Itália

Portofino – uma das aldeias mais exclusivas da Itália!

A Itália é um país rico de magia e lugares encantadores. A riqueza desse país não é confinada unicamente aos museus, mas tem algo intangível que inspira a todos aqueles que vão ao redor e descobrem pequenas e grandes aldeias que são únicas. Por isso, falaremos de uma dessas extraordinárias aldeias:

Portofino

Está localizada a poucos quilômetros de Gênova e é circundado por mar e montanha ao mesmo tempo.

Portofino, Liguria, Itália por Ana Patricia da Silva

A aldeia marítima foi sempre amada tanto pelos turistas quando pelos VIP. A sua pracinha, rodeada pelas típicas casas ‘liguri’ e contornada por verde, não pode deixar indiferentes e com certeza oferece aos visitantes um panorama único ao mundo, Portofino era até 1800 uma cidade de marinheiros e pescadores, para depois passar no século XIX como o lugar escolhido pelos nobres de toda a Europa como ao lugar ideal para as residências estivas.

Dede antigamente, Plínio e Petrarca exaltavam a extraordinária beleza de Portus Delphini, assim era chamada pela presença dos numerosos golfinhos no golfo. Ainda hoje a aldeia continua a meta ideal do Jet set internacional que ciclicamente os visita, de qualquer forma Portofino não é só um posto exclusivo para os VIP e industriais, mas para qualquer um que ame a beleza e queira apreciar essa encantadora localidade para se sentir, de algum modo, VIP.

O escritor Guy de Maupassant, a respeito de Portofino escrevia: “um pequeno vilarejo que se alarga como um arco de lua em torno a essa calma bacia”, uma definição perfeita para colocar o acento na posição ideal onde está esse maravilhoso lugar. Para aproveitar o aspecto mais genuíno de Portofino precisa andar no alto e aproveitar as atrações turísticas do lugar como a Igreja de San Giorgio. É uma igreja reconstruída recentemente (1950) em um edifício de 1154 que no curso dos séculos foi refeito várias vezes. Trata-se, portanto, do lugar de culto cristão do Promontório de Portofino, desce ao longo das ríspidas costas rochosas da área marinha protegida.

Portofino, Liguria, Itália por Ana Patricia da Silva

É certamente o símbolo da fé para as pessoas locais, obrigadas, antigamente, a arriscar a própria vida para sobreviver na batalha contínua com o mar. No interior da igreja são conservadas as relíquias do santo que datam do período das Cruzadas. A Igreja é facilmente alcançada a partir da pracinha de Portofino.

As vistas mais espetaculares, porém, se veem das sacadas do Castelo Brown aninhado sobre a antiga aldeia, uma antiga fortificação e residência dos nobres, circundado por um jardim rico de flores e plantas.

A mansão (‘maniero’) que leva o nome do cônsul inglês que foi proprietário até o final de 1800, domina Portofino e presenteia os visitantes com vistas belíssimas. É fácil chegar partindo da pracinha de Portofino, com um passeio de quinze minutos por uma estradinha que sobe e serpenteia entre oficinas típicas e velhas casas de marinheiros sabiamente reestruturadas. Hoje o castelo é de propriedade da cidade de Portofino, é utilizado também como local para eventos, casamentos e exposições culturais. O Castelo é aberto ao público de março a outubro, todos os dias, das 10h às 19h, e de novembro a fevereiro, todos os dias das 10h às 17h. é também uma das sedes da área marinha protegida de Portofino.

Portofino, Liguria, Itália por Ana Patricia da Silva

Prosseguir ainda o passeio longe do caos e perto da natureza, para chegar ao Farol de Portofino, que é no topo e oferece uma encantadora vista da aldeia e golfo. A vista é digna de um cartão postal.

Uma histórica construção localizada no lado oriental do promontório, domina do alto a área marinha e pode chegar pelo mesmo percurso que permite de chegar até o Castelo Brown, através de um fascinante caminho que serpenteia entre tirar de mancha mediterrânea e sobre ríspidas costas onde crescem espontâneos pinheiros, ampelodesma e euforbie arboree. Ao término do caminho, a tranquilidade da natureza ao redor e a selvagem beleza rende o lugar uma pequena ermida.

Não podemos esquecer que Portofino , além de ter sido set de numerosos filmes cinematográficos, faz parte da Área Natural Protegida pelos relevos oceanicos, a rica vegetação e os penhascos submersos (de grande mérito naturalístico) onde podemos encontrar diversas espécies de peixes, anel do famoso coral vermelho de Portofino. O Parque de Portofino é uma sucedida fusão entre natureza e atividade humana, é um exemplo perfeito de desenvolvimento de paisagens com um contínuo e harmonioso alternar de ecossistemas naturais e cultivos, com uma extraordinária diversidade de ambientes, tudo para experimentar, mas como descobrir as belezas do Parque de Portofino?

Portofino, Liguria, Itália por Alberto Gragera

Não se preocupe, bastam as tantas excursões a pé e de barco, ou fascinantes passeios de mérito ambiental e panorâmico. Graças ao clima temperado, no Parque de Portofino pode fazer excursões e trekking em todos os meses do ano. Na primavera a vegetação, constituída da típica mancha mediterrânea, é toda florida. As trilhas são simples e são claramente visíveis.

Do mar é possível admirar também Punta Chiappa, uma língua de rocha nua que se estende para o mar, aqui encontramos o menor porto do mundo, Porto Pidoccio, e não é difícil, dizem os pescadores, assistir a paisagem das baleias.

Foto de Alberto Gragera, Portofino, Liguria, Itália

É um ponto de imersão de interesse seja naturalístico que histórico. Um passeio em Portofino é muito especial. O cenário único da aldeia fica impresso na mente de cada visitante, assim como as sugestões ligadas a um ambiente realmente exclusivo. Mas Portofino guarda tesouros de notável beleza com vistas de tirar o fôlego e obras arquitetônicas completamente inseridas na paisagem. Além de toda essa maravilha tem a esplêndida pracinha de Portofico que nos presenteia o aspecto mais lúdico e de elite a esse maravilhoso e exclusivo lugar.

Conclusões

Portofino com as suas altas casas coloridas dispostas em semicírculo ao redor da famosa pracinha, é uma das mais renomadas localidades turísticas do mundo, uma meta exclusiva, que atrai personagens de fama mundial, que conserva ainda uma atmosfera antiga, feita de tradições de marinheiros e de pacientes artesãos, onde as cores e os perfumes da sua terra são exaltados ao máximo.

Como Chegar em Portofino?

Em Portofino é possível se chegar com o carro pela autoestrada A12 saída Rapallo e de trem, parada Santa Margherita Ligure, dali passa um ônibus a cada vinte minutos. O aeroporto mais próximo fica a Gênova. Naturalmente o modo mais característico e também mais prático para chegar é a balsa, as ligações pelo Golfo Paradiso são constantes e pontuais.