Skip to content

Quer emagrecer? Coma de pauzinho

22/04/2016

BZ_China Edvan Fleury – Beijing, China

Já reparou que boa parte dos asiáticos tem um corpo magro? De acordo com algumas notícias que vi em sites ano passado, uma das razões para este esterótipo “sequinho” deve-se ao fato de que na cultura asiática usam-se pauzinhos para comer. Como nunca tive a oportunidade de comentar esse fato propriamente, decidi escrever sobre a importância desses pauzinhos na sociedade chinesa (sob a minha ótica).

Segundo alguns pesquisadores da área, o cérebro demora cerca de 20 minutos para poder entender quando estamos satisfeitos. Comer em pequenas porções, usando os pauzinhos, ajuda o nosso corpo a não ingerir uma quantidade desnecessária de comida.

Mas, é claro que também não vamos acreditar que só os pauzinhos ajudam a moldar o corpo dos asiáticos. Aqui na China, por exemplo, os chineses estão sempre fazendo atividades físicas. Em qualquer condomínio ou praça é possível encontrar um “playground” para adultos, onde a maioria vai lá para fazer atividades de alongamentos (muitos que utilizam essas máquinas são velhinhos).

Chineses adoram se exercitar, não importa a idade. Seja correndo na rua, fazendo pequenas caminhadas no parque, nadando nos clubes ou fazendo musculação na academia. Daí você já vê que não são apenas os pauzinhos que contribuem para o DNA mais magro dos asiáticos.

Em termos de alimentação, não vou aqui dizer que os chineses são os mais saudáveis da Ásia, pois na minha opinião estão longe disso. A comida chinesa é muito cheia de óleo e de gordura animal, misturada com muitos vegetais. Se os chineses comem tudo com muito óleo e pimenta, eles também ingerem vegetais na mesma proporção. Nunca conheci um chinês que não fosse chegado em um vegetal ou em um legume. Eu tinha uma colega de trabalho que toda tarde comia um pepino. Sim, um pepino na hora do lanche. Ela sempre me oferecia, mas com muita educação eu recusava porque nunca fui chegado em pepino. O mais engraçado é que nas prateleiras das lojas de conveniência é possível encontrar uma gôndola dedicada à vegetais para serem devorados como se fossem snacks e, é claro, que o pepino está lá entre as opções.

Não vou desmerecer a função dos pauzinhos no prato dos asiáticos. Na minha opinião eles são fundamentais aqui na Ásia. Eles são importantes não pelo fato de regularem a quantidade de alimentos ingeridos, mas para evitar o desperdício. No caso da China, você sabe o que acontece quando o chineses resolve trocá-los por garfo e faca? É um desastre. Imagine que você passou a vida inteira comendo de pauzinho, logo, sempre pediu as coisas em pequenas porções. De repente você resolve comer de colher, vamos supor, por consequência você consegue comer mais alimentos… e… lembra daqueles 20 minutos que o cérebro levar para perceber que está cheio? Pois bem, em 20 minutos você consegue comer muita coisa sem perceber o que entrou a mais pela sua boca. Aqui, é muito comum pedir muitos pratos em pequenas porções para serem compartilhados. Então, quando um chinês vai a um restaurante ocidental em Beijing (vou citar onde moro como exemplo), é muito comum eles pedirem vários pratos. Porém, as porções ocidentais não foram feitas para serem dividas, logo, vem mais comidas e aliado ao fato de que é bem provável que no restaurante só tenha garfo e faca à disposição, o que você acha que vai acontecer? Se você respondeu desperdício, acertou na mosca.

Como muitos chineses estão cada vez mais engajados a se tornarem ocidentais, vale ressaltar o lado ruim disso. Os chineses até podem tentar parecerem ocidentais, mas dificilmente vão mudar seus hábitos, até porque eles cresceram assim. Estamos falando de costumes e ninguém simplesmente desliga o que aprendeu, ou melhor, o que vem fazendo desde pequeno. Ano passado, viralizou por aqui um vídeo de um grupo de chineses em um restaurante na Tailândia enchendo seus pratos com quilos e mais quilos de camarão sem nem ao menos comê-los.

Se você tiver a oportunidade de passar por cidades mais internacionais na China como Beijing, Shanghai, Xian, Hong Kong e etc… dê uma volta pelos restaurantes ocidentais e veja quanta comida os chineses vão pedir e o quanto disso será realmente aproveitada. Você vai ficar assustado com a quantidade de comida que vai sobrar na mesa e é bem provável que vá parar na lata do lixo. Pra ser sincero, esse fenômeno também é possível ser notado nos próprios restaurantes de comida chinesa, mas na minha opinião isso acontece em menor escala quando comparado aos restaurantes de comida ocidental.

Segundo dados de 2012  do China Daily, um dos principais veículos oficiais usados pelo governo chinês para a divulgação de dados sobre o país, as cozinhas chinesas produzem uma estimativa de 11.000 toneladas métricas de lixo, somado a isso também acrescente mais 2.500 toneladas de lixo proveniente dos restaurantes.

Mas voltando ao título desse post, se eu acho que comer de pauzinho ajuda a emagrecer? Sim, com certeza. Eu como todos os dias com eles e pude notar que ingiro muito menos comida do que quando estou usando as mãos ou o garfo e a faca. Eles são ótimos aliados na luta para quem quer emagrecer sim, mas não são tudo em uma  dieta. Façam como os chineses, adote práticas esportivas na sua vida combinada com muitos vegetais, mas não incorpore o desperdício!

Pra terminar esse texto, vou deixar aqui uma curiosidade sobre a Ásia. Na hora que você escolher o seu pauzinho, saiba que todos os países asiáticos que os utilizam adotam jeitos diferentes de manuseio. Sim, é isso mesmo. O jeito como um chinês segura o pauzinho pode ser diferente da de um japonês, por exemplo. Isso se deve ao fato de que cada país possui pauzinhos de formas e tamanhos variados. Aí em baixo vou deixar a foto da versão chinesa que é geralmente feito de madeira e às vezes um pouco mais retangular nas pontas. Já os usados pelos coreanos, podem ser de metal e ligeiramente menores que os chineses (obrigado minha amiga Kat Figueiredo por ter me enviado essa foto diretamente da Coreia do Sul para ilustrar meu post).
chopstick.png

E vocês leitores do BZ ? Estariam dispostos a comer de pauzinhos nem que fosse para tentar emagrecer ?

_____________

Edvan Fleury nasceu em Manaus e é jornalista. Atualmente encontra-se Perdido na China, trabalhando com e-commerce e fazendo vídeos na horas vagas com amigos. Para saber mais sobre ele acesse a mini-bio clicando aqui. Sigam nossa página no Facebook clicando aqui e no Instagram clicando aqui. Para seguir o nosso Twitter clique aqui

5 Comentários leave one →
  1. 22/04/2016 7:29

    Ed, eu já tentei várias vezes comer de pauzinhos e me canso depois de 5 minutos. Nem com elástico nos pauzinhos eu consigo. Se eu viajar de novo para a Ásia no futuro, levo garfo e faca na mala. Ou volto 5k mais magra (oba!).

    • edvanfleury permalink
      22/04/2016 7:41

      é pq vc ainda não encontrou uma técnica que te dê conforto. Aqui na China usa-se os pauzinhos para cozinhar tbm ahahah

    • Arlete permalink
      25/04/2016 15:52

      kkkk! Eu tb ia emagrecer pq nunca conseguiria. Muito bom post. Como é o nome dos pauzinhos em chinês?

      • edvanfleury permalink
        26/04/2016 4:44

        Oi Arlete, chinês é Kuaizi 🙂

  2. katfigueiredo permalink
    30/04/2016 16:44

    Aqui na Coreia é assim mesmo, pede diferentes pratos para compartilhar~ mas ainda assim acho muito. E tô passando a estranhar comer de garfo e faca de tão acostumada de comer com os pauzinhos, se tornou tão natural, fora que eu sempre odiei ficar cortando as coisas pra poder comer, aqui só pega a tesoura corta em pequenos pedaços e seja feliz com os pauzinhos hahahah ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: