Sanduíche não combina com a cara da culinária chinesa. Se hoje os chineses comem sanduíches nas ruas, isso se deve graças a rápida expansão das redes de fast food no país. Nas principais cidades, é possível encontrar um McDonalds ou um Burger King em cada esquina.

Apesar de os sanduíches terem cara de fast food, em Beijing o sanduíche recheado com carne de burro é muito popular e é uma especialidade à parte da gastronomia local. Ao invés de pão, o huoshao (驴肉火烧) usa uma massa que muito parece um pastel folheado. A carne de burro é frita e temperada usualmente com pimentão e cebola. Pode até parecer estranho, mas garanto a você que é uma delícia, o gosto é bem semelhante a um pastel folhado recheado com carne de conserva. Garanto que você não iria notar que a carne era de burro.

Donkey Burro Edvan Fleury de Beijing, China @beijing.boy @edvanfleurygame Blog Brasil com Z @blogbrasilcomz

Especialidade de diversos restaurantes em Baoding e Beijing, diz a lenda que o emprego de carne de burro teve origens durante a escassez de uma crise militar de alimentos. A estória é mais ou menos assim:

O exército do imperador Zhudi não tinham o que comer, por isso os soldados começaram a matar cavalos e usar a carne para comer com pão. A população local começou a imitar esse ato, e gradualmente o gosto pela carne de cavalo se espalhou. No entanto, cavalos eram um bem importante. Por isso, a população começou a matar burros para poupar os cavalos, e essa carne – a de burro – passou a ser mais apreciada ainda. Como consequência, o burguer de burro passou a ser uma especialidade famosa em toda a cidade de Zhudi. (fonte: Wikipedia)

Donkey Burger Sandwiche de Burro Edvan Fleury de Beijing, China @beijing.boy @edvanfleurygame Blog Brasil com Z @blogbrasilcomz

Donkey burger. Foto via: visitbeijing.com.cn

A demanda da carne de burro na China cresce a cada ano. Ano passado, os planos da China de importar 1 milhão de jumentos do nordeste brasileiro foi notícia na mídia brasileira, Estadão – “Exportação de Jumentos Para China Geraria Receita de $3 Bilhões” e Gazeta do Povo –Nordeste Vai Exportar Jumentos Para a China” ou O Globo “Jumento Tipo Exportação”

Sim, isso mesmo: exportar burros é um negócio que poderia chegar a gerar uma receita de 3 bilhões de dólares para o Brasil.

Abaixo, um vídeo meu com amigas brasileiras na China. Uma delas prova pela primeira vez na vida o sabor da carne de burro e conta como é.