bz_indiaJuliana Paula – Índia

Tá aí  uma pergunta que muita gente me faz… “Mas… Tem Natal na Índia Juliana ?” E a minha resposta é : “Sim, gente ! Existe Natal aqui na Índia!” Aliás, para quem não sabe, dia 25 de dezembro é feriado aqui na Índia! Em um pais que abriga festivais hindus, sikhs, jainistas e muçulmanos, com o Natal não poderia ser diferente.

blog-india-xmas

BLOG Santa in India

Papai Noel na India, via pikspost.com

Aqui na Índia, na verdade, há um festival hindu, o mais importante deles, que lembra muito o nosso Natal.

blog-diwali

Estou falando do Diwali, o festival das luzes. Mas, vale ressaltar que neste festival, todas as casas ficam iluminadas com aquelas luzes de Natal, as pessoas se vestem bem, passam o momento em família, onde geralmente há  uma momento para as orações e, finalmente, a ceia.  Basicamente, o Diwali é a celebração da vitória de Krishna sobre Narakasura, um demônio. Desde então, o Diwali é celebrado como o ano novo no Brasil, onde as pessoas sempre ficam esperançosas de que tudo de ruim ficou para trás e que coisas boas virão com o ano vindouro.

Mas, voltando ao assunto do Natal…  Aqui, claro, ele é  celebrado em sua maioria pelos indianos cristãos, que geralmente vão à missa e celebram em família, como no ocidente. Porém, a data tem virado algo bem comercial por aqui e, ano passado, por exemplo, lembro de ter visto vários hindus comprando árvore  de Natal, bolas e todos aqueles enfeites que conhecemos.

BLOG Taxi for sure

Foto via: taxiforsure.com

Aliás, ano passado, a pessoa mais empolgada aqui em casa, em relação ao Natal, foi meu próprio marido! Para quem não sabe, ele é hindu. Porém, comprou árvore de Natal, decorou ela toda, tirou foto da árvore e ainda comprou um CD com músicas natalinas. Muito mais empolgado que eu, já que minha maior preocupação era se eu ia conseguir encontrar um frango inteiro para assar. Aí, nosso Natal foi bem simples, mas o frango assado estava presente.

BLOG India 2.jpg

Portanto, isso mostra que apesar de o Natal ser teoricamente um festival cristão, muitos indianos não-cristãos acham interessante a parte da decoração e a troca de presentes. E têm adaptado esta prática a seu cotidiano. Aqui em casa celebramos o Natal, e o Diwali, saímos para comer na quebra de jejum do Ramadan, etc. Que viva a pluralidade e o respeito a todas as crenças!

Hmm, isso me deixou pensando: E como é o Natal no país dos nossos brasileiros com Z?

(Vejam os posts dessa semana para descobrir como é o Natal pelo mundo, através dos relatos dos meus colegas autores. Todo dia estamos fazendo respost e publicando também posts inéditos.)

Um abraço e até a próxima!

Juliana Paula (“Banjara Soul”) 

____________

Juliana Paula já morou e trabalhou no Japão. Está na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela e o blog Tabibito Soul  clique aqui. Sigam a nossa página no Facebook acessando: http://www.facebook.com/blogbrasilcomz e dêm uma curtida ! Temos também uma conta no Instagram e no Twitter. Divirtam-se !