Skip to content

3 tradições do Natal Mexicano

13/12/2016

bz_mexico Melissa Lima  – San Luis Potosí/México.

Já contei pra vocês que o México é um país super festeiro, o ano inteiro. Mas algo curioso me chamou a atenção: o Natal não é super comemorado, longe de ser a festa mais importante do país, e isso, contradiz muito com o jeito típico da família mexicana, super unida. Natal é Natal, em todo lugar do mundo, festa de família e comilanças… Mas aqui a comilança é o ano inteiro então não vejo nada diferente.

O que eu gosto muito daqui é que é frio, e o pessoal capricha muito nas decorações! Os condomínios ficam lindos, os shoppings, as lojas…. Os supermercados entupidos de artigos natalinos, um mais lindo que o outro. E o bom de tudo que acessível, nada de preços absurdos.

O Natal começa a ser comemorado nove dias antes do dia 25 de dezembro. E não estou dizendo as coisas típicas de Natal, que são os “intercâmbios” (amigos secreto, muito peculiar, onde ano passado pude participar. Os mexicanos não fazem suspense nada….É um simples “A mi me tooocoooo…… Julio!”. E se ganham algo de vestir, cantam todos junto “Que lo ponga! Que lo ponga!” #estadodechoque).

Estou falando das festas, jantares (Deus do céu, como tem jantares navideños! Santa dieta, Batman!). Tudo isso começa aqui bem antes da véspera de Natal, e pra moldurar tudo isso, os centros históricos das cidades, casas, tudo, está super enfeitado.

blog-mexico

Vou contar pra vocês 3 tradições natalinas super mexicanas:

– Posadas

As Posadas são festas bem populares aqui, super religiosas. Representam o sofrimento e a penúria por que passaram a Virgem e São José quando procuravam um pouso no caminho para Belém para dar luz ao menino. Definem uma posada à qual as pessoas se dirigem em peregrinação, com velas e cantando, enquanto passam de pouso em pouso até chegar à desejado. Quando chegam à posada desejada, ali os espera uma Piñata

– Piñatas

1441223_10202539651710996_498017188_n

A piñata simboliza a estrela de Belém que guiou o caminho dos três Reis Magos. As sete pontas simbolizam os sete pecados capitais. Eles devem quebrar batendo com um pau e com os olhos vendados. A piñata representa o pecado, por isso é colorido, alegre e bonito, como a representação atraente do pecado. O ato de bater com o pau representa a força que Deus dá ao homem para acabar com o pecado. A pessoa que bate na Piñata está de olhos vendados, como representação do nosso caminho às cegas pelo mundo.

Na hora de quebrar a piñata caem “os prêmios” que Deus nos dá por vencer o pecado. Na que eu fui, o “prêmio” não agradou muito a minha filha…. Porque tratava-se de raízes, frutas, tamarindo (descobriiiiii!!!!! o que era um tamarindo!), ela me entregou o saquinhos tipo: “Mãe, eca!” Rs

1475806_10202539664831324_515893015_n

Depois da quebra da piñata, todos os participantes confraternizam ( foi nessa que descobri que não gosto de tamales e atoles…. Jesus) , e ainda recebem o chamado Aguinaldo – pode ser um presente ou uma cestinha de doces – são como as lembrancinhas nas festas do Brasil.E uma curiosidade, aqui também se chama “Aguinaldo” o décimo terceiro salário, chorei de rir que meu marido estava “louco pelo Aguinaldo”, piada pronta.

As crianças não esperam muito o Papai Noel, ou Santa Claus, sim aqui ele é o Santa – eles esperam mesmo que os Três Reis Magos tragam seus “regalos” (presentes) no dia de comemoração deles – que é no dia seis de janeiro, junto com a tal rosca de reis (outro post.)

– Pastorelas

Outro costume de “la navidad en México” são as “Pastorelas”. Se trata de encenações teatrais onde se representa o caminho dos pastores para honrar a chegada do menino Jesus. É super bem humorado, porque seus personagens também aproveitam a oportunidade para fazer piadas políticas e criticar a situação atual do país. (Esse ano eles tem um prato cheio! ). Geralmente são feitas nas praças e bairros.

Nas casas serve-se peru, perna, lombo. Outros usam pratos tradicionais: pozole, feito de milho, mole, churrasco.

BLOG Atole

Acima, atoles e tamales (feitos de milho) . Via http://www.pueblanoticias.com.mx

Os tamales  são feitos de masa à base de milho, que pode ser cozida a vapor, ou então fervida num invólucro, que pode ser feito de folhas de milho, de mandioca, de bananeira, de abacate  Os tamales podem conter carnes, queijos, frutas, legumes, pimentas ou qualquer outra preparação consoante o gosto pretendido (doce ou salgado), e que pode ser sazonal.

Aqui , o Natal exige 3 bebidas: Atole, chocolate quente e “Ponche Navideño”. O Atole é uma bebida feita com massa de pão, milho, leite, água, áçucar, canela e baunilha (pode ser de morango ou chocolate). Confesso a vocês que não gosto, para tristeza de meus amigos. O ponche, é de fruta e inclui “tejocotes”, nozes, suco de laranja, goiaba, cana ….

Feliz Navidad para ustedes!

_______________________________

Melissa Lima, 34 anos, mora com a família em San Luis Potosí / México desde final de 2013, sem prazo pra voltar pro Brasil (se voltar!). Tem um blog próprio, o  “Viviendo en el Mexico mágico”.  Para saber mais sobre ela clique aqui. E veja mais fotos do México no perfil do BZ no Instagram ! Sigam-nos no Facebook para atualizações acessando aqui

One Comment leave one →
  1. 15/12/2015 15:03

    Melissa, adoro conhecer sobre as tradições em outros países e pelo visto no México é diversão na certa. Lindo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: