Skip to content

A feira de natal de Strasbourg

13/12/2016

bz_franca

Fabio T – Normandia, França

BLOG Strasbourg

O mercado de Natal (em francês “Marché de Noël” e em alemão “Weihnachtsmarkt”) é uma tradição presente em muitos países da Europa. Eles são muito visitados pelos turistas e pelos habitantes locais pois além de ser uma ótima oportunidade para comprar os presentes, é um ótimo passeio para se fazer, e se alegrar nesta época do ano em que faz frio, o tempo é em geral encoberto ou mesmo nevando e às 17h00 já faz noite.

Muitas cidades têm o seu próprio mercado mas o mais famoso da França é o de Strasbourg (veja o site em inglês) no leste do país, quase na fronteira com a Alemanha. Este mercado acontece todos os anos desde 1570 e começa em fim de novembro até vai até a véspera de natal (em 2015 vai de 27 de novembro até 24 de dezembro) e se distribui em diversos pontos do centro da cidade e principalmente ao redor da famosa Catedral gótica. 

Veja abaixo este vídeo do mercado de Natal de Strasbourg :

As fachadas das casas e as ruas por toda a cidade são muito bem decoradas com luzes, guirlandas, e outros objetos natalinos; e isto dá uma atmosfera mágica à cidade. A peça de decoração principal e símbolo do mercado é a arvore de Natal decorada – a de Strasbourg fica no coração da cidade e mede 30 metros !

BLOG Strasbourg 2

Foto via P. Bastien / Ville et Eurométropole de Strasbourg

Os mais esportivos podem mostrar seus talentos artísticos na pista de patinação no gelo ao ar livre ! Ou, se não for o caso, pode-se ficar ao redor da pista e se divertir com os tombos dos iniciantes. 😛

O mercado é composto por diversas lojinha e cada uma fica em um chalezinho em madeira que é uma graça ! Nestes chalezinhos pode-se encontrar de tudo relacionado com o Natal como guirlandas artesanais, bolas de vidro decoradas e bonequinhos de madeira, além de comidas e bebidas típicas.

BLOG Stras

Bolas decoradas, via www.knackes.com

As barraquinhas ficam abertas de 11h à 20h e é claro, o melhor momento para se visitar é após o escurecer quando todas as iluminações estão acesas.

Após percorrer os corredores deste mercado e se divertir na pista de patinagem, pode-se ficar com fome e há inúmeras opções para se satisfazer o apetite como um tradicional waffle com chocolate e chantilly; é uma delícia !. Há também crepes, pão de ló (pain d’épice), doces, biscoitos e nougat (um tipo de toblerone). Mas para uma verdadeira imersão na culinária francesa, eu aconselho a “tartiflette”, uma especialidade feita com batata, bacon e queijo do tipo reblochon gratinado.

tartiflette par 750g point com

tartiflette [fonte 750g.com]

Já para poder se esquentar nos dias e nas noites frias de inverno, nada melhor do que uma boa bebida quente como um vinho, uma cidra, ou um chocolate.

Uma visita à estes mercados de Natal, e principalmente o de Strasbourg se você tiver a ocasião, é uma oportunidade imperdível para conhecer uma parte muito interessante e bela da cultura e da tradição locais.

_______________

Fabio T mora na França há mais de 6 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para notícias atuais sobre viver no exterior clicando aqui

Estamos publicando fotos de mercados de natal alemães esses dias na nossa conta do Instagram. Twitter? Clique aqui

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: