Skip to content

O Festival das cerejeiras (Sakura)

24/03/2016

japão W. Anderson – Japão

Árvores de cerejeiras existem em praticamente todos os países. No Japão, parece que a belezas destas árvores é ainda mais exuberante, se não, pelo menos, são mais cultuadas e respeitadas.

A cerejeira é considerada um dos símbolos do Japão e também o símbolo da primavera japonesa.

File_004

(*) a flor de cerejeira

O equinócio da primavera marca oficialmente o início dos festivais de flores de cerejeiras, aqui, chamados de 桜の祭り(sakura no matsuri). Mas antes mesmo que a primavera se inicie, no extremo sul do Japão, em meados de fevereiro, o frio já não se faz tão intenso, e as primeiras cerejeiras florescem, dando ao belo uma beleza ainda maior.

De sul ao norte, de oeste ao leste, o auge das floradas do sakura acontece entre final de março e o final de abril. Mas isso não ocorre apenas pelo sentido geográfico, com o avanço  do final do inverno, mas também com as qualidades das cerejeiras plantadas. Das muitas variedades existentes, as mais bonitas parecem mesmo estar aqui no Japão.

Há 3 principais Festivais de Cerejeiras e, um deles, fica numa cidade (muito) perto de onde moro, chamada Ina-shi, mas é o nome do distrito e do palácio onde o parque destas cerejeiras se localizam que dá o nome deste festival e o torna famoso no Japão inteiro, recebendo turistas que vem de ônibus, trem e carro, desde Nagasaki até Hokkaido, para apreciarem o Sakura Matsuri de Takato.

File_005

(*) Castelo de Takato camuflado entre árvores de sakura

O Festival de Takato acontece na colina onde fica o Castelo de Takato, cercado por mais de 1500 árvores de cerejeiras plantadas estrategicamente para camuflar e proteger o Castelo  do ataque de clãs inimigos.

File_002

(*) estacionamento de ônibus para acesso à colina do Castelo de Takato, ao final da tarde de muitos visitantes

Os japoneses apreciam muito a beleza e a exuberância que as flores das cerejeiras proporcionam, razão esta, que os festivais mais conhecidos atraem visitantes de muito longe. Há inúmeras razões para cada festival se destacar, desde o que possui as cerejeiras mais antigas do Japão, no Templo de Jissou, na cidade de  Hokuto-shi, província de Yamanashi-ken, ou até mesmo na província de Kagoshima, por ser (geralmente) o primeiro lugar a florescer ou então, qualquer outra razão que distingue algo que outros festivais não destacaram.

Muito se confunde o “sakura matsuri” com o “hanami matsuri”(花見) , visto que ambos acontecem na primavera e, no “hanami” (admirar as flores), as pessoas geralmente fazem tipo um pique-nique sob uma árvore (quase sempre cerejeira), havendo sempre, a disputa e a reserva antecipada (colocando sua lona para forrar o chão e demarcando seu espaço – sempre respeitado) para naquele dia, desfrutar com familiares e amigos a beleza que a primavera traz para todos.

IMG_0036

(*) “hanami” – geralmente feito num parque e sob uma árvore, forrando o chão com uma lona para um pique-nique

Após abrir, a flor da cerejeira dura pouco, uns 4 dias em média, podendo diminuir caso haja uma chuva ou vento forte. O chão (e também o asfalto) ficam forrados com suas pétalas. Perto da minha casa mesmo, são inúmeros parques que se transformam, mesmo que possuam poucas cerejeiras plantadas. Uma árvore adulta, pode demorar até quase 30 dias para florescer completamente, tornando esse um ponto forte para admira-las.

File_000 (2)

(*) avenida onde moro, com todas as árvores floridas

Referências:

Takato Sakura Matsuri Home Page (in japanese language)

Takato Sakura Guide (in japanese language) **

(*) Todas as fotos são de arquivo pessoal do próprio autor

(**) Mesmo em idioma japonês, pode-se notar no guia (e também no site), o tamanho da colina do Castelo de Takato e a infra estrutura oferecida aos visitantes

________________

W. Anderson é engenheiro elétrico e mora com a família há 11 anos no Japão. Para saber mais sobre ele clique aqui

Vejam fotos dele e de outros autores no perfil do BZ no Instagram. E sigam nossa página no Facebook acessando aqui.

4 Comentários leave one →
  1. edvanfleury permalink
    24/03/2016 8:53

    Eu acho lindo essas flores. Aqui na China elas florescem e morrem muito cedo. Em Beijing, onde moro, a primavera dura umas 2 semanas e quando termina as flores de Cerejeiras também vão embora e começa a época dos algodões. O chão fica branquinho como se fosse neve.

  2. Paul permalink
    25/03/2016 11:39

    What a great time of the year!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: