Skip to content

Um Natal feliz, mesmo longe da família

14/12/2016

bz_italia

 

Carla Guanais – Roma, Itália

blog-rome

Natal para mim sempre foi uma data pra se estar em família, todos juntos, unidos, mesmo com as diferenças, as brigas e o tempo sem se ver… Quando estamos longe da maioria da nossa família (ou quase toda ela), o Natal é a data na qual sentimos mais saudades do Brasil, “de casa”, de “estar em família”.

Meus dois primeiros Natais longe foram os mais difíceis. O primeiro, fazia somente 2 meses que eu tinha vindo para a Itália, não conhecíamos muita gente ainda, passamos com alguns conhecidos e aproveitamos o feriado para passear e ver a cidade iluminada. Acabei não sentindo muito porque fazia pouco tempo que eu estava longe de casa. Já no segundo ano, foi pior, entrei numa “mini-depressão”, como eu chamo, exagerando claro… Faltava tudo! A árvore em casa, meus pais, irmã, tios, tias, primos, primas, sobrinho… todo mundo. Faltava o amigo secreto, a ceia farta deliciosa, o tradicional pavê de nozes de Natal da mamãe, os presentes, os abraços, as fofocas com as primas, a balada depois da ceia, e também  o “chororô”… Bom, chororô teve, mas foi o meu, de saudades.

Mas com o passar do tempo tudo foi melhorando, a saudade tomando seu lugarzinho fixo mas já não mais perto do sofrimento.

O mais importante para superar esses momentos é o foco nos objetivos. O “porquê” de se estar aqui, o que se quer e para onde se quer ir. Quando se tem só olhos pro Brasil ou família que ficou no Brasil, estando longe, tudo fica muito sem sentido e muito mais difícil.

Muitos vão todo ano pro Brasil no Natal, muitos outros não conseguem ter esse privilégio, outros não fazem questão. O importante é estar feliz. Longe ou perto. Pois mesmo longe, temos a energia e magia do Natal que nos envolve, o amor e esperança no futuro.

E é isso que vale, isso que importa!

Aproveitamos da tecnologia e usamos telefone e internet para encurtar a distância e nos sentirmos mais próximos das pessoas queridas nesta data (e também em outras). Assim como nós que escrevemos aqui e recebemos comentários de vocês leitores, nos sentimos acolhidos e compreendidos.

E é essa mensagem que quero deixar hoje aqui.

Desejo a todos os leitores um feliz Natal. Que o amor envolva todos vocês, que mágoas, preconceitos, ódio, fiquem tudo para trás, nada disso vale a pena. Que vençam o perdão e o amor, sempre.

Auguri! Buon Natale!

blog-italia

____________

* Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010, onde cursa um doutorado. veja fotos da Carla e dos outros autores do blog Brasil com Z seguindo nosso Instagram. Para atualizações diárias sobre a vida fora do Brasil sigam nossa fanpage no Facebook. Siga também nossa conta no Twitter

12 Comentários leave one →
  1. 22/12/2014 16:11

    lindo!! eh bem isso Carla ainda bem que conehcemos pessoas como vc para passar o Natal entre a nossa familia adota!<3 http://www.makemetrucco.blgospot.it

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      22/12/2014 16:55

      ❤ estamos esperando vcs ❤

  2. Ruben Guanais permalink
    23/12/2014 13:02

    Amei o texto, poético, pleno de sentimentos! Que o Natal lhe traga paz, e que o ano que se aproxima seja repleto de felicidade!

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      23/12/2014 13:05

      obrigada. Boas festas para você e sua família também. Auguri!

  3. Touché Guimarães permalink
    23/12/2014 16:43

    Carla, bella bambina,

    aprendi que ‘familia’ é o grupo de pessoas que o coração reconhece e o abraço acolhe. Claro, laços de sangue falam forte, mas, na medida em que a gente não escolhe os parentes, te confesso que eu prefiro a familia que se escolhe, que se cria a partir do desejo mútuo de se estar juntos.

    assim, a gente sempre pode ter familia, a despeito de qualquer geografia.
    espero que tua familia, de perto e de longe, guarde este abraço de urso para você.

    grata pela partilha,
    paz e alegria pra voce e tuas queriduras.

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      24/12/2014 10:38

      verdade Touché. Mas demora um pouco parar “construir” uma nova família. Portanto, a saudade da família com a qual se convivia desde pequena bate sempre muito forte. Beijo e bom Natal!!

  4. Livia permalink
    02/01/2017 17:55

    Oi Carla. Tenho cidadania italiana e gostaria de cursar medicina na Italia. Queria de saber se a prova de ingresso e o processo pra entrar nesse curso é dificil? Qualquer informaÇao que voce tiver sobre isso, por favor me fale! Obrigada

    • 02/01/2017 18:42

      olá! costuma ser muito concorrido sim, porém não tenho informações mais específicas. Boa sorte.

      • Livia permalink
        10/01/2017 17:07

        Ah sim, entendo. Mas vc sabe me dizer se existe algum curso oferecido na Italia pra igualar meu ensino medio, ja que na italia tem um ano a mais. Ou isso acorre somente se eu fizer um ano de faculdade aqui no Brasil.

      • 10/01/2017 20:36

        Você tem que cursar os anos correspondentes ao ensino médio italiano para completar. Normalmente dois anos.

  5. Verena Holanda permalink
    11/01/2017 12:27

    Olá Carla, estou amando seus post. E em relação a esse sobre o natal na Itália, longe da família e amigos….o que posso acrescentar pela minha experiência pessoal , é que nesse natal a saudade apertou mais….a diferença cultural é muito grande, as luzes podem ser encantadoras, a comida maravilhosa, mais sinto a falta da alegria e do calor q só nós brasileiros entendemos….Mais a Itália é hoje a minha casa, e amo muito está aqui. A decisão foi minha. E adaptação é fundamental. Te desejo muita sucesso e um 2017 cheio de novidades e alegrias. Bjs

    • 11/01/2017 12:39

      Obrigada Verena! Verdade. A Italia também é minha casa mas tem coisa do Brasil “casa” que nunca vamos esquecer ou deixar de comparar. Bom ano pra você tbm , beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: