Skip to content

Conheça Beijing em 72 horas

19/08/2016

BZ_China Edvan Fleury – Beijing, China

Você sabia que é possível visitar Beijing sem tirar um visto? Desde 2014, Beijing oficializou o visto de trânsito ao qual permite que os turistas possam permanecer por até 72 horas em solo chinês. Esse visto é dado na entrada do aeroporto e É MUITO importante que você comprove a sua saída do país pelo mesmo aeroporto em que chegou no período de 72 horas a contar da hora de entrada no check-out da imigração. ATENÇÃO: esse tipo de visto não permite que você saia de Beijing! E, pensando, nisso eu selecionei aqui algumas sugestões de lugares para conhecer em 72 horas e que vão fazer cada minuto ser uma experiência sem igual. Vamos lá!

1 – Gulou

Se você é fascinado pela China dos filmes de Kung fu, com todos aqueles prédios históricos e pessoas simples comendo comidas tipicas nas ruas, eu recomendo vocês passearem por uma área conhecida como Gulou. Esse lugar é cercado por casas tradicionais chinesas conhecidas como Hutongs. Essa área mistura o tradicional com o moderno e aqui você pode encontrar muita bugiganga como sombrinhas, chaveiros, camisas e etc para comprar de lembranças. Prepare-se para andar muito por vários becos históricos e por isso calçar um bom tênis vai ajudar a deixar o seu passeio mais confortável.

Como chegar: Desça na estação de metro Gulou da jie, cruzamento entre as linhas 8 (verde) e 2 (azul)

Tempo médio que você vai gastar nesse passeio: 4 horas

2 –  Distrito de arte 798

Como bem sugere o nome, o distrito de arte é um ótimo roteiro para aqueles que gostam de programas mais artísticos como pinturas, esculturas e arte contemporânea. Essa parte de Beijing é uma das áreas mais diferentes da cidade e desconstrói aquela imagem da Muralha da China e pandas. O distrito 798 era antes uma área industrial que foi abandonada com o passar do tempo até que um belo dia a comunidade artística de Beijing resolveu fazer dos muros daquelas fábricas um dos maiores centros artísticos da China misturando tendências antigas com a arte moderna. Aqui você vai encontrar vários cafés alternativos, restaurantes, galerias de arte e lojinhas de souvenir. A entrada é franca, porém prepare o bolso porque os preços são bem salgados.

Como chegar: Desça na estação de metro Jiang tai, na linha 14 (rosa), saída A

Tempo médio que você vai gastar nesse passeio: 4 horas

3 – Mercado de Pan jia yuan

Este lugar é mais recomendado para quem buscar ver coisas antigas como pinceis para praticar caligrafia chinesa, vasos, roupas tradicionais chinesas e etc. Mas prepare-se para pechinchar muito! Aqui você não vai apenas exercitar a arte da paciência na hora de barganha por um preço como também vai aprender como os chineses negociam. Esse é um bom roteiro para se fazer em um domingo de manhã ou sábado à tarde porque muitas das lojinhas só abrem no fim de semana.

Como chegar: Desça na estação de metro pan jia yuan, na linha 8 (verde), saída B

Tempo médio que você vai gastar nesse passeio: 5 horas

4 – Mercado de eletrônicos de Zhongguancun

De tempos em tempos tem sempre alguém que me pergunta onde comprar produtos eletrônicos em Beijing. Muita gente está passando por aqui e imagina que é possível encontrar cópias de eletrônicos em qualquer esquina. Infelizmente não é bem assim. É claro que a China ficou famosa por suas falsificações, mas não é em todo lugar que você vai encontrar um iPhone genérico. Eu, particularmente, não acho Beijing uma cidade interessante para a aquisição desse tipo de produto, mas caso você esteja por aqui e sem nada para fazer há alguns pontos famosos por venderem eletrônicos baratos, não apenas imitações como marcas chinesas também. Quando eu preciso ir a esse tipo de lugar, geralmente eu vou a   Zhongguancun pelo simples fato de ser perto da minha casa. Zhongguancun é conhecido como o vale do silício de Beijing, cercado por empresas pequenas de tecnologia e também por abrigas shoppings com vários andares que vendem acessórios e diversos produtos eletrônicos, desde marcas originais até cópias de excelente qualidade. Aqui é necessário barganhar muito também para conseguir um bom preço!

Como chegar: Desça na estação de metro Zhong guan cun, na linha 4 (verde)

Tempo médio que você vai gastar nesse passeio: 6 horas

5 – Zoológico de Beijing

Eu não podia falar de Beijing sem deixar de incluir uma visita aos Pandas, né. Para você que não quer comprar nada, mas quer fazer um programa rápido sem muito estresse para ter que barganhar preço ou ficar em multidões, o zoológico de Beijing pode ser uma boa saída caso você esteja por Beijing em uma época que não seja feriado. Prefira ir lá durante a semana porque no sábado e domingo o Zoológico fica mais lotado que formigueiro. Como tudo na China, o Zoo é enorme e abriga cerca de 1500 especies de animais (de acordo com o Google), então prepare-se para andar e gastar muito tempo lá. Como eu gosto muito de água, vou indicar para você ir direto ao aquário de lá porque é bem bonito e também não esqueça de visitar os pandas porque não é em todo zoológico na China que é possível encontrá-los.

Como chegar: Desça na estação de metro Beijing Zoo, na linha 4 (verde)

Tempo médio que você vai gastar nesse passeio: 4 horas

Além de Beijing, Shanghai também possui esse tipo de visto de transito. Como eu não conheço muito bem lá eu preferi não abranger essa cidade, mas caso você já tenha passado por Shanghai e tenha alguma dica legal para dividir com os leitores do Brasil com Z, deixe aí nos comentários suas dicas porque dividir informação é muito bom. Vou adorar ler seu comentário. Um abraço e até a próxima!

____________

Edvan Fleury nasceu em Manaus e é jornalista. Atualmente encontra-se Perdido na Chinatrabalhando com e-commerce e fazendo vídeos na horas vagas com amigos para por no Youtube. Para saber mais sobre ele acesse a mini-bio clicando aqui. Sigam nossa página no Facebookclicando aqui e no Instagram clicando aqui. Para seguir o nosso Twitter clique aqui

2 Comentários leave one →
  1. 19/08/2016 12:35

    Excelente guri

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: