Skip to content

Carta de amor à França

26/02/2016

 

bz_franca

Fabio T – Normandia, França

 

Chère France,

Faz agora mais de  7 anos que eu vivo com você, e eu gostaria de abrir o meu coração com relação ao que sinto por você.

Quando cheguei sozinho em pleno inverno em uma estação de trem isolada do interior com apenas duas malas nas mãos, cheio de sonhos e esperanças, você me acolheu com uma certa curiosidade.

Bem vindo à França [arquivo pessoal]

Bem vindo à França [arquivo pessoal]

Confesso que no começo nossa relação não foi fácil, a gente não se compreendia direito e a gente bateu cabeça algumas vezes; e para ser sincero eu não sabia se a gente iria muito longe juntos, mas hoje vejo que ainda temos muitos anos juntos à nossa frente.

[fonte : thecommongreatergood. com]

[fonte : thecommongreatergood. com]

Você  é uma verdadeira dama, sabe se valorizar, e não se despe para o primeiro cafajeste que aparece, você faz com que sejamos merecedores para conquistá-la e descobri-la aos poucos. Muitos dos que a veem pela primeira vez, podem achá-la rude e fria, principalmente se eles não falam sua língua. Mas esta é só uma primeira impressão. Se eles se derem o tempo de conhecê-la, aprender sua língua, respeitar sua cultura e sua história, eles verão toda sua hospitalidade e beleza.

Eu aprendo e aprecio mais à cada dia sua língua e sua cultura e espero que eu tenha contribuído à que você perceba um pouco mais que o Brasil não é apenas samba e futebol.

Foi com você que eu conheci o que é um inverno com temperaturas negativas, onde amanhece às 9h, passamos o dia inteiro com tempo encoberto e escurece às 17h; mas tudo isso não tem problema pois aprendi com você à apreciar ainda mais a beleza da primavera florida e as delícias de um bom aperitivo com os amigos em um terraço em uma noite de verão.

Sua elegância é mundialmente conhecida e você sabe se vestir adequadamente à cada ocasião de maneira simples e chique.

Você é uma cozinheira de mão cheia, considerada uma das melhores do mundo, e como boa anfitriã, sabe receber com todos os rituais ditados pela etiqueta mas sabe também ser descontraída durante um pique-nique informal no gramado de um parque.

Você trabalha para viver e não vive para trabalhar como em outros lugares do mundo; dinheiro e cargo não são as coisas mais importantes para você. Você sabe apreciar cada bom momento que a vida têm à oferecer.

I'm the king of the World (na Bretanha) [Arquivo Pessoal]

I’m the king of the World (na Bretanha) [Arquivo Pessoal]

Cada curva de seu corpo esconde um segredo, um castelo e mesmo cicatrizes de sua longa história que eu adoro descobrir aos poucos. Acho uma pena que muitos conhecem apenas sua capital, pois cada um dos seu canto merecer ser conhecido e apreciado.

Você não tem o hábito de falar alto mas sabe debater com paixão desde assuntos do quotidiano até filosofia; não é para menos que deu origem à grandes pensadores como Sarthe, Voltaire ou Baudrillard.

Eu frequentemente a ouço reclamando, eu sei, o mundo não é um mar de rosas e que há muitas coisas para se melhorar aqui, mas às vezes você dá a impressão que nunca está contente apesar de suas belezas naturais, da sua história, da sua cultura e de seu povo em geral ter em uma situação favorável se comparada à outros lugares do mundo. Este seria um conselho que eu gostaria de te dar: aprecie e se satisfaça com o que já conquistou.

Outra coisa, tente ser mais receptiva às mudanças para poder melhor se adaptar e prosperar no mundo globalizado atual. E diga à alguns de seus filhos para abrirem mão de alguns de seus benefícios desiguais que desfrutam à custas dos outros. Os seus filhos ferroviários precisam mesmo se aposentar até 10 anos antes que o resto da população se isso significa o cancelamento de linhas de trem e prejuízo para muitos passageiros ?

Cuide-se.

Je t’aime.

Seu amante,

Fabio T

Fabio T mora na França há mais de 7 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para notícias atuais sobre viver no exterior clicando aqui. Twitter e Instagram: @blogbrasilcomz

One Comment leave one →
  1. 26/02/2016 10:31

    Hahahhaha! adorei Fabio!!! Quanto amor! Você foi muito mais poético, parabéns. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: