Skip to content

Uma baiana na Baviera

30/11/2016

bz_alemanhaManuela Marques Tchoe – Munique, Alemanha

Hallo, leitores do Brazil com Z! Eu sou a Manuela Marques Tchoe, uma baiana que se mudou há muitos e muitos anos atrás para a Alemanha, deixando para trás todo aquele sol e mar da Bahia.

Cheguei em Munique no auge do inverno, e quando desci do avião tudo estava branquinho. No começo você acha essa paisagem branca linda, mas quando você precisa carregar suas malas (duas – de 32 kg cada!), você muda de idéia, não é mesmo? Apesar dos pesares, dos longos invernos da Alemanha e sim, daqueles momentos que dá vontade jogar tudo para o alto, acabei que me acostumei com o jeito e clima alemães e… estou em Munique há doze anos!

blog-manu-munchen

Quando ainda estava na flor da idade (como o tempo passa rápido!) eu cismei que queria passar um tempo fora do Brasil. Já estava formada em

Administração, trabalhava com auditoria contábil numa empresa internacional e poderia ter feito carreira por lá. Mas daí pensei: “Eu tenho vinte e três anos. Tenho pavor de contabilidade, quero fazer algo criativo. Não quero trabalhar doze horas por dia, mais fins de semana. Não, não é para mim!” Resolvi, então, começar de novo: consegui uma vaga de estágio para marketing em Munique, começando em janeiro de 2005. Não pensei duas vezes, e cá estou eu. Até hoje.

No começo foi tudo festa: conheci um monte de estagiários de todos os lugares do mundo e nos divertíamos à beça! Vimos a Torre de Pisa e o Lago de Garda na Itália, passamos por uns perrengues na Turquia, dormimos num albergue com mais de cem camas em Rotterdam, fomos perseguidos pela polícia em Praga (porque não pagamos a passagem de bonde). Enfim, aventuras mil! Então os estágios começaram a chegar ao final, e meus amigos foram embora. Apenas uma, como eu, recebeu uma proposta para ficar. De repente, me vi sozinha, num país onde as pessoas são geralmente mais reservadas, e fiquei por muito tempo sem fazer amigos, o que foi muito duro. Depois de algum tempo que conheci mais pessoas, que aos poucos elas se abriram para uma amizade. Muitas foram embora, poucas ficaram até hoje. Viver no exterior muitas vezes significa ter que abrir mão daquela constância de ter sempre os mesmos amigos (principalmente quando eles são estrangeiros, como você).

Em um período de mais questionamentos, resolvi ter mais experiências internacionais e parti para Jaipur, na Índia. Foi interessante ver tantos monumentos exóticos, assim como experimentar um pouco da cultura indiana, uma experiência sensacional que te faz repensar em um monte de idéias arraigadas em sua cabeça. Ao invés de ficar três meses como planejado, fiquei um. Acreditem ou não, senti uma falta danada de Munique!

Voltando para a Alemanha, é claro que sofri muito com as diferenças culturais ao longo dos anos, mas aos poucos a gente vai se adaptando. Munique é uma cidade maravilhosa de morar: violência é mínima, eficiência é grande, muitas opções culturais e de natureza para explorar, oportunidades profissionais interessantes… enfim, muita coisa boa. Entretanto, embrenhar-se na cultura alemã não é fácil, principalmente se você não fala bem a língua e, por mais que já não me aborreça com os dias mal humorados dos alemães ou com a incessante obsessão com regras, por vezes ainda me sinto um peixe fora d´água. Acredito ser até relativamente normal, já que depois de um tempo você se sente como se não pertencesse a lugar algum.

blog-manu-olympia-park

Olympiapark, Munique

Hoje em dia, procuro ter um equilíbrio entre a cultura alemã (procuro vivenciar muitas das tradições) assim como a brasileira (a comunidade da nossa terrinha é show de bola), até porque meu filho de três anos precisa já experimentar como é fazer parte de duas culturas. Muitas vezes não é fácil, mas viver por aqui te dá uma visão de mundo tão maior, até porque Munique é uma cidade super internacional, um caldeirão de gente do mundo inteiro!

Depois de tantos anos e experiências, resolvi que era hora de dividir minhas experiências na Alemanha assim como de diferenças culturais aqui no blog Brasil com Z! Estou feliz de fazer parte desse time porreta!

________________

Manuela Marques Tchoe tem 36 anos, é diretora de marketing e escritora nas horas vagas. Para saber mais sobre ela e o blog pessoal o Baiana da Baviera  clique aqui. Para atualizações diárias, sigam-nos no Facebook, Instagram e Twitter. Quer participar do “blog Brasil com Z”? Envie-nos um e-mail para blogbrasilcomz@gmail.com informando-nos da sua motivação e dois textos:  uma minibio, e um texto de apresentação (como esse da Manuela, por exemplo). Entraremos em contato com os melhores candidatos para trocar mais informações e, quem sabe, convidar para participar do blog.   

9 Comentários leave one →
  1. 30/11/2016 9:43

    Bem-vinda ao blog! Queremos saber tudo sobre a vida de uma baiana multi culti que combina carreira e maternidade, num país tão diferente da cultura brasileira.

    • manuelamsp permalink
      05/12/2016 12:28

      Obrigada, Ana! É um prazer fazer parte do Brasil com Z!

  2. edvanfleury permalink
    01/12/2016 9:36

    Parabéns e seja muito bem-vinda 🙂

  3. 03/12/2016 14:39

    Ola, Manuela!! Seja muito bem-vinda ao Brasil com Z! Muito interessante poder saber mais sobre sua experiencia na Alemanha. Fiquei curiosa para saber como foi sua experiencia na India, tambem! Ja estamos ansiosos pelo proximo texto! Um abraco!

    • manuelamsp permalink
      05/12/2016 12:30

      Olá! obrigada por seu comentário, fiquei feliz que você gostou! Com certeza vou explorar mais sobre a Índia também, no Brasil com Z assim como eu meu blog. Qualquer coisa dá uma passadinha por lá: http://www.baianadabaviera.com.br. Um abraço!

  4. carlosfernandeschile permalink
    05/12/2016 13:14

    Legal Manuela. Seja bem-vinda. E, quem sabe um dia, você possa contar para nós qual o sentimento dos jovens alemães e como os eles lidam com a questão da segunda guerra. Abraço!!!!

    • manuelamsp permalink
      07/12/2016 12:39

      Obrigada, Carlos! Com certeza um ótimo tema a ser explorado. e vou procurar por mais respostas sobre isso. Um abraço!

  5. Juliano Emilio permalink
    20/12/2016 10:08

    Bem-vinda Manuela!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: