Skip to content

Sanduíche chinês, isso existe?

03/10/2016

BZ_ChinaEdvan Fleury – Beijing, China

Sanduíche não combina com a cara da culinária chinesa. Se hoje os chineses comem sanduíches nas ruas, isso se deve graças a rápida expansão das redes de fast food no país. Nas principais cidades, é possível encontrar um Mcdonalds ou um Burger King em cada esquina.

Apesar de os sanduíches terem cara de fast food, em Beijing o sanduíche recheado com carne de burro é muito popular e é uma especialidade à parte da gastronomia local. Ao invés de pão, o huoshao (驴肉火烧) usa uma massa que muito parece um pastel folheado. A carne de burro é frita e temperada usualmente com pimentão e cebola. Pode até parecer estranho, mas garanto a você que é uma delícia, o gosto é bem semelhante a um pastel folhado recheado com carne de conserva. Garanto que você não iria notar que a carne era de burro.

blog-donkey

Especialidade de diversos restaurantes em Baoding e Beijing, diz a lenda que o emprego de carne de burro teve origens durante a escassez de uma crise militar de alimentos. A estória é mais ou menos assim:

O exército do imperador Zhudi não tinham o que comer, por isso os soldados começaram a matar cavalos e usar a carne para comer com pão. A população local começou a imitar esse ato, e gradualmente o gosto pela carne de cavalo se espalhou. No entanto, cavalos eram um bem importante. Por isso, a população começou a matar burros para poupar os cavalos, e essa carne – a de burro – passou a ser mais apreciada ainda. Como consequência, o burguer de burro passou a ser uma especialidade famosa em toda a cidade de Zhudi. (fonte: Wikipedia)

blog-donkey-2

Donkey burger. Foto via: visitbeijing.com.cn

A demanda da carne de burro na China cresce a cada ano. Ano passado, os planos da China de importar 1 milhão de jumentos do nordeste brasileiro foi notícia na mídia brasileira, como você pode ler aqui e aqui. Ou aqui. Sim, isso mesmo: exportar burros é um negócio que poderia chegar a gerar uma receita de 3 bilhões de dólares para o Brasil.

Abaixo, um vídeo meu com amigas brasileiras na China. Uma delas prova pela primeira vez na vida o sabor da carne de burro e conta como é.

______________

Edvan Fleury nasceu em Manaus e é jornalista. Atualmente encontra-se Perdido na Chinatrabalhando com e-commerce e fazendo vídeos na horas vagas com amigos para o Youtube. Para saber mais sobre ele acesse a mini-bio clicando aqui. Sigam nossa página noFacebook clicando aqui e no Instagram clicando aqui. Para seguir o nosso Twitter clique aqui

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: