Skip to content

Sentindo-se em casa, em Barcelona.

27/10/2016

bz_espanha Miriam HortaBarcelona, Espanha

Hoje o blog Brasil com Z publica o primeiro texto de uma nova autora da Espanha, a Míriam Horta. Mochileira nata, viajante sozinha (mas não solitária) e corajosa, ela conta como foi para Barcelona e o que pretende abordar nos próximos posts aqui no blog. Seja bem-vinda, Míriam !  

Nasci e morei em São Paulo. Me formei em publicidade e me dediquei a trabalhar como executiva de vendas em grandes empresas de comunicação.

Viajar sempre foi minha grande paixão! Estar em contato com outras culturas me abria os horizontes de forma impactante e meu trabalho me permitia  economizar para realizar esse sonho. Viajava quase sempre sozinha, pois era  muito difícil encontrar almas aventureiras que topassem emendar feriados para passar a Semana Santa em Roma ou o Carnaval em Veneza, férias, Natal ou Reveillon, com o mochilão nas costas. E dispostas a descobrir quantos países fossem possíveis e desfrutar deles como um “local”. Para isso, me planejava com antecedência, estudando rotas, transporte, costumes, tudo antes de ir.  Assim, fui tomando gosto. E mais, acabei descobrindo que os pequenos perrengues que enfrentava nessas aventuras, eram o mais emocionante e o que me movia a viajar mais. Acho que as dificuldades de quem viaja ao estrangeiro acabam nos aproximando das pessoas do lugar, porque somos obrigados a nos comunicar para nos “virarmos” da melhor maneira.

blog-bcn
Vistas de Barcelona, foto arquivo pessoal da própria autora, Míriam Horta. 
Em uma dessas aventuras, aproveitei para fazer um curso de espanhol no verão de Barcelona e ali, acabei conhecendo meu amor. Um catalão, chamado Xavier, que é o pai da minha filha Nina, hoje com 11 anos. Casamos em um castelo medieval na Costa Brava, e decidimos morar em Barcelona depois de uma passagem durante alguns anos em São Paulo, cidade com a vida mais louca que eu já conheci e com a qual, meu marido, nunca se acostumou. Nunca vi estusiasmo nele ao provar um pastel de feira e seu olhar quase nunca conseguia decifrar as belezas escondidas da grande metrópole, na “dura poesia concreta de suas esquinas…”. Por esse motivo, escolhemos Barcelona para ser nosso lar.

blog-bcn-map
Como nunca perdi minha curiosidade em outras culturas, saio por aí por Barcelona – e já conheço a cidade melhor que muitos barceloneses. Barcelona possui uma rede de transportes espetacular, o que te permite ir a todos os lugares com o transporte público: autobus, metro, tram, funicular e teleférico, circulam por todos os cantos da cidade. Barcelona está à beira do mar Mediterrâneo, clima bom (no verão faz bastante calor e no inverno não faz tanto frio), além do que é uma das cidades com mais dias de sol no ano, do mundo!
Sem falar na arquitetura, berço de Gaudì, que espalhou sua obra inspirada na natureza, por toda a cidade. A Sagrada Familia, a Casa Milà ou La Pedrera, o Parque Guell, Casa Batlò. Tanta beleza, faz qualquer passeinho pela vizinhança, se tornar uma inspiraçao em todos os sentidos. E a gastronomia? Quem nunca ouviu falar na dieta mediterrânea? Saudável e com sabor! O gosto do “pà amb tomaquet” tipico daqui, que acompanha a tortilla, as croquetas e os boquerones (peixinho da região). Aqui temos a “cava”, bebida  que lembra o champagne, produzida pela Catalunya.  O cheiro de comida saindo dos inúmeros bares e restaurantes com suas terraças, os concertos de música nos castelos e até “el cine al aire libre” na piscina, durante o verão.
blog-cava2
Aqui, as pessoas fazem vida diurna e vida noturna e sempre tomam sua “copa” (drink) antes de voltar para casa do trabalho. Durante todo o ano, tem uma programação cultural efervescente e, pasmem, quase sempre, grátis.
blog-tapas
Tapas espanholas… como resistir? 
Barcelona é mesmo uma cidade incrível. É a capital da Catalunya. A Espanha é dividida em regiões/estados e cada uma dessas regiões, tem sua capital.  É a terra dos mercadillos de segunda mão, dos “hand mand”, artesanatos e novos estilistas que expõem suas criações pelas ruas.
E é assim, em meio a muita diversão, que acontece nossa adaptação por aqui. Nossos dias são cheios de surpresas e descobertas. Desde o aprendizado de duas línguas oficiais: o català e o castelhano, as nossas reuniões de pais da escola, os passeios, parques, rota pelas praias, fins de semana nos aventurando em campings (opção barata e muito comum por aqui), assim como as “masias” (casas seculares que servem de hospedagem).
Eu quero compartilhar nos meus próximos posts esses momentos com todo mundo e, principalmente, dar dicas para os leitores do blog Brasil com Z de quem mora, para quem vem visitar essa belíssima cidade!
____________
 Miriam Horta tem longa carreira como publicitária em São Paulo e mora há alguns anos em Barcelona, casada com um catalão. Veja fotos da Míriam e dos outros autores do BZ nos seguindo no Instagram. Fique ligado nas atualizações do blog seguindo nossa fanpage no Facebook e nosso Twitter. Quer participar do blog Brasil com Z? Envie uma mini-bio e sua motivação para: blogbrasilcomz@gmail.com Agradecemos! 
11 Comentários leave one →
  1. edvanfleury permalink
    27/10/2016 15:18

    Seja bem-vinda! Vou acompanhar com muito carinho ❤

  2. 29/10/2016 22:40

    Bem-vinda à blogoesfera e parabéns pela estreia. Vamos em frente, que atrás vem gente.
    Boa continuação!

    José H. Manzano
    BrasildeLonge.com

  3. André Fernandes permalink
    01/11/2016 19:50

    Bem-vinda e parabéns pelo post! Bom saber dessas dicas! Estarei em Barcelona entre fim de novembro e início de dezembro. Vou checar as masias!

  4. 02/11/2016 12:24

    Que magnifico saber coisas sobre um local, de forma tão singela, rica e nunca antes escrita.
    Seja bem-vinda. 😋

  5. 07/04/2017 17:30

    “…saio por aí por Barcelona – e já conheço a cidade melhor que muitos barceloneses.”

    Como é comum, né? Coisa boa poder se entregar, aproveitar cada segundo, cada possibilidade… As vezes a gente fica cego pela rotina, não aproveita o que tá do nosso lado. Ainda bem que viajar, trocar os ares, nos abre os olhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: