Skip to content

Festejos de fim-de-ano na Suíça alemã

13/12/2016

bz_suicaArlete – Suíça

“Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá…” a famosa “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias cabe muito bem pra mim nesta época do ano. Quem não sente uma certa nostalgia, principalmente entre Natal e ano novo, estando longe dos familiares e amigos queridos?

O Natal aqui na Suíça é comemorado, como em muitos outros lugares do Brasil e do mundo, com a família, com árvore de natal e troca de presentes. As feiras natalinas (Christkindlimärt) com sua lindíssima decoração típica estão em todos os cantos, onde, além de barracas vendendo produtos e comidas, pequenas salas aconchegadas com cadeiras confortáveis ou sofás convidam para uma conversa acompanhada de um bom vinho quente (em alemão: glühwein) ou um café com alguma bebida alcóolica (licor, aguardente, etc.) pra esquentar (ex: kafi lutz ou schlümli pflümli). Pra quem quer curtir o frio e a paisagem branca do lado de fora tem até cobertor.

Muitas igrejas organizam festas para pessoas que não têm com quem passar a data festiva nesta época. Eu particularmente acho isso muito positivo.

Cada cidadezinha tem algum desfile típico, festa ou queima de fogos.   Antes do Natal, especificamente no dia 6 de dezembro, as crianças vão visitar o Samichlaus ou Sankt Nikolaus e seu ajudante Schmutzli na floresta (“Sujinho” – veja aqui o post da Ana sobre uma tradição parecida na Holanda). O Schmutzli é uma figura das lendas medievais germânicas, originalmente era um demônio carregando uma vassoura e que levava consigo as crianças “más”. Hoje em dia eles trazem mexericas, amendoins e chocolate e cada criança tem que recitar um versinho. O Samichlaus tem um livro onde registra tudo o que as crianças fizeram o ano todo. Assim como o Papai Noel, ele costuma dizer o que eles fizeram de bom e o que tem que melhorar. Essa tradição é muito presente entre as crianças. O que eu acho legal é que ele não traz presentes específicos pra cada criança, mas a mesma coisa pra todos.

BLOG SCh3BLOG SCH2

Acima, o schmuztli suíço. Foto via http://blackpetehistory.weebly.com/ À direita, Samichlaus e o Schmutzli. 

No dia 25, é o Menino Jesus (Christkindli) que traz presentes para as crianças. É muito comum que a troca de presentes seja feita através de pequenas lembranças (creme para as mãos, caixinha de chocolates, biscoitos caseiros, vela decorativa, artesanato, etc.). Presente feito em casa é super „in“, ostentar com exageros e coisas caras é „out“ e pode até gerar constrangimentos.

É também nesta época que as famílias costumam fazer biscoitos e pães para presentear amigos e parentes. O pão tradicional desta época e adorado pelas crianças é o Grittibänz. Tem o formato de um menino e, com a massa, se pode formar também cachecol, gorro, etc. pra ele.

Grittibänz: Pãozinho tradicional de fim de ano

O ano novo costuma ser comemorado entre amigos, através de jantares em casa ou festas em algum clube. No centro de Zurique, há todos os anos uma linda queima de fogos que dura em torno de 20 minutos. Nas cidades pequenas, porém, fica tudo vazio. Não tem queima de fogos, ninguém vai às ruas fazer a contagem regressiva para a chegada do novo ano, cada um fica na própria casa e brinda, só brinda desejando feliz ano novo. Isso me deixa com muitas saudades de casa! Da queima de fogos na praia, de todo mundo vestido de branco, do calor, da festa.

Apesar da minha família não ser apegada à tradições e eu adorar morar aqui, esta é a época do ano que eu mais sinto falta do Brasil, mais especificamente, de comemorar a passagem de ano lá, porque nesta época do ano „…as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá“.

__________

*Arlete Dotta vive cercada pelos Alpes suíços desde 2009. Para saber mais sobre a autora clique aqui. Veja fotos da Suíça e de outros países adotados pelos nossos autores clicando aqui.  

Para atualizações diárias sobre viajar, estudar e viver no exterior curta nossa fanpage no Facebook e nossa conta no Twitter

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: