bz_chile-transparente Carlos Fernandes – Santiago, Chile

Curiosos para saber um pouquinho mais sobre a culinária chilena? Precisam provar então os sanduichões daqui! O Chile possui 3 sanduíches tradicionais muito consumidos por seu povo: o Completo Italiano, o Lomito e o Chacarero. São maravilhosos!

blog-italiano

Foto italiano: tastydays.com

Completo Italiano: seria uma variação do hot dog. O pão vem recheado com uma vienesa, uma salsicha que parece estar frita, tomate picado, maionese, mostarda, ketchup e muita, mas muita palta. A grosso modo, palta seria um creme salgado feito de abacate, com um sabor diferente do guacamole mexicano. A palta é um item indispensável na alimentação diária de um chileno.

blog-lomito

Foto acima do Lomito: saexpeditions.com

Lomito: o sanduíche clássico é feito com o tradicional pão amassado (pan amasado) chileno e pernil. Acompanha no recheio o creme de palta, maionese, tomate e azeitona chilena (um espetáculo!). Mas também pode ser usado churrasco de carne bovina. Além de outros ingredientes como brotos verdes, cogumelos, pimentão, pepino, repolho azedo e até chucrute.

blog-chacarero

Foto Chacarero: digitaljourney.com

Chacarero: já foi eleito um dos 13 melhores sanduíches do mundo pela revista Time, veja aqui. É servido no mais tradicional e consumido tipo de pão chileno, a marraqueta. A carne pode ser de porco ou bovina cortadas em tiras. E acompanha abacate amassado, tomate, vagem e ají verde, uma pimenta consumida em demasia pelos chilenos, fazendo desse sanduíche algo picante e especial.

Abaixo, um sandúiche Chacarero sendo preparado por uma chef chilena em Nova York.

E aí gostou ? Qual seria seu sanduíche chileno favorito?

_________________

Carlos Eduardo Fernandes é publicitário,  já morou na Irlanda e atualmente é professor de inglês online em Santiago, no Chile. Saiba mais sobre ele e o blog pessoal clicando aqui. Sigam-nos no Facebook acessando aqui. Instagram e Twitter, procure por: @blogbrasilcomz