Skip to content

As estações de esqui chilenas

17/06/2016

bz_chile-transparente

Carlos Fernandes – Santiago, Chile

 

Junho é o mês em que as estações de esqui chilenas começam a abrir suas portas para mais uma temporada de inverno. E, tirando o povo local, o maior número de turistas que aproveitam tal passeio vem do Brasil. Os brasileiros são aguardados com muito carinho pelas mais famosas estações de esqui do Chile, já que elas ficam muito próximas da cidade de Santiago.

O negócio é tão sério que, a mais famosa e buscada estação de esqui da América do Sul, o Valle Nevado, possui muitos funcionários brasileiros. Além de uma página no Facebook em português totalmente voltado ao público do nosso país. Segundo informações, 60% do montante de turistas que invadem o local no inverno todos os anos são do Brasil. Não só a estação em si sofre essa invasão, mas o também badalado e caríssimo Ski Resort Chile, que fica dentro do parque reservado as atividades de neve, tem sua maioria de hóspedes brazucas. Esses turistas costumam ficar hospedados nesse resort durante dias e deixam por lá muitos dólares.

Valle Nevado - Foto: Natalia Maimoni

Valle Nevado – Foto: Natalia Maimoni

Valle Nevado - Foto: Natalia Maimoni

Valle Nevado – Foto: Natalia Maimoni

O Valle Nevado está localizado a cerca de 46km de Santiago e fica a 3.000 metros de altitude na base, e mais de 5.000 metros no topo mais alto. Por lá o turista encontrará os mais variados esportes de neve e um teleférico fechado que permite conhecer todo o parque de cima.

Eu estive por lá no verão e as montanhas continuam sendo imponentes e belas mesmo sem a neve. E a presença do resort no meio daquela imensidão deixava o local ótimo para se fotografar. Mas é claro que perde um pouco da graça sendo fora de temporada.

Ski Resort Chile no Valle Nevado - Foto: Natalia Maimoni

Ski Resort Chile no Valle Nevado – Foto: Natalia Maimoni

Já no inverno do ano passado eu não perdi a chance e me aventurei em uma das estações de esqui da região. Mas não fui ao Valle Nevado por dois motivos. O primeiro é que os valores cobrados para a diversão naquele local são altos demais. E segundo porque antes de chegarmos ao Valle Nevado encontramos Farellones. Uma linda vila que possui um belo parque com inúmeras atividades de esqui para amadores. Como a minha intenção era fotografar, muito mais que aproveitar os esportes, o local ficou mais propício para visita e o meu bolso agradeceu demais.

Vila de Farellones - Foto: Carlos Fernandes

Vila de Farellones – Foto: Carlos Fernandes

Vista da vila a partir do parque - Foto: Carlos Fernandes

Vista da vila a partir do parque – Foto: Carlos Fernandes

Farellones fica a 36km de Santiago, 10km mais próximo em relação ao Valle Nevado. Só que esqueci de dizer que a estrada que nos leva para os andes é sinuosa e pode acumular muita neve. Portanto a dica é não se arriscar alugando um carro, e sim fazer esse trajeto com empresas de turismo que contam com motoristas experientes e acostumados ao terreno.

Placa avisando sobre a estrada no caminho aos andes - Foto: Carlos Fernandes

Placa avisando sobre a estrada no caminho aos andes – Foto: Carlos Fernandes

Para mim Farellones foi um passeio sensacional e espero repetir a dose esse ano. Há um teleférico que permite passarmos bem ao lado das montanhas e boas opções para amadores, caso queiram curtir os esportes radicais. É para lá que vão os santiaguinos de férias ou aqueles que desejam passar um domingo na neve, já que na cidade de Santiago não neva e nem faz o frio suficiente para tal. É muito comum encontrarmos famílias reunidas para almoçar no parque. Fora do parque, como dito anteriormente, há uma vila bem organizada e muito gostosa para se caminhar e fotografar. E o por do sol por lá é fantástico.

Parque Farellones - Foto: Carlos Fernandes

Parque Farellones – Foto: Carlos Fernandes

Se tem uma coisa que gosto no mundo é o frio - Foto: Arquivo pessoal

Se tem uma coisa que gosto no mundo é o frio – Foto: Arquivo pessoal

Além do Valle Nevado e de Farellones, as duas estações de esqui mais concorridas, também temos pelo mesmo caminho El Colorado e La Parva. Essas duas menos visitadas pelos brasileiros. Ainda não estive em nenhuma delas, mas posso dizer que El Colorado fica a 1km apenas de distância de Farellones e podemos ir de uma a outra através de um outro teleférico. La Parva já é um vilarejo que fica a 50km de Santiago e está conectada com o Valle Nevado.

Já o centro de esqui mais antigo da América do Sul está a 150km de distância da capital chilena, fugindo completamente da rota dos brasileiros. Mas atendendo e muito os turistas argentinos. Trata-se de Portillo, talvez a mais bela de todas as estações por contar com uma vila muito charmosa. O número grande de argentinos se deve ao fato de Portillo estar praticamente na divisa com Mendoza, cidade portenha.

Portillo - Foto: chileanski.com

Portillo – Foto: chileanski.com

A dica que deixo é a seguinte: visite tanto Farellones quanto Valle Nevado. Há excursões que conectam os dois passeios de uma vez só, mas você não terá a chance de entrar nos parques e se divertir. Se sua intenção é se divertir, acredito que Farellones possa ser a melhor opção. Mas se você já é acostumado a esquiar e pretende apenas fazer esse esporte, ao invés de curtir a paisagem e descansar, Valle Nevado é a opção mais certa. Apenas prepare o bolso. E se seu bolso já está bem preparado, se hospedar no resort por lá pode ser uma boa.

Lhama, tradicional animal andino encontrada em Farellones - Foto: Natalia Maimoni

Lhama, tradicional animal andino encontrada em Farellones – Foto: Natalia Maimoni

Estrada que liga Farellones ao Valle Nevado - Foto: Carlos Fernandes

Estrada que liga Farellones ao Valle Nevado – Foto: Carlos Fernandes

Como eu disse, muitos brasileiros aguardam ansiosamente o inverno para vir ao Chile e aproveitar as estações de esqui. Sendo assim, o português será a língua mais ouvida por lá, até porque encontraremos funcionários brasileiros e chilenos que falam o português fluente. Em resumo, tudo e todos estão sempre preparados para receber esses turistas do nosso país.

E você, se anima? Já curtiu esse passeio alguma vez? Deixem seus comentários e compartilhem seu desejo ou suas experiências na neve dos Andes.

_______________________

Carlos Eduardo Fernandes é publicitário,  já morou na Irlanda e atualmente é professor de inglês online em Santiago, no Chile. Saiba mais sobre ele e o blog pessoal clicando aqui. Sigam-nos no Facebook acessando aqui. Instagram e Twitter: @blogbrasilcomz

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: