Skip to content

O Caribe da Costa Rica

15/08/2016

bz_costaBruna Costa – Costa Rica

Quando a maioria dos brasileiros pensa em Caribe, lembra de praias com água cristalina, hotéis luxuosos e muito investimento financeiro para chegar lá. Bem, muitos países nos passam essa ideia e em alguns, isso procede. Mas não na Costa Rica. Viver na Costa Rica me ensinou que luxo e ostentação é sinônimo de preservação da natureza. Não tem absolutamente nada a ver com o quanto se gasta em uma simples cadeira a beira-mar.

IMG_8562.JPG

Airbnb – Bangalô que me hospedei em Playa Cahuíta

Na Costa Rica temos sim hotéis luxuosos, resorts all inclusive e famosos internacionais que escolhem o país para passar suas férias. Mas isso prioritariamente você irá encontrar ao lado da Costa do Pacífico do país, principalmente na Província de Guanacaste, e não na Costa do Atlântico, aonde temos o mar do Caribe.

IMG_8580

Parque Nacional Cahuíta – para entrar, contribuição espontânea

O Caribe costarriquenho é marcado por uma região onde há muita influência afro e possui um dialeto próprio, que não existe em nenhum outro lugar no país. Essa região é caracterizada por artesanato local, comida de excelente qualidade, porem nada de ostentação. Você se transporta para uma região tranquila, de paz e de clima familiar. Há muita vida, festas, bares e passeios, mas a maioria deles acontecem na areia da praia e em cima de bicicletas, que é o principal meio de transporte por ali.

A província que estou falando se chama Limón e abriga muitos parques nacionais de preservação natural, assim como belíssimas praias de água cristalina e diversidade de animais locais. Sua principal praia se chama Puerto Viejo, aonde é possível ter acesso a mais vida noturna, sendo que as outras praias nos dão mais opções de lazer durante o dia.

IMG_8592

Praia praticamente deserta

IMG_8605

Para chegar a esta região, partindo de San José, você precisa de 200km e pode ir por ônibus ou carro. A Estrada para se chegar vai levar você do clima de serra ao litoral, com paisagens incríveis pelo caminho. Outra curiosidade é que esta região segue um fluxo de chuvas ao contrário do país inteiro, então, quando é época de chuvas no Pacífico, é época de seca no Atlântico. Dessa forma, você nunca fica sem opção de praia.

 

Aqui na Costa Rica, conheci mais pessoas adeptas do Pacífico do que do Atlântico e sinto que a influência afro é o principal fator dessa preferência. Pode ser verdade, mas o que mais eu senti quando visitei o Caribe foi que não tem ostentação e o clima de cordialidade é enorme. Há quem prefira se sentir mais cheio de suporte, como quiosques na praia, cadeiras para alugar e menos interferência local, mas mesmo como estrangeira, pude concluir que para mim, o Caribe daqui, mesmo que totalmente diferente do estereotipo criado, é minha região de praias favoritas no país.

IMG_8641

Puerto Viejo

IMG_8643

Rua principal de Puerto Viejo em um domingo

IMG_8654

Playa Punta Uva

IMG_8692

Puerto Viejo

______________

Bruna Costa é gaúcha, psicóloga e se mudou esse ano para a Costa Rica junto com o marido. Para saber mais sobre ela clique aqui. Vejam fotos lindas da Bruna e dos outros autores do BZ seguindo nossa conta no Instagram. Para atualizações sobre turismo, trabalho e estudo no exterior sigam nossa página no Facebook. Caso queira participar do BZ como autor, seja ousado e faça como a Bruna.  Envie-nos um e-mail com sua mini-bio e contando seu interesse em participar:blogbrasilcomz@gmail.com  Agradecemos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: