Da maioria de turistas que você pesquisa com intenção de vir conhecer o México, garanto pra vocês que 85% citam e querem vir a Cancún. Eu de verdade adoro Cancún, e acho digna a fama da cidade. E tenho outra coisa pra destacar: o azul do mar de Cancún é único, é uma coisa linda de se ver. (Bom levar em consideração que só terá acesso as paisagens paradisíacas se estiver hospedados em um das centenas de hotel que a cidade oferece.)

Mas esse verão eu tive a oportunidade de ir além de Cancún e seus resorts maravilhosos: me hospedei em Playa del Carmen.

Playa del Carmen, é bem menor que Cancún, localizada ali, no coração da Riviera Maya, no maravilhoso Caribe Mexicano. Ela tem um total de um pouco mais de 120 mil habitantes (contra quase 1 milhão em Cancún). Aí já dá pra imaginar a diferença entre as duas cidades. Eu nunca vou deixar de falar que Playa, tem muito mais ares mexicanos que a vizinha famosa, que apesar de linda, tem um jeito ¨gringo¨ de ser.

Playacar, Playa del Carmen, México

Playacar, Playa del Carmen, México

O mar de Playa, não é do azul inesquecível de Cancún, mas é de um verde esmeralda lindo. E fora a tranquilidade dessas praias, Playa (que fica a mais ou menos 45 minutos do aeroporto de Cancún) tem a vantagem de estar pertinho de Cenotes maravilhosos, dos parques temáticos famosos na região , de Tulum e de Akumal. E outra coisa: de Playa, através do seu porto, temos acesso a espetacular Cozumel, um dos lugares mais fascinantes para o mergulho que eu tive o prazer de conhecer.

DSC03238

Cenote Azul.

Playa tem um malecón (um calçadão) bem famoso. É difícil citar Playa sem imaginar o incrível portal Maya de 60 toneladas  de bronze e 16 metros de altura. É um dos principais cartões postais da cidade.

20160709_190454

Portal Maya

Essa que também é muito famosa, pelo seu centrinho, sua ¨Quinta Avenida¨ (sim!!!! Temos uma 5. avenida). Essa rua reúne marcas famosas, artesanatos e gastronomia da mais alta qualidade.

DSC03369

Todo esse conjunto de características , me remete a ¨um ar europeu mexicanizado¨. É algo muito particular, que com o tempo vou mostrando pra vocês… Mas, se continuarem em dúvida, como boa ¨carnal¨ de vocês que sou,  destaco pontos para analisarem onde melhor se enquadram:

  • Viagem com excelente infraestrutura, com grandes hotéis e shoppings?  Cancún.
  • Quer viajar e encontrar um local mais rústico e calmo, mais clima caribeño? Playa del Carmen.

Vou dar um último e ótimo motivo: a gastronomia de Playa! Playa é um dos destinos gastronômicos mais importantes da Riviera Maya.

Só pra terminar , quando falo Riviera Maya, estou me referindo a uma região banhada pelo Caribe, localizada no estado de Quintana Roo. Geograficamente, estende-se ao longo do litoral por 130 km, desde Puerto Morelo até à localidade de Punta Allen no sul. E não, Cancún não está na Riviera Maya.

rivieramaya

Depois vocês vão se familiarizando com o Caribe Mexicano, tenho muita coisa pra contar!

Saludos!