bz_franca

 

Fabio T – Normandia, França

A culinária francesa não é somente a alta gastronomia feita de pratos elaboradíssimos ou com ingredientes estranhos. Ela também é composta por comidas simples, mas que não deixam de ser deliciosas. E o que há de mais simples que um sanduíche, mas simples não quer dizer feito de qualquer jeito: é preciso selecionar os melhores ingredientes, frescos e de qualidade.

Apesar da invasão da junk-food americana no mundo e da concorrência feroz com hambúrgueres, hot-dogs e kebabs, o tradicional “Jambon-beurre”, também chamado de “Parisien” (parisiense), continua sendo líder deste mercado na França. Consome-se mais de 1 BILHÃO deste sanduíche à cada ano no país e a França é o único país onde consome-se mais jambon-beurre que hambúrguer!

blog-jambon-2

Tudo começa por espalhar uma boa dose de manteiga da Normandia ou da Bretanha em uma meia baguette da boulangerie (padaria), em seguida recheia-se com generosas fatias de presunto cozido e para finalizar, coloca-se algumas fatias de cornichons (pepinos em conserva) para dar um gosto mais azedinho e uma textura crocante que combina muito bem com o presunto cozido.

blog-jambon-beurre

Jambon-beurre versão sanduíche aberto, para festas. 

Se o tempo estiver bom, peça o sanduíche para viagem e vá aproveitá-lo em um parque ou área verde.

Quando você estiver em Paris e bater aquela fome, confira alguns endereços selecionados pela revista Timeout para comer bem sem se arruinar : 

1) Epicerie Julhès, 60 rue du Faubourg Saint-Denis. (4,44 euros)

2) La Fontaine de Belleville, 31-33 rue Juliette (4,9 euros)

3)  Caractère de Cochon, 42 rue Charlot (6,5 euros)

________________

Fábio T mora na França há mais de 7 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para notícias atuais sobre viver no exterior acessando aqui e depois clicando em “curtir”. Twitter e Instagram: @blogbrasilcomz