Skip to content

De mudança para a Costa Rica

23/05/2016

bz_costa Bruna Costa – Costa Rica

Oi leitores do BZ ! Me chamo Bruna Costa, sou gaúcha de Porto Alegre e tenho 26 anos. Esse é o meu primeiro post por aqui, um post de apresentação.

A história de vir para Costa Rica começou com a história de querer morar no exterior. Vivia em Porto Alegre, tinha um bom emprego, mas eu sempre tive o sonho de sair do Brasil e ver como a vida seria fora de casa. Estava namorando o Sérgio há 3 anos e ele também tinha esse mesmo sonho.

Começamos a planejar nossas vidas para sairmos do Brasil no final de 2016. Tínhamos planos de irmos para EUA, Canadá ou Nova Zelândia. Uma coisa era certa: queríamos ir com pelo menos um de nós com emprego ou bolsa de estudo em universidade, já que não tínhamos planos de ficar somente fazendo curso de inglês, até porque não tínhamos esse dinheiro para investir. Queríamos algo a ver com nossas formações acadêmicas também já que ambos gostamos do que fazemos e somos felizes na profissão. Eu sou psicóloga e Sérgio é engenheiro de computação. Eu sabia que era bem mais fácil Sérgio conseguir um emprego do que eu, visto a área de atuação dele.

Lá por abril de 2015 eu estava cansada de muitas coisas, iria ser demitida do meu emprego porque tudo estava uma desordem e já achava que estava na hora de pegar outro rumo. Numa noite despretensiosa eu disse pro Sérgio: “Arruma logo esse emprego fora do Brasil e vamos!” Falei que talvez não precisássemos juntar tanto dinheiro antes se tiver um emprego. Não sei se aconteceu aquelas coisas que quando o universo escuta algo em alto e bom tom se encarrega de fazer acontecer, só sei que algumas semanas depois, surgiu uma vaga pro Sérgio (pelo Linkedin) na Amazon para Costa Rica. Como era a primeira oportunidade que surgia, nós estávamos: vai para ter a experiência e seguiremos tentando. Como a entrevista era em São Paulo, lá foi Sérgio desbravar a seleção com a Amazon. Quando ele chegou em casa, depois de um bate e volta POA-SP e depois de 6h em entrevista, cansado demais, eu perguntei como tinha sido. Lembro exatamente de ele me contando tudo e eu perguntando mais ainda e no final eu concluí que ele tinha se saído muito bem. Depois de 2 semanas mais ou menos, estava no trabalho na maior confusão, já estava cumprindo aviso prévio e tudo estava um caos; recebo uma ligação do Sérgio dizendo que haviam ligado da Costa Rica e que ele havia passado.

Mas, ainda não tínhamos decidido… A Costa Rica foi uma descoberta nas nossas vidas. Ainda não tinha conhecido ninguém que tivesse ido, nem sabia exatamente aonde ficava se era embaixo, em cima do Panamá. Fomos então descobrir a Costa Rica e descobrir também se o salário valia a pena essa mudança. Conclusão: valia a pena e o país parecia ser muito simpático! Começou então a jornada visto de trabalho da Costa Rica. No princípio, até pensamos em Sérgio ir e depois eu ir mas percebemos que se fôssemos juntos e casados, eu teria uma melhor entrada no país e estaria mais segura. Além do que a Amazon oferecia passagem de ida para mim também. Essa proposta de trabalho e decisão de vir aconteceu início de junho. Dia 10 de julho nós já estávamos casando no civil e enviando a certidão para começar o processo de visto. Demorou mais do que achávamos então, tivemos um tempo para curtir bem a família, para viajar e para organizar nossas vidas.

BLOG Bruna Vulcão sozinha

Por mais que pesquisássemos bastante sobre a Costa Rica, acredito que sempre ficava aquela dúvida de como seria o país e percebemos que tinha muito pouca informação em português. Acredito que, em geral, os brasileiros ainda não tenham descoberto a Costa Rica. Nosso visto foi aprovado final de novembro e em dezembro já viemos. Estávamos cansados e ansiosos pela espera. Tivemos uma ótima chegada e muita ajuda da empresa para nos adaptar. Depois de nossa chegada, comecei também a fazer a validação do meu diploma em Psicologia (que ainda não está concluído). Tive uma ótima recepção de alguns psicólogos que comecei a conversar antes de chegar e que já me acolheram para futuras parcerias quando eu puder trabalhar. Por este motivo, comecei a trabalhar com aulas de português, visto que é um nicho em crescente por aqui, há muitos costarriquenhos querendo aprender português. Nossa pretensão é ficar pelo menos dois anos na Costa Rica, mas, estamos bem abertos a ficar mais dependendo do que aconteça.

BLOG Bruna Vulcão

Até agora, só tenho a agradecer à Costa Rica e tenho mais coisas boas do que ruins para falar sobre esse pequeno e diverso país!

__________

Bruna Costa nasceu em Porto Alegre, é psicóloga e se mudou com o marido para a Costa Rica. Para saber mais sobre ela acesse aqui. Veja fotos da Bruna e dos demais autores do blog Brasil com Z no nosso Instagram. Sigam notícias internacionais acessando nosso Twitter. E para notícias de viver, estudar ou trabalhar no exterior siga nossa pagina no Facebook. Blog Brasil com Z, um blog de expatriados brasileiros, vivendo nos quatro cantos do mundo!

30 Comentários leave one →
  1. 23/05/2016 10:26

    Oi, Bruna!! Adorei saber da saga de voces ate a Costa Rica! E, estou ansiosa por mais posts sobre este pais que nem eh tao distante, mas eh bem desconhecido do publico brasileiro. Um abraco!

    • 25/05/2016 6:20

      Obrigada Banjara! Realmente a Costa Rica não está no roteiro dos brasileiros e você verá nos futuros posts que tem muito a oferecer! Abraço.

  2. viciolicito permalink
    23/05/2016 12:49

    Poxa Bruna, que legal – desejo todo boa sorte pra vcs e que esse seja apenas o início da sua aventura por esse mundão maravilhoso !!!
    Tenha uma ótima semana!

    • 25/05/2016 6:20

      Muito obrigada pelos desejos! Siga acompanhando nossos posts sobre o mundão 🙂

      • viciolicito permalink
        25/05/2016 12:28

        ….seguirei com certeza…beijos e um ótimo dia pra vc!

  3. Kétina permalink
    23/05/2016 19:10

    Que legal conhecer um pouco mais dos motivos de tu ires pra Costa Rica, Bruna! Tenho alunos daí aqui em Porto Alegre e fico encantada com as coisas que eu fico sabendo sobre o país. Confesso que às vezes fico pensando em, quem sabe, dar aulas de português aí, já que estou fazendo mestrado em Português como Língua Adicional, mas vamos vendo até onde a vida me leva (nos leva! hehe), né? Continua mostrando mais coisas da Costa Rica no teu face! Adoro ver! Bjs e pura vida!! hehehehe

    • 25/05/2016 6:21

      Oi Kétina! Obrigada pelo carinho! Acho que você iria se dar muito bem com aulas de português aqui, muitos estão procurando e o país é ótimo mesmo! Pura vida 🙂

  4. 24/05/2016 6:43

    Bem-vinda Bruna! A Costa Rica é alto astral. Sempre queremos saber mais sobre países da América Latina, essa nossa desconhecida.

  5. 25/05/2016 15:33

    Que bacana, Bruna! Não conheço a Costa Rica, mas adoraria. Conte mais para a gente. Boa sorte! Que sejam muitas e boas as suas descobertas!

  6. Gláucia Rocha permalink
    17/08/2016 20:11

    Tenho vontade de ir embora do Brasil também, para morar e trabalhar. Sempre pensei em EUA ou Canadá, mas acho que a Costa Rica é uma excelente opção também, ainda mais que domino mais o Espanhol que o Inglês. Aliás, sou formada em Letras e já vi que aí os profissionais dessa área tem boas oportunidades….. o que mais me faz pensar em não ir são meus filhos, ainda em idade escolar…. seria uma mudança drástica demais para eles…. não sei se é a melhor opção por isso… o que você acha Bruna? já conheceu aí famílias brasileiras que foram com filhos menores de idade?

    • 18/08/2016 20:08

      Sim, muitas famílias vem com seus filhos. Aqui as escolas são geralmente boas e oferecem educação bilingüe em todas, mesmo nas gratuitas. Existe um projeto que se chama Brasiticos que ajuda os filhos de brasileiros a terem contato com a língua portuguesa e atividades de integração entre famílias. Eu não tenho filhos ainda, nunca participei, mas parece bem interessante. Há um grupo de Brasileiros na Costa Rica também no Facebook que você pode pedir dicas para as famílias com filhos. Mas, eu acho que uma criança aqui teria muitos benefícios, aprendendo inglês e espanhol, além do português, na primeira infância. Abraços!

  7. Edimilson Barbosa permalink
    17/08/2016 20:39

    Olá Bruna, vou à Costa Rica em 9 de setembro e fico até o dia 19. Vou a passeio. Como tu, sou de Porto Alegre.

  8. Edimilson Barbosa permalink
    17/08/2016 22:01

    Olá Bruna. Vou visitar Costa Rica em Setembro. Parece ser bem legal. Sou de Porto Alegre, também.

  9. Rafael Silveira permalink
    26/08/2016 19:48

    Parabéns ao casal pelo sucesso nessa ida à Costa Rica, também sou de Porto Alegre e me identifiquei com seu caso, embora também sejamos um casal, temos filhos o que diferencia de vocês e talvez dificulte mais o nosso sonho, mas temos esse desejo de sair daqui e ir para o exterior, a Costa Rica seria um excelente lugar. Estamos iniciando o processo de pesquisa de lugares, preços, cursos, enfim…sou formado em economia e minha esposa, no final deste ano, se forma em administração. No final do post, li que vocês pretendem ficar 2 anos, se eu pudesse dar uma dica, NÃO VOLTEM para Porto Alegre, infelizmente a capital dos gaúchos virou uma selva, muita violência, jamais vista. Esse é o principal motivo de definitivamente decidirmos por nos mudarmos para o exterior.
    Mais uma vez parabéns Bruna, admiro muito quem um dia imaginou e conseguiu concretizar esse sonho, espero um dia ter o mesmo sucesso de vocês, quem sabe também para Costa Rica.
    Abraços

  10. Rafael Silveira permalink
    27/08/2016 2:42

    Olá Bruna, gostaria de parabenizá-los pelo sucesso em terem alcançado o objetivo de morar no exterior. Minha esposa e eu também somos gaúchos e moramos em Porto Alegre, temos 2 filhos, sendo um bebê e outro adolescente. Temos esse mesmo sonho de morar fora do país e nos identificamos muito com seu depoimento, afinal também somos formados, minha esposa em administração e eu em economia. Pela tua experiência, Gostaria de saber de ti, se pelo fato de termos dois filhos dificulta muito na realização desse sonho. E, aproveitando, li no final do post que ao término dos dois há possibilidades de vocês retornarem, se puder te dar uma dica te diria que jamais pense em voltar para Porto Alegre, a nossa capital virou uma selva, terra de ninguém, violência a mil, fiquem por ai! Abraços e mais uma vez parabéns.

    • 27/08/2016 4:51

      Oi Rafael! já conheci muitas famílias que vieram com filhos, nós ainda não temos, mas acredito que quase todos os países são amigáveis nesse sentido. E para as crianças, é uma ótima experiência, ser bílingues e até trilingues desde cedo faz toda a diferença no desenvolvimento deles. Eu sei que POA está díficil, e agradeço o aviso, mesmo que ruim, é triste ver no que o RS se tornou. Abraços e sucesso para vocês!!!

  11. Giovani Pias permalink
    13/09/2016 10:14

    Olá Bruna, estive lendo seu artigo, também sou de POA, mas vivo em Portugal há 9 anos e estive 6 meses na Alemanha, sou casado com uma venezuelana, tenho bons conhecimentos do castelhano. Bom, eu e minha esposa estamos ponderando sair de Portugal, não estamos muito felizes aqui, e ir para o Brasil não seria boa opção no momento em que está.

    Queremos saber mais sobre o país e ver se realmente é o que buscamos.

    Minha esposa trabalha com TI em uma multinacional aqui em Lisboa, sabe bem português, espanhol nativo e Inglês intermédio.Penso que talvez ela teria mais chances do que eu para conseguir uma oportunidade na Costa Rica, eu sou Motorista de pesados.

    Poderia indicar algumas empresas para enviar um candidaturas.

    Caso não se importe em me add no facebook é Giovani Pias, ali podemos falar melhor.

    Obrigado e Sucesso.

    Giovani.

    • 14/09/2016 17:27

      Oi Giovani! Tem bastante oportunidade por aqui sim. Meu marido trabalha na Amazon, na área de TI. Diga para sua esposa buscar vagas no LinkedIn e também nos sites de empresas multinacionais, as principais estão na Costa Rica. Vou te procurar no Facebook. Abraços! Boa sorte!

  12. Isadora Harvey permalink
    14/11/2016 18:25

    Oi Bruna! Que legal seu post!

    Te enviei um e-mail com algumas curiosidades sobre essa nova etapa! Tenho planos para me mudar para a CR em meados de 2017 e amaria se pudesse ter algumas informações pertinentes 🙂

    Muito obrigada desde já!

  13. 04/12/2016 1:37

    Olá Bruna tudo bem? Também tenho vontade de ir embora do Brasil, e tenho pesquisado sobre a Costa Rica, você se para ser professora de educação infantil ai exige muito? Poderia me ajudar? Ou me indicar algum site que consiga informações?
    Obrigada.

    • 16/12/2016 0:34

      Oi Ellen, desculpa a demora na resposta, não sei exatamente nessa área, mas tem muita opção para professores de português e alguns para dar aulas para crianças também. No site encuentra24 tem bastante coisa de emprego, dá uma olhada. Por nada.

  14. 21/12/2016 14:28

    Olá Bruna. Parabéns pelo BLOG e obrigado pelas informações. Os brasileiros por aí têm necessidade de orientação jurídica especializada? Penso seriamente em mudar-me praí, para atuar na área jurídica. Já tiveram alguma experiência neste sentido, ou sabem de alguém que teve ou precisou de advogado? Abraços!

    • 21/12/2016 18:33

      Oi hélio, eu mesma já precisei hehehehehehe, e as questões imigratórias geram bastante dúvida entre os brasileiros mesmo. É algo bem interessante. Boa sorte. Abraços

  15. Marcos permalink
    03/01/2017 15:47

    Oi estou indo pra costa rica de mudanca sou sushi man a 10 anos e minha esposa trabalha com salao de beleza pode me ajudar em algo ?? Uma dica de onde ir que cidade ir e como me instalar por ai ??? Des de ja obrigado

  16. 03/01/2017 15:50

    Oi bruna sou o marcos vivo a 11 anos nos eua e quero ir embora pra costa rica sou sushi man a 10 anos e minha esposa ttabalha com salao de beleza vc pode me da uma dica onde ir que cidade ir onde posso me instalar que tenha trabalho des de ja obrigado

    • 03/01/2017 17:07

      Oi Marcos, sushiman é uma boa pedida, ainda estou na busca do sushi bom por aqui. Depende se você quer morar no Valle Central, na área metropolitana ou nas praias trabalhando mais com turistas. São praticamente dois países, o Valle Central é uma cidade grande, nem tão grande, mas tem trânsito, etc etc, nas praias é mais tranquilo e tem essa demanda maior de turista. Uma praia boa é Tamarindo ou Santa Teresa, bem turísticas. Acredito que no Valle Central tenha mais oportunidade para sua esposa mas nas regiões de praia mais turisticas também. Aqui tem muitas praias pouco turisticas, que não valeria a pena. Comece a procurar contatos na área de vocês aqui, isso pode ajudar bastante. Boa sorte!

  17. Agostinho E. Alfaro permalink
    06/03/2017 17:59

    Ola´, Bruna ja fui 2 vezes para a Costa Rica a turismo para surfar, e é realmente o pais da pura vida, e estou querendo muito ir morar ai com minha família, também sou de Porto Alegre e não aguento mais nossa cidade a violência tomou conta. Queria saber de ti se tens alguma indicação para trabalho ai na costa rica, sou arquiteto urbanista, em termino de mestrado, minha esposa é turismóloga, poderia dar aulas de português inicialmente. Te ficaria muito grato se puderes me auxiliar neste sonho. abraço Agostinho E. Alfaro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: