Se você pedir o número do WhatsApp de um chinês é bem provável ouvir que ele/ela não tenha esse app. Esse aplicativo é quase desconhecido e poucas pessoas o usam na China. O aplicativo que os chineses mais usam no telefone para enviar e receber mensagens é chamado de Wechat. Em 2015 o Wechat fechou o ano com cerca de 650 milhões de usuários ativos contra 1 bilhão do WhatsApp. Para mim o Wechat é milhões de vezes melhor que o app do Tio Sam, isto porque ele não é apenas um programa de troca de mensagens. Ele literalmente faz tudo o que você precisa no dia a dia, eliminado até mesma a necessidade de você ter que usar uma carteira. Veja aqui em baixo alguns dos principais recursos desse aplicativo para entender o porquê ele é o preferido entre os chineses:

#1. Receber Pagamento Pelo WeChat

Com o Wechat você não precisa ter uma máquina para passar o seu cartão para fazer qualquer pagamento. Esse recurso é muito legal principalmente para quem tem um pequeno negócio ou trabalho como autônomo. Basta cadastrar uma conta de banco, scanear o ID do usuário que quer lhe pagar e voilà. Em apenas alguns segundos o dinheiro é transferido para a sua conta. Eu uso muito esse recurso quando o cara que entrega meu almoço não tem troco para me dá. Ele rapidamente tira o celular do bolso, escaneia o meu ID e pronto, tá pago. Simples assim.

#2. Videoconferência Pelo WeChat

No Wechat é possível montar grupos de até 500 pessoas e você não precisa saber o número de telefone delas para adicionar ninguém. O fato de você poder fazer uma videoconferência com até 8 usuários é algo muito cômodo e que eu sinto muito falta na WhatsApp.

#3. Localização em Tempo Real Pelo WeChat

Está indo para alguma cidade nova? Seu amigo está perdido e não consegue achar a sua casa? O Wechat oferece um recurso no qual é possível compartilhar a localização com qualquer outro usuário em tempo real. Com uma interface bem simples, o mapa vai abrir mostrando onde cada usuário está localizado na área. Como a localização é em tempo real, você pode acompanhar o deslocamento de cada pessoa no mapa. Eu sempre uso esse recurso quando vou a um bairro onde não conheço muito bem, aí a pessoa pode me dizer se tenho que ir para a esquerda, direita, que rua tenho que entrar e etc..

WeChat Localizador em tempo real Edvan Fleury de Beijing, China @beijing.boy @edvanfleurygame Blog Brasil com Z @blogbrasilcomz

#4. Pagar Contas Pelo WeChat

Além de receber e transferir dinheiro, muitos chineses usam o Wechat para pagar contas de água, luz e gás. Como todo mundo está sempre muito ocupado na China, esse recurso poupa muito do tempo. Basta clicar na opção Eu > Minha carteira e escolher que tipo de conta você deseja quitar. Infelizmente essa parte esta disponível apenas em Inglês e em Mandarim.

Pagar Conta Usando o WeChat Applicativo da China WeChat Localizador em tempo real Edvan Fleury de Beijing, China @beijing.boy @edvanfleurygame Blog Brasil com Z @blogbrasilcomz

#5. Comprar Tickets de Trem, Avião e Chamar Táxi Usando WeChat

Muito antes do Uber ficar popular no mundo todo, os chineses já conseguiam chamar o táxi usando apenas 2 dois botões do celular através do Wechat. Além da conveniência do serviço de táxi, é possível compras passagens áreas e tickets de trem online tudo através desse programa.

Comprar Tickets de Trem, Avião e Chamar Táxi Usando WeChat Edvan Fleury de Beijing, China @beijing.boy @edvanfleurygame Blog Brasil com Z @blogbrasilcomz

O Wechat tem muitos outros recursos que eu adoro, mas a maioria está disponível apenas na China (o que é muito chato, né?). Infelizmente não tenho como listar tudo que esse aplicativo de mensagens faz, mas para sanar sua curiosidade tenho um vídeo no qual eu mostro alguns outros recursos com mais detalhes no meu canal no Youtube. O wechat está disponível para Android, Blackberry, Windows Phone, IOS, Symbian e Miui. Caso você venha para a China seja para passear ou para morar, aconselho você a ter esse app já instalado no celular porque ele com certeza vai deixar sua estádia mais cômoda.