Skip to content

Um show de Flamenco, Sevilha

14/05/2016

bz_espanhaAna Fonseca – Sevilha, Espanha

Uma atracão cultural obrigatória para quem visita alguma cidade no sul da Espanha (e na Espanha em geral) é assistir a um show de flamenco. Uma das melhores (talvez simplesmente a melhor)  casas de show para apreciar essa modalidade é os Tablao “Los Gallos”, bem no Casco Antiguo da cidade.

Eu visitei esse tablao pela primeira vez em 2002 e não me decepcionei. Tinha sido um show de um bailarino e duas bailarinas. Cada um dançou alternadamente solo, em dupla e no final alguns números juntos. Se bem me lembre era só um musico.  De qualquer forma, fiquei impressionada. O palco dos los Gallos ‘e bem pequeno, e acomoda portanto um publico pequeno (embora haja um balcão superior a quantidade de pessoas assistindo nao ultrapassa 100 pessoas, penso). A acústica ‘e excelente, e as cadeiras são confortáveis, de couro, cada uma numa cor e umas poucas mesinhas

Tanto em 2002 quanto esse ano de 2016 o tíquete de entrada da direito a um drink por pessoa, que tem tudo a ver com a cultura local. Embarquei num “tinto de verano” (2/3 de vinho tinto e 1/3 de gaseosa de limon) com minha galera e ” tuve un buen momento”.

Não foi esse exatamente o show que vi, mas foi essa cantaora que abriu o show:

Essa aqui foi uma das bailaoras que mais apreciei:

A MariAngels Gabaldon fez um numero com leque. Ou melhor: fez miséria rodopiando um leque com os bracos, fiquei tonta, com algo de oriental/chines. Não encontrei isso dela pelo Youtube, o show com leque. Mas aqui vai um numero dela para vocês terem uma pequena impressão do talento dessa bailaora:

Flamenco é o tipo de arte que nem todo mundo aprecia, eu sei. Tem gente que tem aversão, acha insuportável. Meu marido, por exemplo, não gosta nem de Gipsy Kings e acha tudo “estranho” e os cantaores “com problema de voz, todos roucos” e tem medo das bailaoras, acha elas “soturnas”. Meu cunhado ficou com dor de cabeça e disse que o chato mesmo era “não sacar nada de espanhol, não compreender uma palavra”. Ja vi espetáculos na Holanda com dezenas de dançarinas de flamenco no palco, já vi um par de shows no Brasil e cada vez me encanto mais com essa arte complexa e de origens obscuras. Não da para dizer que a origem e simplesmente e apenas cigana. Tem algo de árabe, de judeu, de cigano, mas penso que resultou numa forma puramente andaluza. Muito elegante, um sentimento de dor, de alegria, de tristeza e de mistério. No segundo show en los Gallos uma das bailaoras dançou uma musica cubana (texto e ritmo cubanos). Então ate a forma praticada en Latino America tem repercussão na forma andaluz. E soube que ha mais escolas de tal forma de dança no Japão que na Espanha. Fascinante !

Bom, fica a minha dica para quem visita Sevilha: assistir a um show do Los Gallos. Vale cada centavo ! Abaixo, algumas fotos que fiz no final do show que assisti na semana passada. Entre cantaores e bailaoras deveriam ter uns 11 artistas se apresentando. Teve numero  com castanhola, com leque, com mantilha… enfim, todas as formas das arte flamenca.

P1060205

P1060209

P1060210

______________

Ana Fonseca vive na Holanda desde 1999 e administra o blog Brasil com Z junto com a Carla Guanais (Itália). Para saber mais sobre ela acesse aqui. Veja fotos da Ana e de todos os outros autores do blog no Instagram acessando aqui. Veja aqui nosso Twitter e acesse nossa pagina no Facebook para atualizações e curiosidades sobre a vida fora do Brasil acessando aqui. Caso queira nos contactar para candidata-se a escrever para o blog envie um e-mail para blogbrasilcomz@gmail.com e apresente-se, explicando porque se considera capaz e quais suas expectativas em relação ao BZ. Agradecemos ! 

2 Comentários leave one →
  1. edvanfleury permalink
    16/05/2016 5:39

    A Espanha é linda demais

  2. 25/05/2016 15:36

    Valeu a dica, Ana! Acho flamenco um ritmo lindíssimo, muito forte e muito sensual! Adoro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: