bz_costa Bruna Costa – Costa Rica

Oi leitores do BZ ! Me chamo Bruna Costa, sou gaúcha de Porto Alegre e tenho 26 anos. Esse é o meu primeiro post por aqui, um post de apresentação.

A história de vir para Costa Rica começou com a história de querer morar no exterior. Vivia em Porto Alegre, tinha um bom emprego, mas eu sempre tive o sonho de sair do Brasil e ver como a vida seria fora de casa. Estava namorando o Sérgio há 3 anos e ele também tinha esse mesmo sonho.

Começamos a planejar nossas vidas para sairmos do Brasil no final de 2016. Tínhamos planos de irmos para EUA, Canadá ou Nova Zelândia. Uma coisa era certa: queríamos ir com pelo menos um de nós com emprego ou bolsa de estudo em universidade, já que não tínhamos planos de ficar somente fazendo curso de inglês, até porque não tínhamos esse dinheiro para investir. Queríamos algo a ver com nossas formações acadêmicas também já que ambos gostamos do que fazemos e somos felizes na profissão. Eu sou psicóloga e Sérgio é engenheiro de computação. Eu sabia que era bem mais fácil Sérgio conseguir um emprego do que eu, visto a área de atuação dele.

Lá por abril de 2015 eu estava cansada de muitas coisas, iria ser demitida do meu emprego porque tudo estava uma desordem e já achava que estava na hora de pegar outro rumo. Numa noite despretensiosa eu disse pro Sérgio: “Arruma logo esse emprego fora do Brasil e vamos!” Falei que talvez não precisássemos juntar tanto dinheiro antes se tiver um emprego. Não sei se aconteceu aquelas coisas que quando o universo escuta algo em alto e bom tom se encarrega de fazer acontecer, só sei que algumas semanas depois, surgiu uma vaga pro Sérgio (pelo Linkedin) na Amazon para Costa Rica. Como era a primeira oportunidade que surgia, nós estávamos: vai para ter a experiência e seguiremos tentando. Como a entrevista era em São Paulo, lá foi Sérgio desbravar a seleção com a Amazon. Quando ele chegou em casa, depois de um bate e volta POA-SP e depois de 6h em entrevista, cansado demais, eu perguntei como tinha sido. Lembro exatamente de ele me contando tudo e eu perguntando mais ainda e no final eu concluí que ele tinha se saído muito bem. Depois de 2 semanas mais ou menos, estava no trabalho na maior confusão, já estava cumprindo aviso prévio e tudo estava um caos; recebo uma ligação do Sérgio dizendo que haviam ligado da Costa Rica e que ele havia passado.

Mas, ainda não tínhamos decidido… A Costa Rica foi uma descoberta nas nossas vidas. Ainda não tinha conhecido ninguém que tivesse ido, nem sabia exatamente aonde ficava se era embaixo, em cima do Panamá. Fomos então descobrir a Costa Rica e descobrir também se o salário valia a pena essa mudança. Conclusão: valia a pena e o país parecia ser muito simpático! Começou então a jornada visto de trabalho da Costa Rica. No princípio, até pensamos em Sérgio ir e depois eu ir mas percebemos que se fôssemos juntos e casados, eu teria uma melhor entrada no país e estaria mais segura. Além do que a Amazon oferecia passagem de ida para mim também. Essa proposta de trabalho e decisão de vir aconteceu início de junho. Dia 10 de julho nós já estávamos casando no civil e enviando a certidão para começar o processo de visto. Demorou mais do que achávamos então, tivemos um tempo para curtir bem a família, para viajar e para organizar nossas vidas.

BLOG Bruna Vulcão sozinha

Por mais que pesquisássemos bastante sobre a Costa Rica, acredito que sempre ficava aquela dúvida de como seria o país e percebemos que tinha muito pouca informação em português. Acredito que, em geral, os brasileiros ainda não tenham descoberto a Costa Rica. Nosso visto foi aprovado final de novembro e em dezembro já viemos. Estávamos cansados e ansiosos pela espera. Tivemos uma ótima chegada e muita ajuda da empresa para nos adaptar. Depois de nossa chegada, comecei também a fazer a validação do meu diploma em Psicologia (que ainda não está concluído). Tive uma ótima recepção de alguns psicólogos que comecei a conversar antes de chegar e que já me acolheram para futuras parcerias quando eu puder trabalhar. Por este motivo, comecei a trabalhar com aulas de português, visto que é um nicho em crescente por aqui, há muitos costarriquenhos querendo aprender português. Nossa pretensão é ficar pelo menos dois anos na Costa Rica, mas, estamos bem abertos a ficar mais dependendo do que aconteça.

BLOG Bruna Vulcão

Até agora, só tenho a agradecer à Costa Rica e tenho mais coisas boas do que ruins para falar sobre esse pequeno e diverso país!

__________

Bruna Costa nasceu em Porto Alegre, é psicóloga e se mudou com o marido para a Costa Rica. Para saber mais sobre ela acesse aqui. Veja fotos da Bruna e dos demais autores do blog Brasil com Z no nosso Instagram. Sigam notícias internacionais acessando nosso Twitter. E para notícias de viver, estudar ou trabalhar no exterior siga nossa pagina no Facebook. Blog Brasil com Z, um blog de expatriados brasileiros, vivendo nos quatro cantos do mundo!