Skip to content

Oito tradições de natal que assistimos em filmes e que realmente acontecem nos EUA

15/12/2016

EUA
 
Renata Kotscho Velloso – San Francisco, EUA

Eu sei sei leitores… Os natais americanos são super manjados. Existem dezenas, talvez centenas  de filmes com essa temática. Mas, não é que algumas coisas acontecem mesmo?! Então resolvi fazer um post falando sobre as tradições de natal que a gente vê mesmo nas casas e nas ruas americanas durante o mês de dezembro. Vamos lá!

1.Biscoitos de natal.

blog-christmas-cookies

Biscoitos de natal são uma tradição deliciosa que as crianças adoram. Qualquer supermercado aqui nos EUA vende nessa época os apetrechos básicos

para fazer biscoitos de natal com forminhas e confeitos temáticos. A massa básica é um biscoito amanteigado de açúcar simples que é decorado com temas natalinos. Vai aqui uma receita bem simples.

Ingredientes

500 g de farinha de trigo

250 g de manteiga amolecida

250 g de açúcar

3 ovos

1/2 colher (chá) de canela em pó

1/2 colher (chá) de cravo em pó

1/4 de colher (chá) de noz-moscada em pó

1/2 colher (chá) de gengibre em pó

1 gema de ovo

Modo de preparo
Misture a farinha, a manteiga, o açúcar, os ovos e os temperos em uma tigela. Misture com os dedos e forme uma bola.

  1. Coloque a massa na geladeira e deixe descansar por pelo menos 3 horas.
  2. Pré aqueça o forno a 180ºC.
  3. Retire a massa da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente por 45 minutos.
  4. Abra a massa e corte com o cortador de biscoitos de sua escolha.
  5. Transfira os biscoitos para uma assadeira. Pincele os biscoitos com a gema de ovo batida. Asse no forno por aproximadamente 15 minutos.

2.Coral

blog-carol

Os corais tanto de adultos quanto de crianças estão por todos os lugares aqui nos EUA nessa época do ano, nos shoppings, nas ruas, nas igrejas e nas escolas. A música natalina está em todos os lugares mesmo onde não tem coral. Tem inclusive uma rádio que o ano todo toda músicas normais e durante o mês de dezembro só toca música de natal. Mesmo!

3.Dia do pijama na escola

Vários filmes de natal a gente vê as crianças indo para escola vestindo pijamas e isso acontece mesmo aqui! No último dia de aula antes das ƒérias de inverno é tradição as crianças irem para a escola com pijama de natal (em geral aqueles macacões que tem pé) e passarem o dia assistindo filmes de natal e comendo biscoitos.

Muitas tradições de natal são um clichê divertido nos EUA

Muitas tradições de natal são um clichê divertido nos EUA. Foto: arquivo pessoal Renata K. Velloso


4.Gingerbread house

As casas de biscoito de gengibre também estão por todo lado. Quase toda família monta e decora a sua. Agora o comércio facilitou a empreitada e vende biscoitos prontos em formato de casa. Então as famílias só precisam montar, soltar a criatividade e decorar a sua casinha. Há vários websites e vídeos no Youtube com tutorias. É uma diversão! E confessem: São lindas demais, não?

blog-gingerbread-house

blog-ginger

blog-ginger-house-3

5.Bebidas temáticas.

Assim que passa o Thanksgiving começa a moda das bebidas temáticas de natal em todos os cafés ou festas. Entre as mais tradicionais temos a gemada, ou eggnog, que é a minha preferida. A receita é a seguinte:

Ingredientes

  • 4 gemas de ovo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • ½ litro de leite
  • 1 xícara de creme de leite
  • 1 colher de chá de noz-moscada
  •  2 cravos inteiros
  • 1 pitada de canela
  • 2 colheres de sopa de rum ou conhaque

Traditional winter eggnog with milk, rum and cinnamon, sprinkle with grated nutmeg, selective focus

Como fazer:

Bata as gemas de ovo em uma tigela até a cor ficar mais clara. Acrescente devagar o açúcar e vá batendo até o líquido engrossar.

Coloque o leite, a canela e os cravos em uma panela e mexa. Aqueça levemente a mistura em fogo médio até que esteja bem quente, sem ferver. Adicione metade do leite quente aos ovos, mexendo constantemente. Bote tudo de volta à panela. Cozinhe em fogo médio, misturando constantemente com uma colher de pau, até que o líquido engrosse e comece a pegar na colher. A bebida não pode ferver, senão ela coalha. Remova do fogo e mexa o creme. Passe tudo por uma peneira e deixe esfriar por uma hora.

Adicione a bebida alcoólica de sua preferência (geralmente se toma com rum ou conhaque) ou não adicione nada, para que as crianças possam tomar também.

6.Sweater de natal

O sweater ou blusa de lã de natal parece piada, mas é de fato uma tradição no natal americano. Era aquele presente que as avós faziam e que as pessoas usavam meio a contra gosto para não ofender a vovó querida. Mas com o tempo, o que era meio cafona virou cult e hoje as principais grifes lançam a sua coleção de sweaters de natal e todo mundo quer comprar um

blog-sweater

7.Contagem regressiva

Quase todo mundo aqui faz contagem regressiva de natal com o que eles chama de advent calendar. Você pode comprar um calendário desses prontos e já recheados em lojas ou fazer o seu próprio em casa. Cada dia de dezembro tem um surpresinha pra ir antecipando o grande dia de natal. As crianças, claro, adoram.

8.Meias

blog-meias

As meias coloridas penduradas na lareira também fazem parte da tradição da decoração de natal, quase tanto quanto a árvore ou as luzinhas coloridas. Muitas famílias também vão colocando algumas lembrancinhas dentro das meias durante o mês de dezembro, para ir aumentando a expectativa e os espírito natalino.

Por tudo isso essa é a minha época preferida do ano. Eu sei que tem muita gente que não gosta, porque de fato muitas vezes pode parecer meio intoxicante tanto vermelho e verde e musiquinhas de natal o tempo todo. Mas eu acho uma beleza é uma forma deliciosa de encerrar mais um ano.

E aí? De qual tradição americana você gosta mais?

Um feliz Natal para todos os leitores do Brasil com Z!

________________

Renata Velloso é médica e mora em São Francisco, onde é responsável pelo projeto Doctors on the Cloud onde ensina médicos a se tornarem nômades digitais ou desenvolverem projetos que possibilitem mais liberdade na carreira. Sigam-nos para atualizações diárias no Facebook, Instagram e Twitter. Blog Brasil com Z, um blog feito por brasileiros vivendo nos quatro cantos do mundo! 

One Comment leave one →
  1. edvanfleury permalink
    20/12/2016 9:26

    nossa eu amo eggnog <2, eu só não sei se eu fazendo ia sair tao gostoso quanto o que eu bebo aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: