Skip to content

Chega de turismo com animais selvagens!

16/06/2016

BLOG World Ana Fonseca – Mundo 

Oi pessoal! Eu gostaria hoje de ter um momento de reflexão com os leitores e outros blogueiros sobre diversão com animais nas redes sociais. Nós aqui do BZ somos totalmente contra fazermos imagens com animais na natureza, isso tanto em parques aquáticos, zoológicos e reservas. Isso porque muita gente ao montar roteiros de viagens leva em consideração a opinião de outros blogueiros pela net. Nós nos recusamos a tirar selfies com qualquer animal dopado ou treinado para tanto. Isso não tem desculpa: é turismo predatório! E continua sendo turismo predatório também pagar para que nativos posem para fotos, totalmente fora do seu contexto cultural.

Percebemos um aumento significante de fotos com animais pelo Instagram. Gente de destaque na mídia (atores, apresentadores de televisão, músicos) também promove esse tipo de diversão, posando no Sri Lanka em campos de elefantes, em parques aquáticos, na África do Sul, Camboja, Tailândia… Isso acaba gerando um comportamento de imitação nas pessoas, como se fosse algo muito cool e glamuroso que merecesse ser copiado intensivamente. Não, não merece ser copiado.

Uma ilustração disso: O sorriso do golfinho é a maior farsa e nadar com os humanos é péssimo para os animais. A proximidade com os humanos  traz malefícios para os golfinhos, como inabilidade de descansar, impossibilidade de cuidar dos filhotes e aumento de stress. As pessoas deveriam se informar mais sobre isso antes de visitar e interagir com os animais nesses parques.

BLOG Animals henri castelli

Henri Castelli, a namorada, Juliana Despirito, e o filho dele, Lucas, brincam com os golfinhos no parque Discovery Cove, em Orlando. Foto via entretenimento.band.uol.com

BLOG Gio

Giovanna Antonelli via latinoparaiso.ru

BLOG Adri

“A farra aquática de Adriane Galisteu e o filho” via Caras.uol.com.br

Muitos animais passam fome ou são dopados para que fiquem completamente “grogues” e assim possam posar para fotos. Só que um bicho é um bicho, e as vezes o samba desafina. Nunca podemos prever com 100% de certeza a reação de um animal estressado. E aí no caso da vida humana estar em perigo, pode ser que o animal (que nunca pediu para ser abraçado, esfregado, lambido, apalpado, repuxado, beijado ou ver flashes de câmeras) tenha que ser sacrificado. Deprimente isso, não ?

BLOG Animal selfie tigre

Que olhar vidrado do bichinho ! Foto acima: via imprinttech.com

BLOG giraffe

Qual a graça disso? Nenhuma! Via illuzione.net

BLOG Tuba

O sharkie está totalmente atônito. Via jezebel.com

BLOG LION the beauty of travel dot com

Dopadaço ! Agora, imagina se de repente o gatinho leão abre os olhos e dá uma rugida? Via thebeautyoftravel.com

Não “compre”estórias do tipo “O santuário (sic) de elefantes em XXX  é um parque de ecoturismo e santuário sagrado da vida selvagem que se dedica à sobrevivência e desenvolvimento de elefantes”. Só que não.

Na Holanda, onde vivo, desde que me tornei mãe e convidada pelos sogros e cunhados, visitei alguns desses locais de lazer para humanos tendo os animais como atração principal. Fiquei impressionada com dolfinariums (aqui e na França), parque com macacos de todos os tipos (Apenheul, na cidade de Apeldoorn) e o Burger Zoo (em Arnhem, também na Holanda). Achei muito desses animais muito dóceis e muito treinados, apesar de fora do ambiente natural (Macaco tropicais são felizes na fria Holanda ? I don’t think so…). Visitei o Oceanografic de Valencia com colegas de trabalho e me deslumbrei com as passagens e aquários de tubarões e vários outros animais. Lindos flamingos do lado de fora… Mas também fiquei arrasada de ver um bichão polar, uma beluga, num tanque isolado e com carinha de “O que estou fazendo aqui???”. Um bichão que nadava muitas milhas diariamente pelos oceanos e agora estava lá na Espanha se “mexendo” um par de metros por dia… Para a “felicidade”de quem exatamente?

blog-beluga

Yulka, the beluga, no l’Oceanografic de Valência. Foto daqui

Fui lendo a respeito, busca daqui e dali e não fiquei feliz com as conclusões à quais cheguei. Ter animais selvagens em cativeiro não justifica os argumentos de que “é educativo para as crianças” ou que “ajuda a preservar algumas espécies”. Vamos romper com esse modelo de cativeiro-exibição para o “deleite da observação”. Isso é uma mensagem tacanha e perversa.  Enfim, façam sua própria pesquisa e irão ver que temos razão.

Abaixo, um leão drogado num parque na Indonésia para que turistas possam fazer fotos. Tristíssimo!

 

A seguir, alguns links sobre o assunto, vale muito a pena ler:

– 40 tigres encontrados mortos no freezer de um templo budista na Tailândia (BBC World) 

http://www.bbc.com/news/world-asia-36424091

– Elefante morre após carregar turistas no Camboja (VEJA): 

Elefante morre após carregar turistas no Camboja

– Morsa mata turistas que tiravam “selfies” em zoológico na China (VEJA):

http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/morsa-mata-homem-que-tirava-selfies-com-ela-em-zoologico-na-china

– Sea World, “Blackfish” e o debate sobre animais em cativeiro. Por que manter bichos longe da natureza e em confinamento? (Revista Época)

http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/10/bseaworldb-e-o-debate-sobre-banimais-em-cativeirob.html

– 15 Razões para não levar seu filho ao Seaworld (site Mamatraca) LEITURA ALTAMENTE RECOMENDÁVEL !!!! 

http://mamatraca.com.br/?id=640&15-razoes-para-nao-levar-seu-filho-ao-seaworld

-Milhares de tartarugas são resgatadas de um cativeiro nas Filipinas (Pensamento Verde)

http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/milhares-de-tartarugas-sao-resgatadas-em-um-cativeiro-nas-filipinas/

– A Costa Rica não quer mais ter animais em zoológicos (BBC World)

http://www.bbc.com/mundo/noticias/2013/07/130729_costarica_elimina_zoologicos_nm

– Leões são sacrificados no Chile após homem nu invadir jaula no zoológico. (G1) 

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/leoes-sao-sacrificados-no-chile-apos-homem-nu-invadir-jaula-de-zoologico.html

– Tartaruga fica ferida após ser retirada do mar por turistas para fazer selfies. (Extra) 

http://extra.globo.com/noticias/animais/tartaruga-fica-ferida-apos-ser-retirada-do-mar-por-turistas-para-fazer-selfies-19587555.html

-Zoológico de Buenos Aires é fechado após 140 anos de existência. (El País)

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/23/internacional/1466689780_228888.html

-Buenos Aires desativa zoológico por maus-tratos (O Globo)

http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/buenos-aires-desativa-zoologico-acusado-de-maltratar-animais-19573098

 

E pra terminar, mas não menos importante:

– Orca tenta suicídio em parque aquático e Deus resolve fazer recall da humanidade. (Sensacionalista, um jornal isento de verdade) 

http://www.sensacionalista.com.br/2016/06/09/orca-tenta-suicidio-em-parque-aquatico-e-deus-resolve-fazer-recall-da-humanidade/

________________

Ana Fonseca vive na Holanda. Sigam-nos no Facebook, Twitter e no Instagram para atualizações diárias. Blog Brasil com Z, um blog de brasileiros vivendo nos quatro cantos do mundo que se recusam a compactuar com a exploração turística de animais! 

6 Comentários leave one →
  1. 17/06/2016 3:07

    Oi, Ana!! Parabens por abordar um assunto tao importante. Quando eu era mais nova, ate visitei alguns zoologicos e locais onde se pode ver os animais adestrados fazendo diversas coisas, como elefantes jogando futebol e tal. Mas, depois de um tempo, comecei a analisar a respeito e todas estas atividades perderam a graca para mim. Por isso mesmo nao gosto de comprar pacotes turisticos quando viajo, porque sempre tem algum passeio para ver golfinho, ida a jaula dos gorilas, briga de galo, bla bla bla. Meu esposo eh veterinario e ele tambem eh contra este tipo de atividade, que causa demasiado stress aos pobres animais. Um abraco e, mais uma vez, parabens pelo post!

    • 17/06/2016 8:02

      Oi Ju. Então, ontem mesmo depois de publicar esse post, por coincidência vi vários amigos no FB com um vídeo de um leão marinho fazendo abdominais (!). E comentários como: “Aí fulano de tal, se um leão marinho cheio de banha consegue fazer abdominal, você também pode!”. Ora, no vídeo a treinadora estava do lado do atlético leão marinho com um balde de peixes nas mãos. Ele só será alimentado caso faça seus “truques”e “gracinhas”. A vida deles fica curta, tem menos filhotes ou nenhum… não tem nada de engraçado nisso. Eu já me sentia desconfortável quando criança de ver animais grandes no circo, tipo elefante e leão. E agora apesar de achar aquários lindos, não levamos as crianças para lá quando estamos de férias e passamos por um (e explico o porquê de como pais nós não fazermos isso para elas).
      Um abraço!

  2. Arlete permalink
    20/06/2016 7:44

    Oi Ana, parabéns pelo post. É deprimente pra nós e humilhante para os animais. Nem circo eu gosto de visitar.

  3. Natalia Colombo permalink
    29/06/2016 14:36

    Fui no Discovery Cove e gostei de lá. Na vez do meu grupo de nadar com os golfinhos, o que estava com a gente (CJ) na metade dos truques cansou e foi embora. A treinadora disse que quando é assim eles não insistem e chamam outro e foi o que ela fez. Quando o outro já estava vindo ele resolveu voltar e continuou com a gente. Agora, o Sea World foi triste pra mim. Aqueles animais enormes em tanques minúsculos. Em um deles contei 5 tartarugas marinhas em um tanque que não dava nem pra uma. O Busch Gardens também me decepcionou um pouco; tinha um viveiro lindo e enorme pros lorikets mas um bem pequeno pra uma águia enorme… O Safari do Animal Kingdom também é ótimo, todos os animais soltos e a uma distância bem grande do carro, tanto que nem consegui ver nenhum felino. Amo os animais e adoraria conviver com eles, inclusive os selvagens. Mas não quando estão encarcerados, em espaços minúsculos ou dopados.

    • 29/06/2016 15:20

      Oi Natália, gostei de saber da sua opinião. Acho que os golfinhos até que contam com uma certa liberdade. Mas o “pobrema” é que onde tem golfinhos sendo bem tratados tem também outros bichos que não tem a mesma sorte. A humanidade ainda é muito primitiva. Eu sou radical e contra até mesmo ter cachorro em apartamento. Um abraço e volte sempre!

  4. Tallitha Campos permalink
    10/05/2017 22:32

    Apoiado! Nem zoo eu consigo frequentar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: