Skip to content

Sanduíches Chilenos

05/10/2016

bz_chile-transparente Carlos Fernandes – Santiago, Chile

Curiosos para saber um pouquinho mais sobre a culinária chilena? Precisam provar então os sanduichões daqui! O Chile possui 3 sanduíches tradicionais muito consumidos por seu povo: o Completo Italiano, o Lomito e o Chacarero. São maravilhosos!

blog-italiano

Foto italiano: tastydays.com

Completo Italiano: seria uma variação do hot dog. O pão vem recheado com uma vienesa, uma salsicha que parece estar frita, tomate picado, maionese, mostarda, ketchup e muita, mas muita palta. A grosso modo, palta seria um creme salgado feito de abacate, com um sabor diferente do guacamole mexicano. A palta é um item indispensável na alimentação diária de um chileno.

blog-lomito

Foto acima do Lomito: saexpeditions.com

Lomito: o sanduíche clássico é feito com o tradicional pão amassado (pan amasado) chileno e pernil. Acompanha no recheio o creme de palta, maionese, tomate e azeitona chilena (um espetáculo!). Mas também pode ser usado churrasco de carne bovina. Além de outros ingredientes como brotos verdes, cogumelos, pimentão, pepino, repolho azedo e até chucrute.

blog-chacarero

Foto Chacarero: digitaljourney.com

Chacarero: já foi eleito um dos 13 melhores sanduíches do mundo pela revista Time, veja aqui. É servido no mais tradicional e consumido tipo de pão chileno, a marraqueta. A carne pode ser de porco ou bovina cortadas em tiras. E acompanha abacate amassado, tomate, vagem e ají verde, uma pimenta consumida em demasia pelos chilenos, fazendo desse sanduíche algo picante e especial.

Abaixo, um sandúiche Chacarero sendo preparado por uma chef chilena em Nova York.

E aí gostou ? Qual seria seu sanduíche chileno favorito?

_________________

Carlos Eduardo Fernandes é publicitário,  já morou na Irlanda e atualmente é professor de inglês online em Santiago, no Chile. Saiba mais sobre ele e o blog pessoal clicando aqui. Sigam-nos no Facebook acessando aqui. Instagram e Twitter, procure por: @blogbrasilcomz 

6 Comentários leave one →
  1. 05/10/2016 10:45

    Tudo que tem abacate é maravilhoso! Esse “chacarero” dá para fazer em casa. Achei o uso das vagens muito diferente. Vi um vídeo do Anthony Bourdain no Chile, provando o “Lomito” (o do repolho) numa casa alemã em Santiago. O negócio é grande! Ele, o antipático do Bourdain, gostou muito.

    • carlosfernandeschile permalink
      05/10/2016 14:16

      Morei bem próximo dessa casa alemã que ele visitou. Mas eu não fui comer lá. Na verdade cheguei a comer em outra casa alemã em Santiago, nas imediações da que ele esteve.

  2. 05/10/2016 16:59

    Que delícia! Fiquei com vontade de experimentar todos!

    • carlosfernandeschile permalink
      05/10/2016 18:28

      Legal Sheila!!! Quando tiver a oportunidade, o faça! 🙂

  3. 07/10/2016 2:56

    Nossa adorei seu post !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: