Skip to content

10 motivos para você visitar a Costa Rica

29/09/2016

bz_costa Bruna Costa – Costa Rica

Oi, leitores do BZ! Hoje eu gostaria de listar motivos para vocês considerarem seriamente em fazer um turismo (ou se mudar de vez?) para a Costa Rica. Lá vão eles:

1. Praias

IMG_8812.JPG

Playa Conchal, Província de Guanacaste, Pacífico

DCIM101GOPRO

Playa Manuel Antônio, Província de Puntarenas, Pacífico

A grande parte dos turistas vem para Costa Rica por causa de suas praias. O país é pequeno mas tem o Oceano Atlântico junto ao Mar do Caribe e o Oceano Pacífico. São muitos km de praias com variações, sejam elas praias com areia vulcânica, areia branca ou conchas; praias ótimas para Surf e também praias que parecem rios de maré tão calma. Com certeza, uma praia dessas será do seu gosto e o fará se sentir muito bem e relaxado. Outro ponto interessante é que você pode viajar de um oceano a outro no mesmo dia, já que a extensão não é tão grande se torna uma alternativa possível. Em geral, as praias são quase intocadas, com quase nenhum vendedor ambulante, muita natureza, animais soltos e paisagens incríveis. Também é muito raro você visitar uma praia completamente cheia, então acaba se tornando uma delícia o dia na praia.

2. Clima

Para quem não gosta de frio, a Costa Rica é o lugar perfeito. Há duas estações no ano: verão e inverno. Mas, a temperatura não muda. O que muda é que no verão não chove e no inverno sim. Ou seja, são 6 meses de chuva e 6 meses sem chuva. Para você saber, os meses sem chuva são de novembro a abril. Mas, como o país tem microclimas, se você quiser conhecer o lado Caribe da Costa Rica sem chuvas, vai ter que vir nos meses ao contrário (maio a outubro), já que o lado do Atlântico chove quando o resto do país está em seca. A temperatura fica em torno de 25 graus o ano inteiro. Nas praias a temperatura sobe e nas montanhas a temperatura baixa, mesmo na área metropolitana a temperatura a noite baixa bastante o que faz com que as noites de sono sejam mais prazerosas.

3. Ecoturismo

IMG_7754.JPG

Trilha para Vulcão Poás, Província de Alajuela

Se você gosta de fazer ecoturismo, a Costa Rica tem muitas opções para você aproveitar. Nas praias, montanhas, trilhas, vulcões. O que mais fiz aqui foi trilhas. Há trilhas para chegar nas praias, trilhas para os vulcões, trilhas para montanhas, trilhas para cachoeiras, trilhas para lagoas escondidas na floresta. Enfim, é muito interessante. Pensem que 48% do território nacional é área protegida pelo meio ambiente e que há muitos parques nacionais que abrigam biodiversidade nativa e fazem a preservação necessária. Todos os parques que já pude conhecer, tive contato direto com a natureza, com animais que vivem em seu hábitat natural e isso é uma das coisas que mais me encantam por aqui.

4. Alimentação

Qualquer brasileiro se adapta bem na Costa Rica em termos do que comer porque a comida típica aqui é bem similar às comidas do Brasil. Você tem acesso ao arroz e feijão em qualquer lugar e basicamente, os costarriquenhos possuem uma culinária simples e caseira. Não existe tanta variedade nos pratos como no Brasil, mas a grande maioria de opções é muito deliciosa, com sabor e principalmente com aquele jeito caseiro de ser elaborado. O uso de plátanos (bananas) verdes em pratos salgados e plátanos maduros em pratos doces é uma característica bem forte da culinária típica. O lado do Caribe tem uma culinária à parte, com bastante influência africana, o que creio ser bem similar as opções e comidas que temos na Bahia, com uso de leite de coco e pimenta em quase todos os pratos. Ao mesmo tempo, tem bastante influência americana, e quase todos os restaurantes americanos de fast-food estão presentes no país e também muitas opções de restaurantes locais de frango frito.

5. Vulcões!!!!

IMG_7818.JPG

Vulcão Poás, Província de Alajuela

A Costa Rica possui mais de 110 vulcões e alguns deles são ativos e podem ser visitados. Para um brasileiro, é uma novidade e com certeza é um passeio que deve fazer parte de seu roteiro. Além de ter vulcões ativos muito próximo de você, há vulcões diferentes entre si, uns que você chega no topo da montanha, outros você vê de longe (e vê aquele formato que aprendemos na escola). Nesses 9 meses morando aqui, já passei por umas 5 chuvas de cinzas do vulcão, o que é algo bem surpreendente.

6. Receptividade

Aqui, realmente há muitos turistas e muitos estrangeiros vivendo, porém, a Costa Rica mantém seu clima de hospitalidade e cordialidade em todos os lugares. Sempre me refiro à Costa Rica como uma grande cidade do interior, porque tudo é pequeno comparado ao Brasil, não há avenidas largas, não há muitos prédios altos e tudo é muito simples. O que sinto é que o país não se corrompeu para agradar turistas, de maneira que deixasse de ser como é, na realidade, todos os costarriquenhos têm muito orgulho de seu país.

7. Contato com várias culturas

IMG_8875.JPG

Parque Central de Heredia, Província de Heredia

Quando você viaja para a Costa Rica, mesmo somente a turismo, vai perceber que em todos lugares há pessoas de várias nacionalidades. Há muitos americanos vivendo na Costa Rica e a comunidade chinesa também é bem grande, com muitos restaurantes e mercados chineses. Ou seja, estando aqui, você pode ter contato com outras culturas além da costarriquenha. E se você não fala espanhol, se vira muito bem somente com o inglês. Em todos os estabelecimentos, é possível ser atendido em inglês, obter um cardápio em inglês e conversar com pessoas de outros países.

8. Distância do Brasil

A Costa Rica não está tão longe do Brasil, um voo com uma escala em um tempo bom fica em 10h no total. Além do que é possível encontrar boas promoções em passagens aéreas. Sinto que há muitos países na América Central que são mais visitados do que a Costa Rica. Porém, a Costa Rica oferece ótimas opções de lazer por um preço até mais acessível e contato mais genuíno com os locais, já que não tem tanta fama com os resorts all inclusive como acontece em Punta Cana ou Cancún.

9. País pequeno

Por ser um país muito pequeno, você pode conhecer em algumas semanas quase todas as atrações turísticas da Costa Rica e além do mais, perceber o quanto de microclima que existe no país. Quando você está nas montanhas e nos bosques chuvosos é extremamente frio e logo que você anda um pouco saindo dali, você já sente calor, o clima já é mais leve. As estradas são boas na maioria e é muito fácil alugar um carro e sair para descobrir o país inteiro no tempo de sua viagem. Acreditem se quiser, mas basta andar 250km para chegar nas fronteiras, tanto para sul quanto para norte. E a distância entre o leste e oeste é 400km.

10. Pura Vida

95b91270f0c366971e527997c1576731.jpg

Salvo do pinterest  de sergio-elizondo-mora.tumblr.com

No país, existe a filosofia Pura Vida que é muito interessante porque além de ser um estilo de vida é também uma forma de cumprimentar as pessoas. Quando você chega em algum lugar você diz: Pura Vida, quando você se despede também e quando você responde se está tudo bem, quando você agradece por algo que lhe fizeram, etc. Enfim, é bastante usado e também muito presente na maneira como os costarriquenhos vivem. O pessoal aqui é despreocupado, sossegado e tranquilo. As vezes, para nós brasileiros, isso é demais, mas ao mesmo tempo é uma forma de vida que nos ensina a curtir o momento e aproveitar as pequenas coisas. Falar Pura Vida para as pessoas é também uma forma de desejar alegrias e tranquilidade, o que é bastante significativo, cordial e mostra solidariedade.

Vou encerrar o texto com a saudação local:

Pura Vida, leitores!

_____________________

 Bruna Costa é gaúcha, psicóloga e se mudou esse ano para a Costa Rica junto com o marido. Para saber mais sobre ela clique aqui. Vejam fotos lindas da Bruna e dos outros autores do BZ seguindo nossa conta no Instagram. Para atualizações sobre turismo, trabalho e estudo no exterior sigam nossa página no Facebook. Caso queira participar do BZ como autor, seja ousado e faça como a Bruna.  Envie-nos um e-mail com sua mini-bio e contando seu interesse em participar:blogbrasilcomz@gmail.com  Agradecemos!

2 Comentários leave one →
  1. 29/09/2016 13:58

    Fiquei curioso em conhecer este país…

  2. Ana Cecília permalink
    29/09/2016 14:11

    Adorei saber um pouco mais!
    Está na minha wish list!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: