíacos e Império Romano, para não falar  na Babilônia que comemorava o equinócio de primavera com uma festa mascarada.  Pois é… Quase todas as festas católicas foram adaptadas em cima de festas pagãs e assim “perpetuar” suas “tradições”.

A palavra carnaval vem do latim carnem levare (“eliminar a carne”), talvez influenciado pela palavra vale, também do latim, que é quase como “carne, adeus!”, indicando também o banquete que se realiza no último dia de Carnaval (Terça-feira Gorda), pouco antes do período de abstinência e jejum da Quaresma.

 A Itália sendo um dos países mais cristãos, ou melhor dizendo, mais católico, portanto, tem carnaval sim senhor e muito bem comemorado, de diversas formas. Os mais famosos são os de Veneza, Viareggio e Ivrea, os três também são considerados os mais importantes do mundo. Vamos conhecer um pouco de cada um?

Veneza

BLOG Carnaval Veneza

Foto via blog.tsuchida-makiko.com

Se tem registros da festa de carnaval de Venezia de mais 900 anos atrás, em 1094. O Carnaval em Veneza é cheio de charme, cores e máscaras. Claro, as famosas máscaras Venezianas. Ao longo dos canais só se ouve “Buongiorno Signora Maschera“, esse é o comprimento, pois não há mais identidade, sexo, classe, raça, tudo faz parte da “Grande Illusione“.

Um dos momentos particulares deste Carnaval é a Festa das Marias, onde tradicionalmente vinham abençoadas as esposas coletivamente, no dia da purificação de Maria, 2 de fevereiro.

foto clubmagellano.it

foto clubmagellano.it

Viareggio

Já o Carnaval de Viareggio acontece desde 1873. E´ um dos mais importantes da Itália, muito apreciado internacionalmente, e parecido com os carnavais de SP e RJ, pois é cheio de carros alegóricos.

Diz a lenda que começou com alguns ricos burgueses que se mascararam para protestar contra os altos impostos. Dali em diante se mascarar virou tradição e a festança só teve uma pausa de 6 anos, a pausa bélica, na primeira grande guerra.

Os destaques nos carros alegóricos do Carnaval de Viareggio, estes que são feitos tradicionalmente de papel machê, são normalmente caricaturas de figuras famosas, seja da política, da TV ou do esporte, sempre cheios de ironias.

foto tg24.sky.it

foto tg24.sky.it

Ivrea

O Carnaval de Ivrea, província de Turim, é famoso pela Batalha das Laranjas, uma dos carnavais mais particulares do mundo, de reconhecimento internacional, numa mistura de história e lenda.. Tudo devido à um protesto contra um tirano, Biandrati Raineri, em busca da liberdade.

 Tudo acontece em torno da lembrança de um episódio da libertação de uma tirania na Idade Média. Uma rebelião iniciada pela filha de um “mugnaio” (aquele que moia os cereais) contra o tirano barão que “matava” de fome a população.

Durante os 3 dias de festa, acontecem desfiles com os personagens históricos e o momento mais esperado: a batalha das laranjas! Momento que retrata a rebelião popular contra a tirania.

Na batalha, o povo representado pelos “aranceri”, a pé, sem nenhuma proteção, combate com laranjas contra os soldados do senhor feudal, os “aranceri dei Carri da Getto”, esses em carroças puxadas à cavalos, com máscaras e roupas de proteção (tipos aqueles de futebol americano) que lembram as antigas armaduras.

 Como um sinal de participação na festa, todos os cidadãos e os visitantes, devem vestir o Berretto Frigio, um gorrinho vermelho em forma de meia que representa a adesão à revolta e, portanto, aspiração à liberdade. O gorrinho também significa que você não estará participando da batalha das laranjas e não quer ser atingido.

Saiba mais sobre o particularíssimo carnaval de Ivrea no meu blog Sonhos na Itália. 

Baci e um bom carnaval a todos!

__________________

Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010. Saiba mais sobre o blog pessoal Sonhos na Itália e a Carla clicando aqui. Veja fotos da Carla e dos outros autores do BZ seguindo nosso Instagram. Para atualizações sobre viver no exterior siga nossa fanpage no Facebook e nossa conta do Twitter

5 Comentários leave one →
  1. 06/03/2011 19:02

    Talvez o Carnaval mais famosos da Itália, depois de Veneza, seja o de Cento. Pessoalmente me recuso a qualquer manifestação carnavalesca fora do Brasil. Fui e não consegui evitar comparar com os carnavais do Rio, Salvador e Olinda. Isso apesar do Carnaval de Ivrea ser muito divertido de apreciar. De longe. 🙂

  2. sonhosnaitalia permalink
    07/03/2011 8:03

    Ah, bom saber Allan, não ouvi falar desse! Eu ainda vou viver a experiência e saber como é. Mas confesso que ainda não consigo imaginar o carnaval sem um samba, sem um axé, rs. Não sei que tipo de musica toca aqui nos carnavais, mas sei que claro, devemos apreciar sem comparações, afinal, carnaval brasileiro, só no Brasil. beijo

  3. Rosane Maria dos Santos Silva permalink
    11/03/2011 13:55

    LINDO MARAVILHOSO GOSTARIA DE ESTAR AI
    BEIJJOOS

  4. Jaqueline permalink
    22/02/2012 17:26

    Pode me ajudar na pesquisa da escola.

Trackbacks

  1. Carnaval de fantasias e gostosuras | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: