bz_holanda Ana Fonseca – Holanda

dsc_8840

(Essa é uma continuação do post sobre Zwolle, veja a introdução aqui). 

Se você planeja uma visita à Zwolle, certamente é porque intenciona visitar o museu “De Fundatie” (sobre a outra preciosa atração na cidade você vai poder ler amanhã). Se não intenciona, envergonhe-se! O museu é de classe internacional, com um acervo fantástico. Eu nunca tinha ouvido falar desse museu até ver no Instagram da @aledysver a respeito.

dsc_8846

Caminhando por um parque no centro da cidade, você já pode ver alguns rasgos do museu, aqui e ali entre as árvores. Sem dúvida, não há como negar que se parece com um:

a) Disco voador;

b) Objeto voador não identificado;

c) Nave espacial de origem não terrestre;

d) Todas as respostas acima são válidas.

dsc_8907

O museu funciona no antigo Palácio de Justiça da cidade. Em 2012/2013 o prédio recebeu uma construção no seu topo, de forma elíptica, coberta com 55mil mini azulejos em branco e azul e que funciona como salão de exposicçes. O interessante é que tem um janelão que oferece uma bela vista e excelente iluminação para essa sala de exposições tão diferente. Eu sempre acho que as melhores obras estão nos pisos inferiores de um museu, porque nem todo mundo tem tempo e disposição para subir escada e ir até o andar mais alto. Puro engano meu. Justamente dentro do “ovo” é que estão as obras mais interessantes.  No térreo, ao lado da entrada, as salas não são grandes – eu diria até acanhadas (claro, eram salinhas de escritórios/gabinetes do Palácio de Justiça). As obras são controversas: uma escultura toda em branco do que seria a… Kate Moss. Fotos da… Kate Moss grávida e nua, posando como “deusa da fertilidade” (Logo ela? Esquálida e das drogas? C’mon, a barriga dela de 9 meses estava menor que a minha de 5…). Filminhos meio para o lado… “creepy”.

kate

“Sphinx” (Fortuna). Autor: Mark Quinn. Escultura em bronze, pintada de branco. Tamanho: 88 x 65 x 50cm

Enfim… Gostei muito dessas obras abaixo (sim, você pode fotografar tudinho – sem flash):

dsc_8918

dsc_8927

dsc_8913

dsc_8922

Subindo até o andar mais alto… Detalhe do janelão no “ovo”. As vistas de Zwolle são bem bonitas, os telhados perfeitinhos podem ser admirados em detalhes através desse rasgo de vidro e aço . E surpreendentemente, muita gente não sabe que lá também tem um espaço de exposições. Vi gente retornando e dizendo: “Na cúpula não deve ter nada”. Oi? Nessa cúpula tem um bar também, para quem quer pedir um café, chá ou suco ou bolinho.

dsc_8943

dsc_8932

Dentro do “ovo” há imensas pinturas e também uma exposição de fotos (acima), muito tocante. A fotógrafa Claire Felicie registou 15 soldados holandeses que participaram de missões de paz no Líbano, Bósnia e Afeganistão. Todos esses homens e mulheres usam nas fotos calça de estampa de camouflagem e tem o torso nú, indicando a vulnerabilidade e solidão dos soldados. Leia mais aqui.

Há também um Van Gogh (abaixo) de título “O Moinho ‘Le Blute Fin‘”(1886), óleo sobre tela.

dsc_8935

Abaixo, uma das minhas pinturas favoritas: Papillon, de Francis Picabia (1929, Paris).

dsc_8929

Alguns murais interessantes, vejam abaixo:

dsc_8938

dsc_8941

O bom do museu é que não é muito grande, e depois de menos de 2h (depende muito isso, de pessoa para pessoa) você já conclui a visita. É um museu moderno, numa antiga cidade, e o contraste me deixou feliz.

blog-fundatie

SERVIÇO:

Endereço: Blijmarkt 20, 8011NL Zwolle

Entrada:  adultos a €11, 00 / crianças até 17 anos: grátis

Abertura: de terça a domingo de 11h – 17h

http://www.museumdefundatie.nl/en/

(Todas as fotos desse post são do arquivo pessoal da autora, com exceção da última) 

Amanhã tem mais sobre Zwolle… Tot morgen, dan! 

_____________

Ana Fonseca vive na Holanda. Sigam-nos no Instagram para ver mais fotos de Zwolle e de outras partes do mundo. Para atualizações diárias sobre turismo, viagens, viver e estudar no exterior sigam-nos no Facebook e no Twitter. Blog Brasil com Z, um blog feito por diversos brasileiros vivendo nos quatro cantos do mundo!