Skip to content

Taiwan – um destino ainda pouco explorado

06/06/2016

BLOG Taiwan 

Juliana Paula – Taiwan

Olá, amigos do Brasil com Z!

Continuando a série de posts sobre viagens, eu escolhi hoje falar sobre um destino pouco explorado pela maioria do público: Taiwan! Se você nem faz ideia de onde fica Taiwan, deixa eu situá-lo no mapa:

taiwan1

Como podemos ver, Taiwan fica entre o Japão e Hong Kong. Se não me engano, são duas duas horas e meia de vôo do Japão até lá. Antes de iniciar o post, um aviso: Quem nasce em Taiwan é taiwanês e não chinês. Além disso, jamais tente chamar um taiwanês de chinês, pois ele não ficará nada feliz. Taiwan tem influências da China, claro, e do Japão também. Mas, também tem os grupo étnicos e tribos que já habitavam a ilha desde sempre. Agora, com uma informação básica, vamos ao nosso passeio de hoje:

Taipei

taipeitaipei_peacepark

Taipei é a capital do país e é uma cidade que lembra muito Tóquio em menor escala, mas não em menor charme. Esta cosmopolita cidade, será, sem dúvidas, o seu ponto de entrada no país. A cidade oferece ótimo sistema de transporte, as pessoas são bem simpáticas e prestativas e muitos dos jovens falam inglês, o que facilita, caso você se perca e seu mandarim seja nulo! Como escolhi Taiwan como destino de férias? No Brasil, tinha vários amigos de Taiwan e, uma das minhas melhores amigas, tinha acabado de ir para Taipei estudar mandarim. Como eu estava no Japão, estava bem pertinho e resolvi tirar uns 10 dias para ir vê-la e conhecer o país.

As principais atrações:

Taipei tem muita coisa para ver e fazer, mas escolhi aqui as atrações principais:

Chiang Kai Shek Memorial Hall

chiangkaishek2

Este é, sem dúvidas, um dos monumentos mais impressionantes da cidade e parada obrigatória de todo turista. Sei que dificilmente escutamos falar no nome de Chiang Kai Shek no Brasil, mas para os taiwaneses, ele tem uma importância enorme. Para ter essa aula de história que perdemos, consulte o site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chiang_Kai-shek

National Palace Museum

taipei1 taipeinationalpalacemuseum

O Museu do Palácio Nacional foi um dos lugares que mais gostei e onde gastei muitas horas, apreciando tudo que havia lá e tendo uma grande aula de história. O lugar já surpreende desde seu exterior, com um belo jardim digno de muitas fotos e uma arquitetura simplesmente suntuosa.  A loja de souvernirs do museu também é outra parada imperdível e onde você pode escolher belíssimos presentes para seus familiares e amigos. Se você gosta de museus como eu, neste aí, dá para passar uma tarde inteira!

Ximending (西門町)

ximen1

Uma versão taiwanesa de Harajuku, o bairro mais jovem e fashion de Tóquio, Ximending é o lugar para quem quer fazer compras ou simplesmente sentar em um café e observar os nativos, coisa que, aliás, eu adoro fazer!Hoje não faz tanto meu estilo este tipo de bairro, mas quando fui à Taipei, simplesmente me acabei nas lojinhas, sobretudo nas de roupas! Também aproveitei para comprar vários cds de artistas taiwaneses que eu curtia desde a época que morava no Brasil, como Jay Chou, Jolin Tsai e F4.

Mercados noturnos (especialmente Shilin)

shilin2 shilin1

Os mercados noturnos são um tesouro em Taiwan. Se você quiser comer comida da boa por preço de banana, não deixe de ir a um destes mercados. As porções em Taiwan são grandes e você sai sempre com a sensação de estar empanturrado. Por isso, caso queira desbravar um destes incríveis mercados, não coma muito na hora do almoço e se acabe depois das 18:00, horário que a maioria dos mercados começam a funcionar.

Taipei 101

taipei101

Como diz o nome, a Taipei 101 é o prédio mais alto, com seus 101 andares e é uma mistura de centro financeiro com shopping de 1a classe. Lá você encontra grifes do calibre de Ermenegildo Zegna, Chopard, Chanel, Dior, além de outras mais acessíveis aos meros mortais. O complexo também conta com excelentes restaurantes e cafés, como o conhecido Starbucks e o simpático Agnès b.CAFÉ L.P.G.

agnescafe

Templos antigos

Apesar de toda a modernidade encontrada na cidade, é possível encontrar templos e pagodes belíssimos cuja arquitetura e detalhes deixam qualquer turista boquiaberto. Infelizmente, muitos dos templos em Taiwan foram destruídos por terremotos, tufões (comuns na região) e por bombardeiros durante a guerra. Dentre eles, o destaque fica para o templo Longshan, o mais popular de todos. É lindo ou não é?

lungshan

Danshui (ou Dansui ou Tamsui) e Forte San Domingo

Taiwanjunho2008065

Você deve estar se perguntando o que um nome tão espanhol estaria fazendo no meio de Taipei. Bem, antes que a cidade fosse tomada pelos japoneses, em 1895, houve dois períodos coloniais bastante rápidos: um holandês e um espanhol! Mas, para chegar lá, você precisa ir até Danshui, que é o ponto final da linha Tamsui (Ou Dansui, Danshui, como preferir). Antes de ir ao forte e explorar a parte ocidental, não deixe de passear pelo porto e experimentar as diversas delícias que são vendidas por lá.

8_Tamsui in Taipei 台北淡水 danshui1

As comidas e iguarias

A culinária local é um turismo à parte, pois é extremamente apetitosa e suculenta. Porém, há algumas iguarias e, eu, obviamente, não poderia deixar de citá-las. Dentre as mais famosas, está o imperdível Choudoufu (臭豆腐) ou, como dizem literalmente os caracteres: Tofu podre. O cheiro do tofu podre me acompanhava desde que cheguei em Taiwan. Faltava coragem para experimentá-lo, mas minha amiga ouviu dizer que o tofu podre de Danshui era muito bom. Sendo assim, decidimos provar.

 

Sabe cheiro de esgoto? Esse é o cheiro que o tofu podre exala. Mas, achei que ao comê-lo, seria um pouco melhor. Mas, o cheiro de esgoto se transformava em gosto de esgoto a cada mordida. Não deu para comer mesmo. Achamos horrível e metade do tofu podre foi parar no lixo mesmo. Me lembro que perto da barraca do tofu havia também uma barraquinha vendendo algumas larvinhas fritas, as quais, claro, não tive estômago para experimentar. Porém, hoje, analisando melhor acredito que devam ser bem mais apetitosas que o bendito tofu podre!!

larva

Se você ainda tem estômago, vamos então, conhecer as verdadeiras delícias de Taiwan!Há muita coisa deliciosa e passar um mês lá seria o suficiente para engordar uns 5 quilos! Mas, selecionei alguns dos pratos que comi para compartilhar com vocês.

O café da manhã taiwanês

20120815-tbreakfast-storefront-cw

Em Taiwan, é muito comum as pessoas tomarem seu café da manhã nas ruas. Por isso, os preços são baixos e a variedade de lojas que vendem cafés da manhã é imensa! O café da manhã taiwanês é tão maravilhoso que até hoje nunca comi nada igual. Vamos conhecer alguns pratos:

Esqueça a dieta e se acabe no Hou Shao Bing, uma espécie de folhado com gergelim por cima e uma omelete duplo dentro.

Dan bing

danbing

Uma espécie de panqueca com camadas de ovo e um molho delicioso.

Bolo de nabo= Luo buo gao

luobuogao

O nome não soa nada apetitoso. Confesso que não sou fã de nabo, muito menos do cheiro. Mas, os cozinheiros taiwaneses são grandes artistas e conseguem fazer o impossível com um simples nabo fedorento. O bolo de nabo leva farinha de arroz, é prensado em forma de quadrado e, servido com um dos tantos divinos molhos da culinária local. Tenho certeza que seu conceito a respeito do nabo vai mudar a partir do dia que você provar esta delícia!

You tiao– Churros salgados

youtiao2

Alguns chamam de donuts chinês, mas eu chamo de ” churros salgados” , por causa de sua forma. O you tiao é apenas frito, sem recheio, mas é crocante e delicioso! Uma ótima e calórica pedida para seu desjejum.

Leite de soja com vários sabores

soymilk

Para dar ainda maior peso no estômago, a bebida para acompanhar tudo isso não é um simples cafezinho preto, mas sim, um copão de leite de soja com o sabor que você preferir. A lista é imensa, sem contar que, dependendo da loja, você vai precisar saber ler os caracteres para poder pedir o seu sabor predileto. Mas, para degustar, estas maravilhas, vale a pena fazer até mímica, não?

Taiwan_junho2008075

Mas, não pense que Taiwan se resume a Taipei. Se você quiser realmente conhecer o país, terá que sair da capital, entrar em um dos confortáveis e rápidos trens e visitar outras províncias. E, é este passeio que faremos na segunda parte deste post. Aguardem!

Um abraço e até o próximo post!

Banjara

___________

Juliana Paula já morou e trabalhou no Japão. Foi para a Índia em 2013 e, desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui. Sigam a nossa página no Facebook acessando: http://www.facebook.com/blogbrasilcomz e dêm uma curtida ! Temos também uma conta no Instagram e no Twitter. Divirtam-se !

8 Comentários leave one →
  1. 06/06/2016 7:47

    Ju, me deu vontade de conhecer Taiwan ! Já conheci Hong Kong mas preciso de um repeteco. E depois das maravilhas que o Edvan conta sobre a Coreia também quero ir para lá. Muita coisa super bacana na Ásia, sempre fascinante. Um beijo !

    • 06/06/2016 13:14

      Oi, Ana!! Taiwan vale muito a pena mesmo ser visitado! Coreia, nao cheguei a ir, apesar de ter morado pertinho (Japao). Outro lugar belo eh Shanghai ou Xangai, em bom portugues. Um abraco!

  2. edvanfleury permalink
    06/06/2016 8:51

    Amei! Agora vá dizer a um chinês que um taiwanês não é chinês… o povo pira pq Infelizmente a China diz que Taiwan não é um país e sim uma extensão deles.

  3. 05/07/2016 11:16

    Estava vendo aqui que o blogbrasilcomz tem só este post com a tag Taiwan, realmente, um destino ainda pouco explorado e até mesmo comentado por outros blogs :/
    Chega ser meio triste ver intercambistas falando que tiraram Taiwan e que não ficaram muito felizes com isso (maioria esperava tirar algum país da Europa), mas o bom é que depois que conheceram a ilha, passaram a gostar. Só de tofú fedido que não haha (eu também já comi e não gostei)

    • 10/07/2016 10:35

      Ola, Suelen! É verdade! Taiwan ainda é pouco explorada pelos brasileiros. Acho que fui uma das primeiras pessoas a escrever sobre Taiwan, já que escrevi em meu blog pessoal em 2008, quando estive lá. O país é incrível e, justamente por isso, é que este mês, no Brasil com Z, teremos a 2a parte sobre Taiwan!Um abraço!

  4. Fabi permalink
    14/07/2016 19:59

    Oi Ju!! Caramba, vc foi exatamente nos mesmos pontos turisticos que a gente! Soh nao fomos no Danshui pois nao deu tempo.
    E… vc conhece luobuogao!?!?!?! Desde que parei de comer gluten, eu como luobuogao quase todos os dias no cafe da manha. Eu frito no oleo de coco e como com shoyu + cebolinha + alho picadinho. Dilissia!!! Nem sinto falta de pao, haha!

    • 15/07/2016 2:57

      Serio?? Que coincidencia! Danshui foi muito legal. Recomendo !Eu queria ter ido a Taichung, mas nao deu. Taiwan eh tudo de bom! Queria ir de novo!! Luobuogao? Ai, que delicia!!!!!Deu agua na boca aqui!

Trackbacks

  1. Especial Taiwan e Índia – Tabibito Soul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: