Skip to content

Como se preparar para sua viagem à Índia – Parte 1

23/11/2016

bz_indiaJuliana Paula – Mumbai, Índia

Olá, amigos do Brasil com Z!

Recebo muitas perguntas em meu blog e inbox de pessoas que têm uma enorme vontade ou sonho de conhecer a Índia. Sim, pode parecer loucura para muitos, mas para quem gosta de viajar, a Índia é simplesmente um local que não pode faltar na sua lista!

blog-india-outro-mapa

Porém, a maioria das pessoas têm dúvidas sobre passagens áereas, vistos, rotas, hotéis, vestimentas, pontos turísticos, etc.

Então, com este pequeno post, tentarei de forma resumida (difícil, hein!), tirar algumas dúvidas de quem já está planejando as férias de 2017!

A passagem

A passagem para a Índia não é caríssima, mas também não é barata. Tudo depende da companhia aérea, da época que você viaja e, claro, das imperdíveis promoções que aparecem por aí. A passagem aérea de São Paulo para Nova Délhi, em classe econômica, por exemplo, pode variar de 3,000 a 7,000 reais. Há diversas companhias aéreas que voam para a Índia, sendo as rotas mais comuns as via Oriente Médio (Dubai, Doha e Abu Dhabi) ou via África, através da Ethiopian Airlines (que costuma ter ótimos preços!). Porém, há também muita gente que prefere fazer o trajeto via Europa, parando em Londres ou em Amsterdam.

O visto

Muita gente me escreve perguntando como tirar o visto para a Índia. Recentemente, o Brasil entrou na lista dos países que podem dar entrada no e-visa, o visto eletrônico. Ou seja: não precisa mais mandar seus documentos pelo correio e toda aquela complicação para quem não morava em São Paulo capital.

blog-india-visum

O visto é válido por 30 dias a partir da data de chegada no país. O visto de turismo para a Índia não é difícil de tirar e, desde que você tenha as passagens de ida e volta compradas, dinheiro suficiente para se manter durante sua estadia e hotéis já meio que reservados, além de um possível roteiro, dificilmente eles irão negá-lo. O difícil, é um indiano conseguir visto para o Brasil! Mas, isto já é outro assunto.

A melhor época do ano

Bem, depende de qual região da Índia você queira visitar, já que o país e enorme e o clima difere muito de uma região para outra. A maioria dos turistas faz o chamado Golden Triangle, que seria Delhi-Agra-Jaipur. Ou seja, cidades que ficam no Norte da Índia.

blog-india-agra

Fort of Agra

blog-jaipur

Jaipur

blog-taj-mahal

O Taj Mahal, em Agra

O Norte da Índia é caracterizado por climas intensos. Evite o verão (de março a maio), onde as temperaturas podem chegar aos 48°C 50°C e a época das chuvas (de junho a setembro), onde tudo fica cinza, sem graça e o trânsito, que já é caótico, vira um Deus nos acuda. O Norte da Índia, deve ser visitado de setembro a fevereiro, eu diria. Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses do inverno, que é rigoroso em algumas cidades. Mas, convenhamos: é muito melhor sentir frio do que calor! Porém, no inverno, muitas cidades e estradas ficam cobertas com uma neblina intensa e há atrasos de vôos e muitas vezes, os carros são conseguem prosseguir. Minha primeira vinda à Índia no final de dezembro de 2012, onde passei 20 dias.

blog-india-map

Caso venha para Mumbai, jamais venha na época das chuvas, porque é desastroso e o mar, violento+ ressaca, não permitem que você curta as principais atrações da cidade que ficam, justamente, próximas ao mar.

[UNVERIFIED CONTENT] Camels wearing colorful garlands on the beach and Indian tourists riding them during holidays in Puri, Orissa, India.

Tuistas em  Puri, Orissa, India.

Fora a época das monções, você pode vir em qualquer época para cá, que estará sempre quente e úmido. Prepara-se para suar!

Hotéis 

Se você já tem alguma experiência com viagens, acho que o melhor seria reservar hotéis através de sites como Trip advisor, Booking.com e outros. Mas, se você nunca viajou para o exterior e não tem idéia de como começar, pode recorrer a estes sites também, mas tenha sempre em mente os lugares que você quer conhecer. Caso sinta-se inseguro, procure uma agência de viagens para ajudá-lo. Mas, fique ciente de que te cobrarão algumas taxas a mais.

blog-india-foto-barco

Opção para excursionar pelas lagunas e pernoitar em Kerala, no sul da Índia: um hotel barco. Com café da manhã, almoço e jantar incluídos.  Kerala é conhecido como God’s own country, devido a beleza e a plenitude da natureza encontrada por lá.

Muitas moças me escrevem perguntando se os hotéis indianos são seguros. Outro dia uma moça me perguntou se no hotel indiano ela teria chances de ser estruprada. Gente, pelo amor de Deus! Desde que você não fique em uma espelunca no meio da roça ou em um lugar remoto, este risco é praticamente inexistente! A maioria dos hotéis decentes têm câmeras, além de terem que registrar todo e qualquer estrangeiro que entre ali. Já fiquei em hotéis no interior da Índia, com uma outra amiga, que não tinha nada disso e nem perguntaram por nossos passaportes. Mas, como estávamos juntas e eu falo (pelo menos um pouco) do idioma local, não tivemos praticamente problema algum, exceto a friaca que fazia por lá.

Outra boa pedida, é alugar agum quarto ou apartamento através do Airbnb. Eles têm ótimas opções!!

Em relação às guesthouses, eu não posso dizer, porque não sou backpacker e nunca me hospedei em uma aqui na Índia. Mas, tenho uma amiga que mora em Mumbai, é backpacker, e nunca teve nenhum problema nestes quase 4 anos de Índia. E, olha que ela já rodou o país todo, hein!
Dica importante: Na maioria dos hotéis, você deve encontrar papel higiênico, mas caso se aventure para o interior do país ou em regiões mais remotas, não deixe de levar seu papel higiênico na bolsa, pois você irá precisar!Eu faço isso até hoje toda vez que vou na casa dos meus sogros, no interior do norte da Índia.

Transporte

A maioria dos estrangeiros que chegam ao país, sobretudo os brasileiros, chegam por Delhi. Já ouvi relatos de gente que teve vontade de voltar correndo para dentro do aeroporto e pegar o primeiro vôo de volta, assim que saiu do aeroporto e se deparou com aqueles taxistas e motoristas de auto-ricksaw gritando e tentando conquistar os passageiros estrangeiros (e indianos, também!). Sim, o choque já começa daí. Mas, não se preocupe. Hoje, as coisas estão bem melhores. Você pode pedir um táxi pré-pago no aeroporto e ir tranquilo até o seu hotel sem chances de ele te passar a perna ou ter que negociar antes de entrar no veículo. Dependendo de onde você fique em Delhi, dá para usar o excelente metrô deles, que vai do aeroporto até Uttar Pradesh e Haryana, passando por Delhi. Simplesmente excelente!

Resultado de imagem para delhi metro

Ou, você pode pedir para seu hotel arranjar alguém para te buscar, o que é uma opção bastante comum nos dias de hoje. Caso você goste de aventura, deixe para se aventurar nos selvagens auto-ricksaws de Delhi no dia seguinte de sua chegada. Porém, saiba que a maioria não gosta de usar o taxímetro e negocia o preço antes do passageiro subir. Esta cena se repete em outras cidades da Índia também, com exceção de Mumbai, cujo sistema de auto-ricksaw é bem organizado e além de usarem o taxímetro, jamais ficam com o troco para eles.

blog-rickyshaw

Para quem odeia emoções fortes, contrate um motorista através de uma agência de viagens, o que lhe deve custar umas 3000 a 3500 rúpias (cerca de 170 reais) ou, chame um Uber, Ola, Meru ou outra companhia de táxi local, que são seguras e confiáveis.

Resultado de imagem para meru cab delhi

Ficou animado para vir à Índia? Então, não perca o próximo post, com mais dicas sobre como se preparar para a viagem de sua vida!
Um abraço e até a próxima!

_____________

Juliana Paula foi para a Índia em 2013 e, desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui. Sigam a nossa página no Facebook acessando: http://www.facebook.com/blogbrasilcomz e dêm uma curtida ! Temos também uma conta no Instagram e no Twitter. Divirtam-se!

7 Comentários leave one →
  1. 23/11/2016 13:42

    Realmente a Índia é um lugar bem chamativo e interessante. Quero poder visitar em breve.

  2. Klais Mírian Neves permalink
    31/01/2017 19:41

    Olá Juliana, descobri seu blog recentemente, li todos os seus textos… Que País maravilhoso, eu também sou apaixonada pela Índia, eu queria conversar com você inbox.

  3. 06/02/2017 23:56

    Adorei o Post! Nunca tinha pensado em ir a India, mas depois de ler este post mudei de opinião. Parabéns!

    • 07/02/2017 2:51

      Que otimo!!! A Índia deixa qualquer turista de queixo caído com seus belíssimos monumentos e paisagen estonteantes. Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: