Skip to content

A festa da música, França

21/06/2016

bz_franca

 

Fabio T – Normandia, França

Quem mora em países de clima temperado sabe a tristeza que dá no auge do inverno, quando amanhece tarde (por aqui umas 9 horas), o dia todo fica nublado, chovendo ou mesmo nevado, e escurece cedo (antes das 17h).  Como faz frio, as pessoas ficam em lugares fechados, como dentro de casa, vão aos restaurantes ou teatros…

Por outro lado, no verão, amanhece antes das 6h  – e às 22h30 ainda está claro! Nesta época do ano, as pessoas comem e bebem ao ar livre e é a quando acontece a muitos festivais de música, dança e teatro.

Festa da música [fonte tapage-nocturne-itinerant.fr]

Festa da música [fonte tapage-nocturne-itinerant.fr]

Um festival muito popular é a “Fête de la Musique” (Festa da Música) que começou na França e que hoje acontece em mais de 120 países. Esta manifestação musical acontece em muitas cidades por todo o país, mesmo em pequenas cidades do interior, todo ano na noite do dia 21 de junho, dia do solstício de verão boreal e o dia mais longo do ano no hemisfério norte; se este dia cai no meio da semana (como este ano), fica à cada cidade de decidir de mudar a festa  para a sexta ou sábado mais próximo.

apresentação musical em Rennes (Oeste da França) [fonte ouestfrance.fr]

apresentação musical em Rennes (Oeste da França) [fonte ouestfrance.fr]

Os concertos de música gratuitos acontecem em palcos montados nas ruas dos centros das cidades mas também em parques e em salas de concerto. Como as ruas dos centros das cidades são fechadas aos carros, as pessoas em família ou com amigos andam pela cidade e vão de palco em palco para escutar as apresentações;

Há para todos os gostos musicais, da música clássica até a musica eletrônica, e músicas cantadas em outras línguas. Se der fome ou sede, há barraquinhas vendendo bebidas alcoólicas e não alcoólicas, sorvetes, doces, pães e outras comidas.

Cena aberta em Genebra (Suiça) [fonte: ville-geneve.ch]

Cena aberta em Genebra (Suiça) [fonte: ville-geneve.ch]

Muitos dos grupos e cantores que se apresentam gratuitamente não são profissionais, e este festival se torna uma chance para eles dese tornarem mais conhecidos e eventualmente pode abrir as portas para outras apresentações. Além disso, acho que isto torna esta festa ainda mais uma festa do povo e menos uma festa comercial.

Então, se você estiver na França neste dia, não deixe de aproveitar este festival.

E você que mora em outro país, também se comemora a festa da música em seu país ?

_________________

Fábio T mora na França há mais de 7 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para notícias atuais sobre viver no exterior clicando aqui. Twitter e Instagram: @blogbrasilcomz

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: