bz_espanha Manaira Araújo – Madrid, Espanha

O inverno está chegando nos países do hemisfério norte e certamente esta é a parte mais difícil da adaptação para nós brasileiros (exceto para os do sul do Brasil). Este vai ser o meu segundo inverno na Europa  e confesso que continuo sem estar preparada.

Ano passado, não vi muita neve na capital espanhola, mas cheguei a sair de casa para ir trabalhar várias vezes com temperaturas negativas, o máximo foi -8º. Isso é pouco para quem vive mais para o norte de Madrid, da Espanha e da Europa de modo geral, mas para mim foi bem difícil. Sou de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e por lá a noite mais fria do ano costuma chegar a 10º. Como sofri muito com o frio de Madrid, gostaria de deixar algumas dicas para quem vai passar o inverno na Europa ou em outras regiões com temperaturas próximas ou abaixo de zero.

inverno europa madrid temperaturas baixo de 0

No inverno, a temperatura de Madrid costuma ficar entre 0º e -6º

Dicas para superar o inverno na Europa

Roupas para inverno na europa

Casaco, cachecol e touca são indispensáveis para sair de casa.

Roupas em capas:  Ter um bom casaco é importante para sair de casa, mas ele deve estar acompanhado de outras peças não tão friorentas por baixo.  O melhor é colocar várias capas de roupas para ir tirando ou colocando dependendo dos lugares que você for passar, principalmente se for usar o transporte público. Existem muita diferença de temperatura entre rua, estação de metro/trem, vagão do metro trem, bares, restaurantes, lojas, escritórios e residências.

Luvas, toca, cachecol e protetor de orelha: Eu nunca tinha usado esses acessório antes de vir para a Europa, mas eles são realmente necessários. Colocar a mão no bolso não adianta! As luvas de lã, são mais baratas, mas são as de couro que melhor mantêm o calor da suas mãos. Tampar o pescoço e os ouvidos também é muito importante. Em qualquer loja ou posto de rua você encontra esses tipos de acessórios por preços acessíveis. Quem estiver ou pasar por Madrid e quiser comprar luvas, toca, cachecol e/ou protetor de orelha  recomendo ir comprar na feira aberta El Rastro, no bairro La Latina. O passeio é legal e os preços também.

Roupas térmicas: Existem modelos de calças e blusas térmicas que ajudam a manter o calor sem ter que colocar muita roupa ou roupa muito pesada. Elas ajudam muito principalmente para quem mora em casa sem aquecimento (ou onde o aquecimento é elétrico e não dá para usao o tempo todo, pois a conta sai caríssima). Roupa de modo geral em Madrid não é muito caro, mas a Primark tem várias lojas pela cidade – e pela Europa – e os preços de agasalhos e pijamas são ótimos.

Calçado adequado: Sentir frio no pé é horrível! Eu não consigo ficar confortável se o meu pé não estiver quentinho. Botas e tênis de cano alto são os mais indicados. Madrid não tem muita neve, mas para quem tiver em algum cidade com mais esse agravante além do frio,  o melhor é sapatos com solados estriados e com material impermeável. neese caso, não tem muito jeito, o melhor é pagar um pouco mais caro e ter um sapato por muitos anos.

Calça Jeans: No Brasil a gente usa jeans o ano inteiro, faça frio ou faça calor. Em países muito frio, é melhor não usar calças e jaquetas deste tecido. O vento e o frio entram e o corpo fica gelado! No inverno, eu só uso calça jeans quando coloco uma meia calça por baixo.

Alimentação saudável: De modo geral, a alimentação espanhola é bem saudável, mas em Madrid, principalmente no inverno, os pratos costumam ser mais calóricos e gordurosos.  Sem falar que a maioria dos vegetais não são de temporada fria e ficam bem mais caros. Não deixe de comer frutas e verduras. Sopa ou creme de vegetais são  excelentes opções para um jantar mais leve no inverno.

Atividades físicas: Por mais difícil que seja, não deixe de fazer atividade físicas. Você vai ver que tem muita gente não liga para o frio e continua fazendo correndo nas ruas e nos parques durante o inverno na Europa;  mas para quem não está acostumado, academias e outros locais fechados são a melhor opção.

Tapete na sala e na beira da cama: Em casas com piso de cerâmica, super recomendo ter um tapete na sala e também nos quartos, na beira da cama, para evitar a friagem nos pés.

Pele hidratada: Madrid tem o clima muito seco, por isso é muito importante manter a pele sempre hidratada, tanto do corpo quanto do rosto. E não se esqueça dos lábios! Isso vale pra homens também!

Não deixe de sair: Aqui as pessoas não deixam de sair porque faz frio. Mesmo no inverno, os bares e o centro da cidade continuam cheios. Até mesmo porque o centro de Madrid fica muito iluminado e colorido com a decoração de Natal. Nada como sair e se mover, ficar em casa vai fazer você sentir ainda mais frio… Taí a prova de que frio é psicológico!

inverno europa madrid

As ruas de Madrid continuam cheias de gente durante o inverno e a decoração de fim de ano é linda.

Espero que estas dicas para superar o inverno na Europa tenham sido úteis para você, principalmente se este for o seu primeiro inverno fora do Brasil.

Se você tiver alguma outra técnica para não passar frio, compartilhe com a gente!

____________

Manaira Araújo é mineira, trabalha na área de marketing digital e atualmente mora em Madrid. Para saber mais sobre ela clique aqui. Siga a nossa página no Facebook para saber mais sobre dicas de turismo e viagens clicando aqui. Vejam fotos da Manaira e dos outros autores do BZ seguindo nossa conta do Instagram. Estamos também no Twitter.