bz_italia

 

Carla Guanais – Roma, Itália

blog-rome

Natal para mim sempre foi uma data pra se estar em família, todos juntos, unidos, mesmo com as diferenças, as brigas e o tempo sem se ver… Quando estamos longe da maioria da nossa família (ou quase toda ela), o Natal é a data na qual sentimos mais saudades do Brasil, “de casa”, de “estar em família”.

Meus dois primeiros Natais longe foram os mais difíceis. O primeiro, fazia somente 2 meses que eu tinha vindo para a Itália, não conhecíamos muita gente ainda, passamos com alguns conhecidos e aproveitamos o feriado para passear e ver a cidade iluminada. Acabei não sentindo muito porque fazia pouco tempo que eu estava longe de casa. Já no segundo ano, foi pior, entrei numa “mini-depressão”, como eu chamo, exagerando claro… Faltava tudo! A árvore em casa, meus pais, irmã, tios, tias, primos, primas, sobrinho… todo mundo. Faltava o amigo secreto, a ceia farta deliciosa, o tradicional pavê de nozes de Natal da mamãe, os presentes, os abraços, as fofocas com as primas, a balada depois da ceia, e também  o “chororô”… Bom, chororô teve, mas foi o meu, de saudades.

Mas com o passar do tempo tudo foi melhorando, a saudade tomando seu lugarzinho fixo mas já não mais perto do sofrimento.

O mais importante para superar esses momentos é o foco nos objetivos. O “porquê” de se estar aqui, o que se quer e para onde se quer ir. Quando se tem só olhos pro Brasil ou família que ficou no Brasil, estando longe, tudo fica muito sem sentido e muito mais difícil.

Muitos vão todo ano pro Brasil no Natal, muitos outros não conseguem ter esse privilégio, outros não fazem questão. O importante é estar feliz. Longe ou perto. Pois mesmo longe, temos a energia e magia do Natal que nos envolve, o amor e esperança no futuro.

E é isso que vale, isso que importa!

Aproveitamos da tecnologia e usamos telefone e internet para encurtar a distância e nos sentirmos mais próximos das pessoas queridas nesta data (e também em outras). Assim como nós que escrevemos aqui e recebemos comentários de vocês leitores, nos sentimos acolhidos e compreendidos.

E é essa mensagem que quero deixar hoje aqui.

Desejo a todos os leitores um feliz Natal. Que o amor envolva todos vocês, que mágoas, preconceitos, ódio, fiquem tudo para trás, nada disso vale a pena. Que vençam o perdão e o amor, sempre.

Auguri! Buon Natale!

blog-italia

____________

* Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010, onde cursa um doutorado. veja fotos da Carla e dos outros autores do blog Brasil com Z seguindo nosso Instagram. Para atualizações diárias sobre a vida fora do Brasil sigam nossa fanpage no Facebook. Siga também nossa conta no Twitter