Skip to content

O que levar do Chile como souvenir

25/04/2016

bz_chile-transparente

Carlos Fernandes Santiago, Chile

 

Umas das partes mais gostosas de uma viagem é quando vamos comprar os souvenirs ou lembrancinhas do país onde estamos visitando, seja para nós ou para as pessoas que amamos. E o Chile guarda uma lista grande de opções.

Em Santiago encontramos um local excelente para essas compras: o Centro Artesanal Santa Lucía. Trata-se de uma feira de artesanato que está localizada em frente a um dos pontos turísticos da cidade, o Cerro Santa Lucía. Eu, particularmente, recorro a essa feira quando quero levar algo que lembre o país aos meus familiares no Brasil. E os supermercados também nos oferecem uma vasta opção de presentes, especialmente relacionados a bebidas e guloseimas, por exemplo.

Centro Artesanal Santa Lucía - Foto: Carlos Fernandes

Centro Artesanal Santa Lucía – Foto: Carlos Fernandes

Tentei listar mais abaixo algumas lembranças bem típicas do Chile e que envolvem alguma peculiaridade ou história, saindo do básico em algumas sugestões. Com exceção, é claro, da maior especialidade chilena exportada para cerca de 130 países: o vinho.

Então chega de papo e vamos as dicas:

1 – Vinhos: vou começar com eles. São conhecidos mundialmente como um dos melhores. Estando no Chile você poderá encontrar marcas diferentes daquelas comuns encontradas no Brasil. É um ótimo presente para quem curte tal bebida. A dica é compra-los sempre em um supermercado. Qualquer supermercado em Santiago terá uma boa variedade de vinhos das mais diferentes vinícolas chilenas a preços excelentes. E, muitas vezes, com promoção tipo pague 1 e leve 2. Apenas tomem cuidado com o excesso de bagagem ao levar muitos vinhos na mala.

Vinhos chilenos em um dos mais populares supermercado de Santiago – Foto: Carlos Fernandes

2 – CD de Cueca: calma, calma. Cueca é a música tradicional chilena, uma espécie de música sertaneja raiz tocada com acordeon, viola e pandeiro, por exemplo. Lembra uma certa mistura da nossa música caipira com a música mexicana. Sua dança também é chamada de cueca e o baile é conhecido como cuecazo. Para quem gosta e se interessa por músicas regionais é uma bela recordação para se ganhar.

3 – Bolsas coloridas: não há uma mulher que resista as bolsas coloridas chilenas. Levei algumas para minha família no último Natal e todas as presenteadas adoraram. Inclusive já tenho encomendas para a próxima volta. Mais uma excelente dica para presentar uma mulher e sem ocupar muito espaço na mala.

4 – Xadrez “Mapuche vs Espanhóis”: coisa linda. Não só para quem gosta do jogo, mas também para quem gosta de artesanato típico de um país. Tanto o tabuleiro quanto as peças referem-se a batalha travada entre os índios mapuches do centro-sul do Chile e os espanhóis na Guerra de Arauco (1550-1656). O jogo possui uma das metades de suas peças esculpidas com figuras representativas dos mapuches e a outra metade com figuras representativas dos espanhóis. Os tamanhos são variados, podendo ser de madeira ou cerâmica. Já presenteei com um deles e levei outro para a coleção que tenho de souvenirs dos países onde já estive.

Xadrez: Mapuche vs Espanhóis - Foto: Natalia Maimoni

Xadrez: Mapuche vs Espanhóis – Foto: Natalia Maimoni

5 – Alfajor: normalmente temos em mente que essa delícia é encontrada apenas na Argentina. Mas saiba que o Chile também produz um bom alfajor e que é muito prático e interessante levarmos para presentear alguém. São baratos, na maioria nas vezes, e vem em pacote ou caixa que facilita seu transporte em uma bagagem de mão na viagem de volta. Sempre que vou ao Brasil levo alfajores mil para minha família e amigos.

BLOG Alfajores chile

Alfajores chilenos, foto: corralvictoria.cl

6 – Pisco Sour: o pisco é uma bebida que se assemelha muito a nossa caipirinha. Talvez por isso agrade tanto nosso paladar. Se você vier ao Chile deverá experimentar uma dose. Nos supermercados existem muitas garrafas a venda e dos mais variados sabores. É uma ótima opção de presente também. Existe uma garrafa que representa um moai (aquelas estátuas de pedra encontradas na Ilha de Páscoa) e que ainda servirá de enfeite após seu consumo. Como curiosidade: existe uma briga jurídica que envolve os governos de Chile e Peru para decidir a quem pertence a criação do pisco sour.

7 – Jóias de Lapislazúli: nas feiras de artesanato encontramos muitos brincos, pingentes, pulseiras e outras jóias feitas com lapislazúli. Como toda jóia, seu preço pode ser um pouco alto. Mas os brincos pequenos e pingentes possuem um valor muito acessível. Trata-se de uma pedra semi-preciosa de cor azul encontrada apenas no Chile e no Afeganistão. Se procurarmos seu significado, encontraremos a definição de que essa pedra é benéfica ao sistema respiratório, especialmente para a garganta e os pulmões, os órgãos de limpeza e o sistema nervoso. Caso seja um item escolhido para levar ao Brasil, a jóia feita de Lapislazúli não ocupará espaço algum na mala e as mulheres adorarão ganhar. Dica preciosa.

Jóias de Lapislazúli - Foto: Natalia Maimoni

Jóias de Lapislazúli – Foto: Natalia Maimoni

8 – Marcador de livro: particularmente acho um souvenir interessante que encontramos nas feirinhas santiaguinas. É um simples marcador de livro duro com desenhos referentes ao Chile. Tem o desenho do mapa com os nomes de algumas cidades, mapa ilustrado com referências a produtos típicos de cada cidade, desenhos relacionados a pontos turísticos do país, enfim… Um souvenir que não ocupa lugar algum na bagagem e por um custo pequeno podemos presentar muitas pessoas.

9 – Chá de coca: essa é a dica para quem vai ao deserto do Atacama. O chá feito com a folha de coca é vendido em qualquer estabelecimento comercial local, assim como a bala de coca. São utilizados para prevenir o mal estar e a dor de cabeça provenientes da altitude. Afinal, estar no Atacama é estar entre 2 e 4 mil metros de altitude o tempo todo. Mas não deixa de ser algo diferente para trazermos de lembrança. Mas muito cuidado: no Brasil o chá de coca é proibido. Ou seja, você corre o risco de ser barrado no aeroporto caso descubram que, em sua mala, há algo do tipo. O que pode acontecer, sinceramente não sei. Alguns amigos já levaram esse chá ao Brasil sem problemas. Mas nunca se sabe.

10 – Bonecas chilenas: as pessoas as quais presentei simplesmente amaram. São bonecas de pano que retratam fielmente o rosto de uma andina tradicional, vestindo trajes típicos do folclore desse povo cordilheirano. Elas possuem rostos arredondados, trancinhas longas e pretas e olhos negros. É bater o olho nessas bonecas e lembrar desse povo. Como é de pano, podemos encaixar no meio das roupas na mala. Algumas dessas bonecas possuem um preço um pouco mais alto. Mas as menores são mais baratas. As lhamas (animal típico da região) de pelúcia são tão bem feitas quanto as bonecas, mas são caríssimas. Por isso, a dica em termos de bonecas ou pelúcia fica por conta dessas belezuras.

Bonecas andinas - Foto: sumaqwarmy.wordpress.com

Bonecas andinas – Foto: sumaqwarmy.wordpress.com

Então é isso. Lembro aqui que essas são minhas dicas pessoais e que há tantos outros souvenirs disponíveis. Caso você leitor do BZ tenha outro em mente e queira compartilhar com a gente, deixe sua mensagem nos comentários. Y que te vaya bien chiquillos!

________________________

Carlos Eduardo Fernandes é publicitário.   Já morou na Irlanda e atualmente é professor de inglês online em Santiago, no Chile.   Saiba mais sobre ele e o blog pessoal clicando aqui. Sigam-nos no Facebook acessando aqui. Instagram e Twitter: @blogbrasilcomz

5 Comentários leave one →
  1. viciolicito permalink
    25/04/2016 12:04

    Oi, muito bom o post, adorei as dicas, princialmente do Alfajor, não sabia que o chileno tbm era de qualidade…sempre trago Alfajor quando vou a Riviera no Urugaui – tbm são muito bons, mas ainda acho o alfajor da argentina melhor, assim como o sorvete que é baseado na receita italiana, amooo!

    • carlosfernandeschile permalink
      25/04/2016 19:59

      Olá! Obrigado pelo comentário. E sim, há uma boa variedade de alfajores no Chile também. Vale a pena conferir. Abraço.

  2. 25/04/2016 12:11

    My wish list:

    Bolsas coloridas! várias / Xadrez “Mapuche vs Espanhóis” (minhas crianças amam xadrez, damas, baralhos… esse é lindo demais, nunca imaginei que existisse). / alfajores (lembrança gostosinha e barata, um mimo esperto) / lápislazuli (que coisa mística e interessante) / marcadores de livros, vários (outro mimo esperto, barato e charmoso) / boneca chilena (para minha sobrinha recém-nascida no BR)

    Não: vinho chileno (Preço acessível e facilmente encontrável na Holanda)

    Talvez: folhas de coca / cd’s de cueca / pisco sour (se eu encontrar uma garrafa em forma de moai)

    Pronto, adorei essa minha lista. Ah, uma garota pode sonhar – não pode? Fica aqui como referência para minha viagem em 2017/18 ou 2024 (quando o European Extremely Large Telescope lançar a primeira luz no universo).

    • carlosfernandeschile permalink
      25/04/2016 20:06

      Pois é Ana. Há uma variedade imensa de bolsas coloridas que encantam as turistas brasileiras. Fiquei doido com as mais variadas opções de souvenirs que encontrei na Inglaterra, por exemplo. É tudo muito icônico, se é que você me entende. Mas confesso que o Chile me surpreendeu porque tudo é muito típico dos andinos. Algo que não encontramos nas lojas de chineses pelo mundo.

      • 25/04/2016 20:59

        Exato! Em Londres tem toda uma cafonalha (saleiros, canecas, bonés, cinzeiros, canetinhas, almofadas…) com estampa da família real / bandeirinha (Union Jack)/ principais pontos turisticos (Big Ben…) . Tuuuudo “Made in China”. É horrível. Prefiro produtos “normais” locais mas cheios de bossa. Na Espanha e França gosto de comprar cerâmica e jarros pintados à mão e que uso com frequência. É diferente e charmoso, dá aquele toque mediterrâneo/vintage à mesa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: